Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 11 de dezembro de 2011

A história da Mitropa Cup

Olá, amigos! Hoje apresento a história da Mitropa Cup.
Primeiro grande torneio entre clubes europeus, a Copa Mitropa pode também ser considerada uma percussora da Liga dos Campeões da UEFA. O nome Mitropa é uma contração do alemão Mitteleuropa, que significa "Europa Central".
Em seus primeiros anos (foi disputada desde 1927), o futebol mais vistoso do velho continente (e do mundo) era praticado no Leste Europeu, e as primeiras edições do campeonato foram disputadas entre clubes da Hungria, Áustria, Tchecoslováquia e Iugoslávia. Cada país tinha 2 representantes. Em 1929 os times da Itália substituíram os iugoslavos.
O formato da disputa era no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta. Em 1934, o número de participantes por país foi aumentado para 4, e nos anos que se seguiram outros países foram convidados a participar: Suíça (1936), Romênia e novamente a Iugoslávia (1937). Em 1940, a competição foi interrompida antes da final, devido à Segunda Guerra Mundial, e só voltou a ser disputada em 1955. O período pré-guerra foi considerado como a época de ouro da competição.
Foram ainda disputadas duas competições não oficiais, em 1951 (Zentropa Cup) e em 1958 (Donau Cup). A quantidade de participantes por país foi mudando com o tempo, mas a mudança mais crucial na competição foi sua desvalorização devido ao surgimento dos grandes campeonatos europeus, como a Copa dos Campeões da Europa. Mesmo assim, continuou a ser disputada até ser extinta em 1992.

Algumas fotos de times campeões

1927 (o primeiro campeão: Sparta Praga - Tchecoslováquia)
1928 (Ferencvaros - Hungria)
1929 (Ujpest Dózsa - Hungria)
1930 (Rapid Vienna - Áustria)

Confira a lista de todos os campeõeshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mitropa_Cup

Nenhum comentário:

Postar um comentário