Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alemanha Oriental (República Democrática Alemã - RDA). Raridade da Brianezi 1970

Olá, amigos colecionadores! Hoje trago a antiga Alemanha Oriental, da Brianezi 1970, época romântica, das duas faixas, feito de acetato de celulóide importado. Aproveito para mostrar uma postagem especial sobre esta extinta seleção, com fotos antigas e vídeos históricos. Vale a pena conferir.
Abraços a todos,
A RDA, em alemão Deutsche Demokratische Republik - DDR, foi proclamada em Berlim Oriental em 1949. Estabeleceu-se um regime socialista amplamente controlado pela URSS. Em 3 de outubro de 1990 ocorreu a reunificação da Alemanha, com a dissolução do governo da Alemanha Oriental.

Seu uniforme principal consistia em camisa e meiões brancos e calças e detalhes da camisa em azul; a combinação contrária consistia no uniforme reserva (que acabaria mais consagrado, após seu uso na vitória contra a RFA na Copa). Sobre o coração ficava bordado o brasão da RDA e, acima deste, a sigla DDR. Azul, uma cor neutra, era a cor utilizada pela Juventude Livre Alemã - braço jovem do Partido Comunista único do país -, que fiscalizou os esportes da Alemanha Oriental quando estes voltaram a ser oficialmente praticados, após a Guerra. A camisa original do autor do gol da vitória da Alemanha Oriental sobre a Ocidental, Jürgen Sparwasser, foi vendida por 16.350 euros em um leilão beneficente em 2002.
 Copa de 1974. Alemanha Ocidental 0 x 1 Alemanha Oriental. Franz Beckenbauer e Bernd Bransch, em uma das cenas históricas do mundial.

Um pouco da história
A Seleção Alemã Oriental de Futebol, ofuscada pelo maior sucesso da vizinha capitalista, classificou-se apenas para uma Copa do Mundo, justamente a de 1974, realizada na Alemanha Ocidental. Mais do que isso, ambas foram sorteadas para o mesmo grupo, e numa partida tensa, os orientais surpreenderam ao derrotar os favoritos ocidentais, por 1 x 0 - gol de Jürgen Sparwasser. Os brasileiros, entretanto, costumam dizer que os alemães-ocidentais perderam de propósito para escapar do Brasil na próxima fase - a Alemanha Oriental acabou desclassificada nesta fase seguinte e a Ocidental terminou campeã. Dois anos antes, também na RFA, nas Olimpíadas de Munique, ambas se enfrentaram na segunda fase e a RDA venceu por 3 x 2, e posteriormente terminaria com o bronze.
A seleção alemã-oriental não se classificou para nenhuma Eurocopa. Porém, conquistou uma medalha de ouro no futebol nos Jogos Olímpicos - algo que as Alemanhas Ocidental e Reunificada jamais conseguiram -, em 1976, nas Olimpíadas de Montreal.
 1950 - primeiro jogo não oficial
1970
 
1974: Lance do jogo entre as equipes da Alemanha Ocidental e Oriental

TEXTO: O Choque das Alemanhas / FIFA
Você já imaginou uma partida da Copa do Mundo da FIFA que colocasse frente a frente Brasil contra Brasil, França contra França, ou Itália contra Itália? Provavelmente não, mas basta pensar nessa possibilidade para compreender a singularidade do jogo entre República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) disputado em Hamburgo no dia 22 de junho de 1974, válido pela primeira fase do Mundial.
Aquele foi o único confronto de todos os tempos entre os dois países separados depois da Segunda Guerra Mundial. A partida foi repleta de emoção e entrou para a história do futebol tanto pela sua importância política quanto pelo resultado surpreendente.
Tudo indicava que seria um duelo absolutamente explosivo. A tensão política que cercava o espetáculo era tanta que os jogadores não fizeram a tradicional troca de camisas em campo após o apito final. Paul Breitner só pediu para trocar de camisa com o autor do gol da vitória, Jürgen Sparwasser, quando ambos já estavam a caminho dos vestiários. Os souvenires ficaram esquecidos por 28 anos, até que os jogadores decidiram colocá-los à disposição por uma boa causa.
As expectativas
Na realidade, ambas as seleções já estavam classificadas para a fase seguinte, mas o "duelo de irmãos" valia a primeira colocação do Grupo 1 e, evidentemente, a glória de derrotar o país vizinho. A Alemanha Ocidental precisava apenas de um empate para se manter na liderança, já que havia vencido as suas duas partidas, contra Chile por 1 a 0 e Austrália por 3 a 0. Do outro lado, o selecionado comandado por Georg Buschner também fizera uma boa campanha. A equipe havia derrotado a Austrália por 2 a 0 e empatado com o Chile em 1 a 1.
Cerca de 60 mil espectadores, entre eles quase 1.500 cidadãos da Alemanha Oriental, lotaram o Volksparkstadion, em Hamburgo, para assistir ao primeiro e único embate da história entre as duas seleções. Não havia dúvidas de quem era o favorito. Do lado ocidental estavam os campeões europeus de 1972 e mundiais de 1954, enquanto a seleção vinda do leste fazia a sua estreia na Copa do Mundo da FIFA.
A partida
Desde o início, o confronto foi marcado por muito respeito de ambos os lados. Nenhuma das seleções queria sair de campo com a derrota, o que as motivou a fazerem de tudo para neutralizar o adversário. Foram raras as chances de gol, mas foi uma boa partida, com as duas equipes mostrando muita garra e determinação. O árbitro uruguaio Ramón Barreto Ruiz mostrou três cartões amarelos — todos para a Alemanha Oriental.
A única grande chance de gol para a RFA foi com o atacante Gerd Müller, que recebeu a bola de costas para o gol aos 39 minutos do primeiro tempo, girou sobre o seu marcador e acertou a trave. Do outro lado, Hans-Jürgen Kreische teve tudo para abrir o placar para a RDA após um cruzamento da esquerda, mas finalizou mal e mandou a bola por cima do gol de Sepp Maier.
Todos pensavam que a partida terminaria sem gols quando aconteceu o lance que surpreendeu o mundo. O goleiro da Alemanha Oriental, Jürgen Croy, agarrou uma cabeçada aos 32 do segundo tempo e rapidamente lançou para Erich Hamann, iniciando o ataque decisivo. O jogador, que havia entrado dez minutos antes, conduziu a bola sem ser incomodado por 30 metros pelo lado direito até que Beckenbauer veio disputar a bola com ele. No entanto, o líbero não conseguiu impedir o lançamento de Hamann para a grande área.
Jürgen Sparwasser dominou a bola como conseguiu, usando a cabeça, o ombro e o peito. Os dois zagueiros, Berti Vogts e Horst-Dieter Höttges, ficaram para trás com a estranha manobra e Sparwasser aproveitou para marcar o sensacional gol da vitória do selecionado que estreava na Copa do Mundo da FIFA. Foi o primeiro gol que a Alemanha Ocidental sofreu depois de 481 minutos e também o único de Sparwasser no torneio.
O craque
Jürgen Sparwasser será para sempre lembrado pela sua atuação no duelo histórico em Hamburgo. O seu gol fez dele um dos esportistas mais conhecidos da Alemanha Oriental. Formado em engenharia mecânica, o jogador disputou 53 partidas pelo seu país, tendo balançado as redes 15 vezes. Na Expo 2000 em Hannover, foi erigido até mesmo um busto em homenagem ao atleta.
As reações
"Se quando eu morrer escreverem apenas 'Hamburgo 1974' na minha lápide, todos já saberão quem foi enterrado ali."
Jürgen Sparwasser, atacante da Alemanha Oriental
"O gol do Sparwasser nos acordou. Se não fosse aquilo, não teríamos sido campeões do mundo."
Franz Beckenbauer, capitão da Alemanha Ocidental
O que aconteceu depois?
A liderança do grupo conquistada com a vitória não foi necessariamente uma vantagem para a Alemanha Oriental. Na fase seguinte, a RDA caiu em um grupo muito difícil e foi eliminada depois de terminar apenas na terceira posição. A equipe do leste perdeu por 1 a 0 do Brasil, empatou em 1 a 1 com a Argentina e foi derrotada por 2 a 0 pela Holanda, que acabou ficando com a segunda colocação do torneio.
Já a Alemanha Ocidental venceu a Iugoslávia por 2 a 0, a Suécia por 4 a 2 e a Polônia por 1 a 0 e se classificou com folga para a final contra a Holanda. Apesar de ter entrado como azarão, o país, que já havia vencido a Copa do Mundo da FIFA 1954, derrotou os holandeses e se sagrou bicampeão mundial.
A participação em 1974 foi a única da Alemanha Oriental no maior evento esportivo do planeta, enquanto a Alemanha Ocidental se classificou para todos os torneios desde então e voltou a alcançar a maior consagração do futebol mundial na Itália 1990.
1974

 1974
 1974
 1974
 1974
1974

 1974
 Lista de 40 jogadores inscritos na única edição de Copa do Mundo que a Alemanha Oriental disputou (1974). A imagem foi extraída de uma publicação alemã sobre o evento. Agradeço ao colecionador André do Nascimento Pereira que enviou esta relação
 1969
 1974
 1974
 Jürgen Sparwasser. World Cup 1974 - autor do gol contra a Alemanha Ocidental
1982

 1984

Alguns times que participaram da extinta Alemanha Oriental

Dynamo de Berlim 1978-79
Dynamo Dresden 1980-81
 BSG Wismut Aue 1978-79

CARL ZEISS JENA 1978-79
Lokomotive Leipzig

 Magdeburg 81- que já foi campeão da Recopa

Vídeos
Copa de 1974: Brasil 1 x 0 Alemanha Oriental
Copa de 1974: Jogo histórico entre Alemanha Ocidental e Oriental
10 minutos (compacto do jogo entre as duas Alemanhas, um dos jogos históricos da copa de 74)
1990: Brasil 3 x 3 Alemanha Oriental, amistoso no Maracanã
fotos: http://thevintagefootballclub.blogspot.com 

5 comentários:

  1. Olá Ricardo,
    pode parecer loucura, mas acompanhando seu blog, me bateu uma enorme crise de saudosismo e estou pensando sériamente em reaver uma coleção de botões.
    Como estou por fora do mercado com relação a isso, gostaria de saber se possui alguma marca semelhante à Crakes e Champions à venda em lojas. Com relação ao campo, eu tinha o "big campo" e também gostaria de saber se existe algum semelhante no comércio atual.
    Pode responder por aqui, já que estou sempre de olho em seu trabalho. Obrigado sempre!

    ResponderExcluir
  2. Grande Felipe! Vamos lá, espero te ajudar, olha só que legal, a Crakes ainda está no mercado. Em São Paulo, capital, você encontra os seus excelentes botões nas lojas Procópio, exemplo: Shopping Ibirapuera, lojas na 25 de março, Shopping Eldorado, Interlagos, etc. O site deles é http://www.crakes.com.br/ lá você encontra tudo. A Ki-Gol também está no mercado. Você encontra os botões numa loja da Rua Augusta e na Fantastic Sport, na Av. Paulista 1481. Temos a Dallas, loja virtual, é só procurar no google "jogo de botão dallas". Enfim, no Mercado Livre você encontra botões usados. Basicamente são essas as opções.
    Muito obrigado, abs Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, obrigado pelas posições que me deu. Vou tentar entrar em contato via e-mail com a Crakes para me informar também se consigo achar comércio em minha cidade (Santos/SP).

    Obrigado mesmo!

    Ah, posso te fazer um pedido? Vê se coloca foto do América de Rio Preto da Crakes. Eu praticamente só jogava com ele nos campeonatos de rua.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, Felipe, eu não tenho o América de Rio Preto da Crakes. Que legal que você irá retomar o gosto de jogar botão, um esporte saudável e histórico!
    abs Ricardo

    ResponderExcluir
  5. histórico esta seleção da Brianezi!

    ResponderExcluir