Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Udinese - ITA - Crak´s by Guilherme Biscasse 1980´s - raro estado de conservação

Belo time feito pelo fundador da antiga Crak´s, saudoso Guilherme Biscasse. O blog novamente mostra a história do escudo 'Z', da Udinese.
1976-77
Com Zico e o estádio em 1982

A História dos Escudos
Presidente da multinacional de eletrodomésticos Zanussi, também natural do Friuli, o mandatário bianconero estilizou apenas a letra 'Z', nas camisas, antes de Zico atuar na equipe, isso em 1981.

A Udinese faz referência à cidade natal em todos os seus escudos desde a década de 60. Sem utilizar na camisa até o decênio seguinte, nos anos 60, o clube bianconero utilizava um brasão listrado nas cores preto e branco com o nome da equipe, o ano de fundação e uma bola amarela. Durante as temporadas dos anos 70, a Udinese estampou seu primeiro emblema na camisa: preto e branco, em cinco listras, e as iniciais da agremiação - A(ssociazione) C(alcistica) U(dinese). Se agradou, ninguém disse. Já em 1977-78, na conquista da Copa Itália Série C (torneio semiprofissional, contra a Reggina), os jogadores utilizaram a bandeira da Itália nas camisas - assim como Milan, Verona, Napoli...No entanto, no acesso à Série B nesta mesma temporada já não se via mais o brasão na camisa listrada de Gigi del Neri, que era o meio-campista da equipe.
Lamberto Mazza criou um novo emblema para a Udinese assim que assumiu o clube, em 1981. Presidente da multinacional de eletrodomésticos Zanussi, também natural do Friuli, o mandatário bianconero estilizou apenas a letra 'Z', nas camisas. Entretanto, o emblema na cor amarela não foi bem visto pelos torcedores. Desta forma, a diretoria fez um novo escudo, preto e branco, com a referência ao patrocinador abaixo da homenagem à Údine - a letra 'V' de ponta-cabeça. O símbolo da cidade veio de família aristocrata friulana do século XIII, os Sarvognan.
Após a venda da Zanussi ao grupo sueco Electrolux, Mazza manteve a referência à sua antiga empresa na camisa. Porém, quando Giampaolo Pozzo comprou as ações do clube, em julho de 1986, a letra 'Z' foi para o lixo. Na década de 90, a Udinese criou brevemente um escudo redondo antes de trocá-lo para o seu recente: cinza, preto e branco, com uma bela coroa de louros.
Fonte: Site Quattrotratti

3 comentários:

  1. Top essa Udinese, esse escudo, Ricardo por curiosidade, você faz seus campeonatos jogando sozinho mesmo, e qual o tamanho da sua mesa ou campo ???
    Abs

    ResponderExcluir
  2. opa Obrigado Renato! sim, sempre joguei sozinho, tenho até folhas de campeonatos de 1985! A mesa é da Olliver, do Rio, a melhor do país, que é usada nas federações. Semi-oficial (1.55 x 90). Jogo 15 minutos cada jogo (7:30 cada tempo). abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que magnífico, voltei a jogar esse ano, também jogo sozinho, parabéns pelo blog !!!!

      Excluir