Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 21 de março de 2015

Meus campeonatos de botão: Taça Libertadores e Pré-Libertadores 2015 - Histórico

Botões para Sempre está de volta com sua máquina fotográfica! Hoje recebi a visita de meu querido irmão mais velho, o grande percursor de toda esta história viva, pois foi a partir dele que conheci o universo do botonismo em 1979, sem contar que ele me doou de presente, em 1998, quase 100 times de botão de várias marcas, que pertenciam à sua coleção. Vindo de uma pessoa especial, ele fez aumentar minha coleção de forma magistral e para sempre! Eternamente grato!
Em mais de uma hora de visita, ele ficou encantado com o depoimento que recebi do Mestre Maurício Carrilho (ver nos posts abaixo). Sem dúvida, as palavras de Carrilho já estão reservadas no coração! Em breve, mostrarei três times legais: Um é da saudosa Crak´s, de Guilherme Biscasse: é aquele time italiano em que mostrei nos desafios da semana passada, aquele jogador que veste a camisa da Azurra (é o Antognoni!). O nosso querido e saudoso jogador, Dr. Sócrates, também jogou por lá, muito fácil de acertar, lindo time que tinha quando criança e de certa forma, acrescentará em muito as disputas da UEFA e do Calcio de Oficiais. O outro time é da Brianezi da última fase, em que jogou o ídolo uruguaio Ruben Sosa. E, o outro, em fase de finalização do texto, é um time especial da Brianezi feito justamente no período romântico de futebol.
Bom, vamos aos times da Pré-Libertadores e da Taça Libertadores da América de 2015
Olha aí os Playmobil, da Trol, dos anos 70 de volta! Estavam guardados no fundo do armário, limpei todos eles para participarem como mascotinhos, na foto que antecede mais um torneio!

A Pré-Libertadores terá a presença de 05 equipes: Ver foto, de cima para baixo: Vila Nova - GO, da Brianezi, Racing da Argentina (Crakes), Nacional - URU (Brianezi), Vélez -ARG (Brianezi) e San Lorenzo - ARG, o time do Papa (Brianezi). Duas equipes se classificarão para a Taça Libertadores. As três equipes que não conseguirem o acesso, terão a oportunidade de participarem da I Copa Sul-Americana, com a presença dos times brasileiros: Piauí - o Enxuga Rato da Brianezi, Vasco da Gama - Brianezi, Clube do Remo - Brianezi, Central de Caruaru - Brianezi e Calouros do Ar, o querido "Tremendão da Aerolândia" - Brianezi, que ficaram entre o 6º lugar ao 10º lugar do campeonato!

A Taça Libertadores terá assim a presença de 16 clubes (Grupos A a D). Já estão automaticamente classificadas: são elas na foto, segunda fileira, de cima para baixo: Cobreloa - Chile (Brianezi), Independiente - ARG (Brianezi), Boca Juniors - ARG (Crakes, de 1991), Cerro Porteño - PAR (Crakes de 1991), Peñarol - URU (Brianezi de 1989, atual campeão), terceira fileira: Leon - MEX (Brianezi duas faixas), River Plate - ARG (Crakes de 1991), New York Cosmos (Brianezi duas faixas), Colo-Colo - Chile (Crakes 1991), Deportivo Cali - COL (Crakes 1991); na última e quarta fileira estão os brasileiros: Grêmio (antiga Crak´s, de 1989 - os últimos da fábrica, vice-campeão), o Internacional - RS (Brianezi duas faixas), o Botafogo-RJ, atual campeão brasileiro da Brianezi, vice da Libertadores no ano passado) e a presença pela primeira na história da competição, o Coritiba, do querido estado do Paraná, da Brianezi, comprado no fim do ano de 1989, numa lojinha em frente ao supermercado Eldorado na Rua Pamplona!

Histórico da Conmebol - Torneio extinto e que voltará com a Copa Sul-Americana

Ano                      Campeão                    Vice-campeão            Marca
1995                    Cerro Porteño             Vasco da Gama          Crakes/Brianezi 3ªfase

Histórico da Sul-Americana
2015                    Remo                          Vasco                         Brianezi 2F/Bri 3ª
2016                    Fluminense                   Piauí                          Bri 3ª/Bri 2F
2017                    Cruzeiro                      Calouros                    Sportec/Bri 2F

Recopa
2015                   Remo                         Botafogo                      Brianezi 2F/Bri 3ª
2016                  Botafogo                    Fluminense                    Bri 3ª/Bri 3ª
2017                 Peñarol                       Cruzeiro                        Bri 2F/Sportec

Histórico da Libertadores da América

Ano                     Campeão                   Vice-campeão            Marca
1995                    Guarani                      Nacional - URU          Brianezi 3ª/Crakes
2011                    Grêmio                       São Paulo                   Crak´s/Sportec
2012                   Inter-RS                     Peñarol                       Brianezi 2 F/Brianezi 3ª
2013                   Cosmos                      Boca Juniors               Brianezi 2 F/Crakes
2014                   Peñarol                       Botafogo                     Brianezi 3ª/Brianezi 3ª
2015                  Botafogo                     Cobreloa                     Brianezi 3ª/Bri 4ª
2016                  Botafogo                     Cosmos                       Brianezi 3ª/Bri 2F
2017                 Peñarol                         Corinthians                  Bri 2F/Bri 2F

Ranking de campeões:
1- Botafogo-RJ (3 títulos)
2- Peñarol - URU (2 títulos) + Recopa: 03
2- Inter-RS, Grêmio, Guarani, Remo, Fluminense, Cruzeiro, Cosmos (1 título, cada)
p.s: Cerro (campeão da extinta Conmebol)

Ranking de marcas:
1- Brianezi 3ª fase (6 títulos)
2- Brianezi 2F (5 títulos)
3- Crak´s antiga e extinta (1 título)
4- Crakes (Jucrake) e Sportec (1 título)

O atual campeão Peñarol, da Brianezi, tentará seu bicampeonato! Time comprado em 1989, botões 'gorduchos', que deslizam perfeitamente e encobrem o goleiro facilmente.
O Cerro do Paraguai, da Crakes, campeão do extinto torneio da Conmebol, em 1995.
O New York Cosmos, da Brianezi, de Pelé e Chinaglia. O grande campeão de 2013 e da Final Intercontinental contra o todo poderoso Bayern de Munique. Este time literalmente 'chorei' de emoção e de alegria quando consegui encontrar um igualzinho (no mesmo modelo e cores), em 2011, do time que tinha em 1980 e que tinha se perdido. Oh, saudades!

p.s: Muitos times da Brianezi, Crak´s, Sportec, faziam tanto sucesso nos anos 70 e 80, que no meu Colégio em que estudei, as crianças da época (tinham na faixa de 07 a 10 anos) levavam os brinquedos para no recreio fazermos a festa! Adorávamos levar os botões e jogar nos Estrelões. Foi assim que, num determinado ano, do começo dos anos 80, alguns times meus foram 'furtados' no Colégio por outras crianças 'sedentas' em adquirir tais peças. Assim aconteceu com uma Hungria grande, de lente 45mm ou 50mm, não lembro mais a marca, que infelizmente me roubaram. Coisas que já aconteciam naqueles idos..

Pelé, Carlos Alberto, que fizeram sucesso no Cosmos, Osmar Prado (grande botonista e fã do futebol de botão) e o nosso saudoso e gênio, Dr. Sócrates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário