Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Um novo espaço para a coleção (cerca de 400 times originais de fábrica) de 'Botões para Sempre'

Com a aquisição de mais de 150 times em menos de 12 meses ficou praticamente inviável abrigar toda a coleção no antigo armário de casa. 'Botões para Sempre' comprou um novo 'equipamento' (boa palavra, já que os políticos de nosso país adoram usar esta expressão quando inauguram obras), bom deixa para lá esta 'cambada', para armazenar meus verdadeiros 'guerreiros' da Brianezi, Gulliver, Sportec e tantas outras marcas. Não pensem que mais de 150 times em menos de 01 ano foram gastos de forma 'absurda'. Não! O país merece justiça. Não podemos mais aceitar preços de brinquedos antigos que valem 'ouro', ou eles pensam que valem 'ouro' como se fossem uma 'Mercedez', na verdade, não valem mais que uma 'sucata velha', uma 'quinquilharia' que é arrematada inicialmente por um pouco mais que uma passagem de ônibus. De vez em quando eu penso e fico analisando: como pode um exemplar de um jogo de botão custar mais caro que uma consulta médica particular? Um médico estudou quase 10 anos para atender a população. E estes caras que 'vendem' botão não são médicos. Como pode, no meu caso, pois eu tenho uma profissão, uma matéria jornalística free-lancer que eu ganho (muitas vezes não consegue chegar no patamar de um preço 'sujo' que é anunciado) de um exemplar completo. É realmente para pensar friamente. E dar um verdadeiro basta nisto tudo. Eu já coloquei um' pé' bem grande no freio. Não sustento mais o hobby com preços desonestos. Só alimento esta cômoda com a realidade pobre de nosso país, ou seja, preços justos e honestos. Eita país em que vivemos! Será que é reflexo de Brasília-DF? Cambada de atravessadores, há muitos destes também infiltrados no mundo do botão. Eu como jornalista não vou cessar de falar a verdade. Doa a quem doer. Depois de seis anos colecionando descobri toda esta 'farsa' que se passa no meio. 
Abaixo algumas gavetas. Detalhe: só entrará na cômoda os times originais de fábrica. Os montados e customizados por mim, abrigarei em caixas de plástico e na caixa de madeira fantástica do meu irmão dos anos 90. Estou arrumando de acordo com os campeonatos em que jogo. As seleções (em torno de 86) foram escolhidas para a participação das Eliminatórias de minha Copa 2016. Os times do campeonato brasileiro da 1ª divisão e da 2ª divisão também. Mesmo processo da UEFA. Há muitos times 'B', digamos assim, que não foram escalados no primeiro 'pelotão'. Estes ficarão armazenados nas últimas gavetas. A nova cômoda veio com um armarinho 'aclopado' para a colocação das caixas antigas. Mas o mais importante na minha coleção de botões é colecionar os 'guerreiros' que entrarão na mesa e não tanta caixa repetida. Caixas novas não entram. Como disse em posts anteriores, no colecionismo o mais importante é a qualidade e não quantidade. E dou mais destaque para a qualidade em detrimento de acumulações de objetos.
Esta caixa da Gulliver com os botões da CBD realmente é a que mais gosto, pois me lembra muito a infância. Eu tinha algumas destas quando era pequeno (uma 'Holandinha', na caixa grande escrito 'Futebol de Botão Acrílico, com Rede). Sensacional. Recentemente também entraram mais de 03 caixas de minha primeira coleção no botonismo que foi a série de rostos coloridos de jogadores da Gulliver: 'Grandes times do Futebol Brasileiro', de 1977. A caixa mais antiga no armarinho pertence a Estrela, datada de 1958. É a coleção intitulada 'Azes da Pelota', com o logotipo da Estrela dos anos 50 com os botões do SPFC. Tenho mais de 50 caixas da Jucrake, mas coloquei apenas duas no armário, pois senão não vai caber. Mesmo caso da Brianezi, umas 15 caixas bem velhas não entraram, pois muitas não tem os nomes dos times, tudo no mesmo modelo. Aqui neste armarinho estou reunindo apenas uma quantidade considerável de decoração de caixas. Neste armário só vai entrar o que há de melhor. O resto colocarei em outro lugar, para não estocar tudo num só ambiente. Como disse prefiro ter milhares de botões com qualidade e colocar na mesa do que ter um monte de 'papelão velho'. Mas como as caixas fizeram parte das histórias e embalagens dos times, é viável colecionar as mais importantes e só. O problema é que no caso de futebol de botão, boa parte delas seguiram sempre o mesmo padrão.
Lado esquerdo: Campeonato Brasileiro da 1ª divisão
Lado direito: Campeonato Brasileiro da 2ª divisão
A Terceira Divisão do Brasileiro em formação à esquerda: 16 clubes, todos originais de fábrica. Aliás na cômoda só vai entrar time original. Time montado não entra, vai para a caixa de plástico e de madeira. No lado direito os 'guerreiros' originais de carinhas da Jofer 1970, Ìdolos do Futebol 1960 Gulliver 1977 etc.
No lado esquerdo a Champions League.
No lado direito a Copa UEFA.
As 86 seleções escaladas. Nesta gaveta só entra o pelotão número 1 de seleções. Outras repetidas e de modelos diferentes, vão para uma outra gaveta. Aqui só entra fera de todos os continentes!
As seleções que não foram escaladas. Precisam lutar muito para conseguir chegar na gaveta de cima (rs). Á direita times de plástico, todos originais da Estrela, Canindé e os Bolagol de times repetidos que possuo da Brianezi. Vemos muitos Gulliver de 1975, Jofer de 1970, Bola no Gool de 1974 etc.
A gaveta da Libertadores da América (lado esquerdo) com os times nacionais e estrangeiros que não foram escalados no primeiro pelotão (oh, loucura!, rs).

6 comentários:

  1. Muito obrigado, Daniel! Poderia ser maior se não tivessem neste país os atravessadores de plantão que cometem o absurdo de vender estas sucatas por preços sujos e mentirosos. Cambada de atravessadores, reflexo total de Brasília. No mundo do botão há muitos destes também infiltrados que só pensam em faturar em cima de nós trouxas. Só que agora descobri toda esta farsa que se passa neste mercado. Só compro por preço justo. Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo isso, Mestre Ricardo !!!
    Espetacular coleção, meu amigo !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Cara espetacular sua coleção vejo algumas suas e recordo que tive esse ou aquele pois é o tempo passa,mas voltei aos botões reformei todos principalmente do Mantiqueira11,adoro times inglese abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Rodrigo! Fico contente que tenha gostado, também adoro times ingleses, do Leste, da Itália e muitos alternativos do Brasil. Abs, Ricardo

    ResponderExcluir