Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 31 de dezembro de 2016

Os últimos campeões de 2016

Botões para Sempre realiza tradicionalmente, no último dia do ano, a antiga edição da 'Final Intercontinental', jogo único e em campo neutro, no Japão. As equipes que envolvem esta finalíssima foram as duas melhores agremiações do ano, a saber: do Velho Continente, o alemão Schalke 04 (Brianezi 'duas faixas') campeão da Champions League e o Botafogo/RJ (bicampeão da Taça Libertadores da América).
Um grande jogo e altamente técnico. Primeiro tempo tivemos o claro domínio alemão: 1 a 0. Poderia ser mais. No segundo tempo, o Fogão ressurgiu das 'cinzas'.
O técnico alemão deu uma de 'Mestre Telê Santana' e colocou o time ainda mais na frente, contudo não deu outra, o Botafogo teve mais tempo de bola e diferente da primeira etapa, jogou bem e conseguiu o empate. Até o fim da peleja as equipes não conseguiram fazer tentos. Porém, no apagar das luzes, no fim do segundo tempo da prorrogação na Terra do Sol Nascente, o ponta esquerda do Botafogo, feito pela Brianezi em 1989, deu mais um título para a 'Estrela Solitária'. O time carioca faturou somente este ano a Libertadores, a Recopa e o Mundial. Impressionante.
Final Intercontinental na mesa de Botões para Sempre promoveu mais um embate da Brianezi

GULLIVER 'CARINHAS' 2016
Paralelamente ao campeonato da Série C, o blog também colocou na mesa, em dezembro, os 20 times em 'carinhas' da Gulliver, Estrela e Jofer (a grande maioria originais, somente poucos jogadores da Gulliver em réplicas). O Internacional de Porto Alegre perseguia sua supremacia neste torneio, já que é o recordista em títulos. Desta vez, o Santástico Show da Vila, o Santos original/1977 levantou o caneco justamente em cima do Colorado gaúcho. Luizinho Lemos, do Inter, o melhor jogador original em 'carinhas' de todos os tempos fez jus a essa menção e foi o atleta que mais brilhou neste Máster; João Paulo, o 'papinha da Vila', eleito o melhor jogador da final, brilhou como nunca e anotou dois tentos!
Gulliver na mesa: Indiscutível os melhores fabricantes em 'CARINHAS'. Que me perdoem os saudosistas que curtem botões deste segmento da Estrela, Onze de Ouro, Jofer e outros, mas "Gulliver é GULLIVER". Bons no deslize, perfeito, arremates certos e uma coleção fantástica de 1977-1978 (com os acréscimos do Corinthians/78 com Sócrates, Seleção e Guarani/78) que fez História no botonismo.
Sem dúvida, a coleção que me 'abriu os olhos' para gostar de Futebol de Botão!

A campanha
Primeira fase
Santos 3 x 0 Santa Cruz
Coritiba 0 x 2 Santos
Santos 2 x 2 Fluminense
Santa 0 x 4 Santos
Santos 1 x 2 Coritiba
Fluminense 1 x 4 Santos
Oitavas
Vasco/Jofer original 0 x 2 Santos
Santos 3 x 2 Vasco
Quartas
Portuguesa 1 x 2 Santos
Santos 3 x 0 Portuguesa
Final
Inter 0 x 0 Santos
Santos 3 x 1 Inter
Um dos melhores pontas que vi atuar durante minha infância: JOÃO PAULO

Arte hungary
Foi esta imagem da Placar/1977 que a Gulliver imprimiu seus aguerridos botões do Peixe da Vila
Luizinho, do Inter: o 'Rei' das 'carinhas'

5 comentários:

  1. Prezado, você poderia colocar fotos com os detalhes desse time? Gostaria de ver como é o fundo dos jogadores. Acredito que tenho alguns desses jogadores, porém, infelizmente, sem as carinhas. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acima coloquei os botões Gullivers primeira edição, originais de 1977. São de plástico magrinho, fino, atrás das peças não têm nada, só as cores.
    abs,

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho vários times dos anos 70 com as características que você descreveu. Você saberia me dizer se eles são os predecessores do Gulliver Bolão? Pergunto isso porque os diâmetros de ambos são iguais. Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Sim. São os mesmos. A diferença: os antigos dos anos 70 são magrinhos, bem finos e atrás das peças são lisas sem nenhum detalhe. Os atuais Bolão apresentam os mesmos tamanhos e diâmetros, isto não mudou desde 1975. Porém atrás das peças vemos 'orifícios', pequenas bolinhas com um número de tamanho diminuto, que vem de fábrica apenas para diferenciar as lentes. Diria que os dos anos 70 pelo charme continuam ótimos, estes atuais são ligeiros também, correm da mesma maneira dos antigos. abs,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos campeões Fogão e Peixão !!!

    DÁ-LHE GULLIVER CARINHAS SEMPRE !!!

    ResponderExcluir