Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Esportivo de Bento Gonçalves - raríssimo time da Brianezi - fim dos 70´s - celulóides flexíveis

O blog traz o difícil clube gaúcho para as disputas dos campeonatos de Botões para Sempre. A recém-criada série D já começa com tudo, com grandes agremiações antigas da lendária fábrica. O Esportivo foi fundado em 1919. No mesmo ano disputou a primeira 'peleja' de sua história, no empate em 1 a 1 com o Garibaldi. Hoje o clube integra o grupo da 'segundona' gaúcha. Em anos anteriores participou da Elite do futebol de seu rico Estado, sagrando-se campeão do interior em mais de uma oportunidade. Dedico esta postagem a memória de meu saudoso avô gaúcho materno.
Obs: O antigo colecionador ainda procurará e, em breve, me doará o goleiro com o escudo do clube como vinha de fábrica.

1970´s
1971
1975
1980
70´s
'Montanha dos Vinhedos'

Fundação por imigrantes italianos
Antigamente, os jovens da pacata cidade de Bento Gonçalves/RS praticavam o futebol aos finais de semana, jogando em campos improvisados, terrenos baldios, ou locais cedidos por alguma família. A cidade contava com alguns times amadores, estes clubes não tinham consistência para enfrentar igualmente clubes das cidades vizinhas como Caxias do Sul etc. Com a ideia de representar a cidade em competições intermunicipais, Leonardo Carlucci lançou a ideia de fundar um clube que pudesse tomar parte nas competições. A sugestão foi aprovada por todos e foi criado o clube, que a princípio chamava-se 'Club Sportivo Bento Gonçalves', afirmando a forte influência italiana.

Jogo da Neve
No dia 30 de maio de 1979, onde a equipe sagrou-se vice-campeã do RS, ocorreu um jogo histórico no futebol nacional. O Esportivo enfrentou o Grêmio no estádio da Montanha, num jogo disputado com muita neve, numa temperatura que chegou a -2 graus!. Pessoas que filmavam a partida aproveitaram para fazer tomadas deste jogo histórico. A partida terminou em 0 a 0 e foi batizada como "O Jogo da Neve". 
Adílson, 1983
Renato Gaúcho e o Esportivo
O craque começou sua carreira no Esportivo, onde vivia atrás de um senhor chamado Antônio Costa para conseguir um lugar no time da cidade de Bento, onde morou toda sua infância e juventude. Mais tarde, contratado pelo Grêmio, clube que o projetou para o Brasil e para o mundo.

Um comentário: