Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 16 de setembro de 2017

Comercial da capital (SP) - extinto - botões 'Canoinhas' da Estrela 1961

Agradecimento especial ao amigo David Vaz, de Minas Gerais, que me presenteou com esse esquadrão histórico do 'O mais simpático', do fim dos anos 30, nos botões originais 'canoinhas', da Estrela. Muito obrigado, David, que Jesus te ilumine SEMPRE. 
Belíssimo reforço para meu torneio de 'carinhas'.
O Comercial FC foi uma agremiação da capital paulista. A sua sede ficava na Praça Clóvis Bevilacqua. A equipe alvirrubra foi uma das fundadoras da Federação Paulista de Futebol. Um grupo de esportistas ligado à Associação Comercial de Esportes Atléticos (ACEA) fundou o clube em abril de 1939, propondo ao Lusitano Football Club a substituição do nome para Commercial Football Club. 
Esses esportistas sabiam que o Lusitano pretendia se retirar do Campeonato Paulista e comprometeram-se a formar uma equipe com os melhores jogadores que pudesse dispor, permitindo também que os associados se tornassem remidos da nova agremiação. Assim nascia um novo clube, o querido Comercial, que mandava sempre seus jogos mais importantes no Pacaembu.
Fonte maravilhosa acima de informação que foi colhida no meu antigo 'Almanaque Esportivo Olympicus', datado de 1943. Relíquia para pesquisadores do futebol.
Esquadrão histórico de 1939-1940
'Canoinhas' da Estrela  
fontes de pesquisa e fotos históricas: TerceiroTempo e Cacellain
1943
1940´s
1948 - 'Balas do Futebol'
Objetivo
O clube tinha como ideia ser o segundo time de todo o mundo! Seu apelido, inclusive, era "O MAIS SIMPÁTICO', que, juntamente com seu mascote, reforçava a imagem de atrair o torcedor de outros times. Durante a década de 50 possuiu em seus quadros jogadores que iriam 'brilhar' mais tarde nos clubes grandes de SP, tais como Dino Sani e Gino Orlando. Além desses craques, o Comercial revelou outros grandes nomes da época como Nelsinho que chegou a vestir a camisa da seleção, Mario Cesar Hernandez (goleiro) e Itálo que acabou se transferindo para o Palestra Itália.
União com o São Caetano Esporte Clube
Em 1953, a equipe fundiu-se com o São Caetano Esporte Clube, dando origem à Associação Atlética São Bento. Mas este durou apenas 04 anos; com a separação, em 1957, o Comercial volta a disputar o Paulistão no ano seguinte, mas não repete as mesmas campanhas de sua primeira fase. Cai para a segunda divisão em 1960 e para a terceira em 1961, quando a equipe profissional foi desativada.
 Participação no Paulistão
Participou 19 vezes do Campeonato Paulista de Futebol. Seu presidente mais ilustre e conhecido foi o saudoso Capitão Oberdan de Nicola. 

2 comentários: