Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 20 de junho de 2015

Velódromo Paulistano - O primeiro estádio de futebol da cidade de São Paulo

Se situava na Rua da Consolação, entre as Ruas Martinho Prado e Olinda, na altura de onde hoje é a Rua Nestor Pestana, o Teatro Cultura Artística e a Praça Roosevelt. O terreno pertencia à família Almeida Prado e teve origem numa pista para corridas de bicicletas, mandado construir no final do século XIX, por Dona Veridiana da Silva Prado, membro da elite paulistana, em sua propriedade que ficava próxima à Igreja da Consolação. Com projeto do arquiteto Tommaso Bezzi, o velódromo foi inaugurado em 1892 para o ciclismo. Sem o ar cosmopolita de grande metrópole que ostenta hoje, a São Paulo daquela época era ainda bastante provinciana e suas áreas de lazer eram vinculadas à aristocracia. 
O Veloce Clube Olimpic Paulista, ou Velódromo, passou a ser o local onde a elite se encontrava para acompanhar as corridas de bicicletas, que eram moda na época. Foi a primeira sede do aristocrático Club Athletico Paulistano, que passou a usar o espaço como sede esportiva. Pouco tempo depois, no centro da pista de ciclismo, foi construído um campo de futebol e também uma arquibancada capaz de abrigar duas mil pessoas (ampliada depois para cinco mil). Foi desta maneira que o velódromo se tornou o primeiro estádio e palco das principais partidas realizadas na cidade de São Paulo. Oficialmente inaugurado na data de 19 de outubro de 1901, para a prática do futebol, o primeiro estádio da cidade abrigou a partida envolvendo paulistas e cariocas, com resultado final de 0 a 0. Ali aconteceu a primeira partida do Campeonato Paulistana do ano de 1902. O jogo se deu no dia 08 de maio de 1902, e o São Paulo Athletic Club derrotou o Club Athletico Paulistano pelo placar de 4 a 0.
Jornal O Estado de SP - 1902
1905: Vemos o Velódromo por ocasião de uma partida entre C.A Paulistano e São Paulo A.C. No estádio havia uma placa em que se lia: "proibido vaiar".
Fontes: Artigo de Toninho Sereno, do site Cacellain / PreservaSP / Agência USP de Notícias / Acervo Estadão / Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário