Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 7 de julho de 2018

Vem aí a Copa do Mundo FIFA RFA 2018 - Botões para Sempre

Após um mês e meio de cansativas eliminatórias por todos os continentes, a bolinha, enfim, rolará com tudo nos gramados da extinta Alemanha Ocidental. Botões para Sempre realiza mais um Mundial. Aliás, todo ano tem Copa do Mundo. Estaremos sempre escolhendo os países anfitriões assim como foi e está sendo feito no futebol profissional. Como toda edição, 32 países de botões antigos e originais de marcas 'oficiais' de 'tampa' lutam por estrelas no peito.
O Brasil é o país que tem mais títulos nos meus mundiais. Três no total. A Alemanha Ocidental vem em segundo, com dois. Por incrível que possa parecer também no botonismo existe essa aproximação de títulos desses dois países. 
Para 2018 algumas seleções foram reforçadas. A própria RFA (extinta Alemanha Ocidental) vem de modelo antigo da Brianezi do fim dos 70´s, com três faixas nos botões, em material celulóide na linha 'Futebol de Luxo' de 50mm. A seleção 'canarinho' tenta novamente surpreender com seu modelo ainda mais antigo de 1974, com apenas o escudo CBD e o número. A França, vice-campeã do campeonato passado, mudou de camisa. Passou para o modelo 'duas faixas' de 1977, antes estava com apenas a bandeirinha e o número, também da Brianezi. A grande ausência fica por conta da Itália, a querida 'squadra Azzurra'. Assim como no Mundial da Rússia de Futebol, os italianos da Sportec pararam no grupo que tinha romenos e portugueses.
Acompanhe abaixo os grupos de A a H, com os primeiros de cada grupo, sendo eles os cabeças-de-chave. Que vença o melhor! Futebol de Botão também é esporte. E aqui tento, da mesma forma, mostrar que esporte combina com justiça, ética, lealdade e união dos povos.
O primeiro jogo inaugural já aconteceu em Berlim Ocidental: Alemanha Ocidental 3 x 1 Suécia, ambos Brianezi em celulóides importados. Detalhe para os três gols do atacante Magath, da copa de 82, dois de cabeça.

Análise de Botões para Sempre

Grupo A
Os alemães ocidentais voltam para o Mundial depois de não participarem do evento anterior. A novidade fica por conta da estreia de botões grandes e luxuosos da Brianezi em 50mm, com faixas em número de 03 (comemorativas). Carrega a Suécia, forte equipe da Brianezi 'duas faixas', juntamente com a Arábia Saudita de 45mm, (Linha da Brianezi Acrílica Popular). Já a Colômbia foi reforçada em botões originais da primeira edição da Brianezi, de 1972.

Grupo B
A França quer esquecer o vice campeonato do mundial anterior. Para isso contou com um novo modelo de faixas da antiga Brianezi e fez muito bonito nas Eliminatórias. A Albânia, poderosa seleção da Brianezi do Leste, disputou com a URSS o primeiro lugar nas Eliminatórias, ficando em segundo. EUA deu show em suas eliminatórias da Concacaf e Gana (Curinga Esportes) faz sua estreia em mundiais.

Grupo C
A seleção 'canarinho' tenta faturar o tetra. Permanece com os botões de 1972-76 da Brianezi que fizeram sucesso no mundial anterior. Luxemburgo (Botões Badolato) e Dinamarca (terceira edição da Brianezi) ficaram no mesmo grupo das Eliminatórias e se encontram novamente. Camarões, a força da Brianezi no Continente Africano, quer voltar a brilhar como nas edições de 2015 e 2016.

Grupo D
A Bélgica (Kit Sportec) mostra que não é apenas brilhante na arte e modelo de botões. Fez uma ótima eliminatórias e vê seus concorrentes sem tradição em mundiais, como a estreante Turquia (Champion/USA Sports) e Líbano (Ki-Gol). Porto Rico, da primeira edição da Brianezi, consegue sua segunda participação consecutiva.

Grupo E
A Holanda repete uma excelente eliminatórias. O time da Brianezi 'duas faixas' enxerga Portugal da Sportec com respeito, já que tirou a Itália, e tomará muito cuidado com a seleção japonesa da Brianezi 'duas faixas' que melhorou bastante do ano passado pra cá. A Bolívia repete sua segunda copa consecutiva, da Brianezi, da terceira edição de 1989.

Grupo F
A Argentina da Brianezi 'duas faixas' quer novamente chegar nas semi-finais, mas quer o título inédito. Para isso tem que passar pelo grupo da MORTE, com Iugoslávia (Botões Badolato de 1985) que fez um mundial muito bom no ano passado, Inglaterra da Brianezi 'duas faixas' que se classificou na repescagem contra a Polônia de Lato e Boniek (também da Brianezi 'duas faixas) e Canadá, aguerrida seleção da antiga Brianezi.

Grupo G
A 'Fúria' tenta repetir a excelente campanha do mundial passado no Japão. Quer mais que o terceiro lugar. Para isso, o time da Sportec tem que encarar os outros alemães (os orientais e extintos) da Brianezi 'duas faixas', que não participou do mundial passado, a Celeste Olímpica da Brianezi 'duas faixas' que faz estreia nesse modelo (azul 'celeste') e a estreante Costa Rica, única representante da marca Crakes, de 1990.

Grupo H
A URSS fez uma ótima eliminatórias e mostra sua potência. Terá ao seu lado, o seu concorrente do Leste, a Romênia, da quarta edição da Brianezi, 1998, que volta depois de mundiais sem copa. Argélia, da Ki-Gol, que gosta de surpreender os grandes e Peru com reforço de peso da Brianezi 'duas faixas' completam o último grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário