Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Torino Calcio - Brianezi - 1990´s (fundo branco)

Mais um time que reforçará a UEFA 2016 de 'Botões para Sempre'. O time da Crakes (também dos anos 90) não vem fazendo campanhas convincentes. Por isto que é um bom motivo para colocar este exemplar muito bem produzido por Lúcio Brianezi, com borda branca, o mais popular era de cor escura.
Se juntarmos o preço total que paguei no TORINO - 4ª EDIÇÃO DA BRIANEZI + VITÓRIA CAPIXABA - 1ª EDIÇÃO DA BRIANEZI, de 1972, este de CELULÓIDE FLEXÍVEL, não consigo comprar nenhum exemplar de Botões Gulliver (de escudos) que tem milhares de anunciados por aí. (KKKKKKKKK).
É para rir mesmo.
Tenho alguns bons motivos de colecionar botão, vamos lá: 1- O primeiro deles é comprar BOTÕES ANTIGOS por preços justos, sobretudo as raridades, doa a quem doer. 2- Colocar para jogar na mesa os brinquedos que compro para disputas de campeonatos dos mais diversos do mundo 3- Resgatar o passado, onde a infância era pura e o Futebol era romântico e prazeroso. 4- Escrever histórias dos times e marcas de botões que já nem existem mais. Por último: 5- É melhor estas 'quinquilharias e sucatas' ficarem na mão de pessoas que amam o esporte (o Futmesa) do que ficar na mão de 'atravessadores, mercenários e vigaristas de plantão' que só pensam em $ (não falam nem bom dia nem OBRIGADO no dinheiro que recebem, além de que eles adoram 'METER A FACA' NOS PREÇOS, em sites de compra/venda/leilões de TRANQUEIRAS VELHAS espalhados por aí, na tentativa de faturar algo em cima de nós, 'trouxas'. E ainda querem qualificação, em sites de compra, do tipo: "Me qualifiquem depois da compra. Se não pagar em três dias será negativado." Eita país! Os caras pensam que têm a FACA e o QUEIJO na mão e ainda fazem pressão. Demoram uma eternidade, em média, para enviarem nos correios, não falam nem obrigado do dinheiro e rezamos para chegar os produtos em casa. É claro que existem exceções, não sou 'idiota', tem gente honesta, sim, mas o que tem de 'atravessador' neste Brasil, é em cada esquina!
Eu era trouxa. Só que agora e com a experiência que adquirimos todos os dias, a coleção só cresceu e o meu BOLSO AGRADECE. Quem já não errou na vida? TODOS OS DIAS APRENDEMOS. O ESPORTE é uma prova disto. A gente aprende nas vitórias e nas derrotas.
1979-80
1987-88
1991-92
Final da UEFA
'Leo Júnior': um dos jogadores mais importantes da história do Toro
História dos Escudos:
Foi no ano de 1984 que o emblema mais bonito da história do futebol *(segundo votação na Revista italiana Guerin Sportivo) foi apresentado na maglia granata. O touro, na cor vinho, foi posto sobre um escudo quadrado branco. O escudo foi deixado de lado na época de 1990-91 quando (re)adotaram o brasão elíptico, que ficou na camisa até 2005. Desde então, o símbolo do Torino tem sido o touro estilizado em branco, com o nome do time em vinho e a data de fundação da agremiação.

3 comentários:

  1. Amigo, também sou louco por botões antigos, mas fico apavorado com o valor que estão pedindo. Esses tempos fui a uma famosa loja de botões no RJ. Achei uns brianezi muito mal cuidados, empoeirados e sujos atirados em uma caixa velha no canto da loja. Quando o dono viu que me interessava, pediu os olhos da cara por botões que ele nem sabia que tinha ali e provavelmente ninguém irá se interessar por comprar. Quer dizer, prefere ver os botões apodrecerem do que vender por um preço justo para alguém que iria jogar e dar valor. No mercado livre chegam a pedir quase 700 reais por um time de Brianezi ! Também cansei de ser otário e agora estou fabricando os meus botões. A felicidade de montar os times, pintá-los e colocar para jogar me lembra a infância, onde nada era muito acessível para crianças de classe média ou baixa. Abraço e sou fã no teu blog. Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos, muito prazer, muito obrigado pelo depoimento sério e experiente, de um colecionador assim que precisamos! Assino tudo o que você escreveu e pode ter certeza que, no mínimo, estamos fazendo um bem para todos aqueles que gostam de botão, ou seja, do nosso esporte. É muito prazeroso montar os times, pintar etc, eu faço com as carinhas, gosto de fazer campeonatos com carinhas que a gente imprimi nas cartelas de nossos amigos escudófilos. É bom demais jogar, muito melhor do que comprar. Também gosto de achar estes botões antigos que nos lembram a infância. Posso te dizer que já gastei muito, meu saldo bancário até diminuiu de tanto gastar dinheiro, e quem lucrava? estes caras que pedem o valor da cara, metedores de 'faca', nos preços. Sabem que gostamos destes dos anos 70 e 80, por isto que acontece isto. Não vale mais que 50 reais um joguinho completo destes Brianezi com faixa, sem faixa e o escambau que for. O pior é que nesta história toda que há colecionadores que concordam com os valores falsos e abusivos. E revendem o que não querem (tipo time duplicata) pelo mesmo valor, ou seja, alimentando cada vez mais o mercado negro. Os caras compram barato, quase de graça, e querem ganhar em cima, um valor que vale mais que um médico estudou ou dentista. Os caras mal sabem escrever o português, são mal educados, fazem pressão para depositar e querem qualificação. Vão caçar coquinho! Quem trabalha, que dá duro danado, tipo um gari de rua, este sim, eu dou valor, que se mata para trabalhar para pegar um pequeno sustento em casa. Agora cara que paga uma miséria em brinquedo antigo, comprado em instituição de caridade, já vi Autorama por 10, 15 reais e revender por 1.500. Mesmo processo de Brianezi, Bolagol etc. O país está cheio disto. O exemplo maior são nossos políticos. Em cada esquina tem um político safado clamufado que quer se aproveitar. Muito obrigado pelo relato, Carlos. Que Deus ilumine todos nós. Abs, Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez, Mestre RB !!!

    Estamos aí juntos sempre contra o nefasto e asqueroso "Mercado Negro" das raridades !!!

    ResponderExcluir