Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Entrevista: Oscar Schmidt

Botões para Sempre apresenta uma entrevista publicada no site 'Armandinho Futebol de Mesa', de Recife-PE, com um dos maiores ídolos do esporte nacional: o botonista Oscar Schmidt, ex-jogador de basquetebol.

Segundo Armandinho, "conheci Oscar em um dos Campeonatos Brasileiros que disputei em São Paulo jogando pelo Santa Cruz de Recife. Quis o destino que o enfrentasse em uma das fases preliminares do Campeonato. Para mim não foi só um jogo, e sim um aprendizado, não no Futebol de Mesa onde reconhecidamente tinha mais experiência que ele, principalmente na modalidade 12 Toques que ele estava aprendendo, mas aprendizado no que diz respeito a humildade e gentileza, pois passei o jogo todo comentando e discutindo a regra com ele. Lembro que antes de chutar uma bola de longe, perguntou-me: conhece o gol Martinho da Vila? e chutou bem Devagar, Devagarinho, no canto. O  placar e minha vitória no fim do jogo pouco importou, mas foi o suficiente para ele me convidar com o sorriso no rosto para um desafio na quadra de basquete logo em seguida. Para minha felicidade, revanche só se pode acontecer no mesmo esporte! Não é à toa que ele é o ídolo que é. Neste Campeonato quase toda a competição atrasou, isto devido a enorme quantidade de crianças que se juntavam para vê-lo jogar e pedir autógrafos, o que o fazia com todo prazer. Sempre solícito não titubeou quando lhe pedi para ser o entrevistado do mês".

NOME: Oscar Daniel Bezerra Schmidt, ex-jogador brasileiro de Basquetebol, considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos
NOME DO TIME QUE COSTUMA JOGAR: Seleção Brasileira de 70
FEDERADO A ALGUM CLUBE / LIGA / FEDERAÇÃO: Federação Paulista de Futebol de Mesa
REGRA QUE PRATICA: Atualmente  12 TOQUES – Já jogou a Regra de 1 TOQUE
TIME DE FUTEBOL DO CORAÇÃO: Corinthians e Flamengo

ENTREVISTA
1. Quando é perguntado você fala que sempre gostou de jogar botão. Como o Futebol de Mesa chegou até você?
Quando era criança em Natal comecei a jogar com os botões do meu tio Alonso, rapidamente me tornei bom, para os parâmetros do meu bairro, aprendi a fazer os botões e vendia aos meninos da região.

2. Mesmo sem treinar, que é um dos seus pontos fortes, por falta de tempo na época devido ao compromisso com o Basquete, você chegou a participar de um Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa em São Paulo e demonstrou talento. Você acha que chegará um dia a disputar competições para ganhar como sempre fez no Basquete?
Claro que não, botão pra mim é um hobby, e gosto mais de jogar na regra baiana, que é um toque cada um.

3. Você tem acompanhado a evolução do Futebol de Mesa no Brasil e no Mundo?
Sim, e creio que somente o Brasil tem esse potencial, numa Olimpíada somos favoritos a medalha de ouro.

4. Quando jogamos você tinha um time do América de Natal e disse que sempre jogou na Regra Brasileira de 1 Toque, que era a Regra utilizada no Rio Grande do Norte, sua terra Natal. Você chegou a jogar nesta Regra na época da adolescência?
Sim, era a regra que mais gostava, muito mais estratégica e mais condizente com resultados reais do futebol, só não dava para irradiar como na regra 12 toques.

5. Assisti em Recife a sua palestra sobre motivação e gostei muito. Você acredita que este tema tão bem abordado por você pode ser aplicado tanto na área esportiva como também na profissional do ser humano?
Claro, todos nos necessitamos de motivação, alguns conseguem ela sozinhos, mas outros precisam ser motivados, em qualquer atividade, em qualquer área de trabalho.

6. Como esportista consagrado você ainda tem algum sonho no esporte ou se acha totalmente realizado?
Me acho realizado, nem jogo mais basquete, só jogo futebol, e estou melhorando a cada dia. Quero ver meus filhos crescerem bem e se realizarem e quero ser o melhor palestrante do Brasil, já sou o maior…2,05 metros.

7. Sua presença no nosso site, pela sua importância no meio esportivo e na mídia, certamente será um marco e repercutirá positivamente entre os praticantes do botonismo. Qual a mensagem que você deixaria para os leitores do Armandinho Futebol de Mesa?
Se você quiser ser bom em alguma coisa, treine bastante, bastante mesmo…e quando estiver bem cansado…treine mais um pouquinho…

Um comentário:

  1. Ricardo, Oscar é nosso Michael Jordan. Ele também gosta de futebol de botão. Sensacional. Se o Flamengo vencer o Cruzeiro será o maior merecedor.

    ResponderExcluir