Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Crakes - 1989/1990´s by Botões para Sempre

Os Crakes, oficiais e antigos, 45mm, da coleção de Botões para Sempre. Não confundir com os outros CRAK´S (nome diferente) que eram ainda mais antigos, feito pelo saudoso Guilherme Biscasse nos anos 70 e 80 e eram concorrentes dos Brianezi.
Esses são dos anos 90, a grande maioria, alguns de 1989, outros dos anos 2000 não chegam a dez.
Na totalidade são 126 jogos da coleção, que datam da época mágica do Colegial, quando meu pai comprou os primeiros do interior, e os Crakes substituíram os CRAK`S do Guilherme que passou a marca para eles. Eram novidade na época, em fins dos 80´s, o São José, Internacional de Limeira em 1989, com campanhas soberbas na série B, por isso que a Crakes a produziu, Ferroviária de Araraquara etc.
O Colorado/PR que recentemente conquistei num leilão vencido era dessa época, 1989 e deixo na caixinha para vermos o que mudou de lá pra cá. A fonte escrito 'Crakes' era menor, máquina de escrever com o nome do time, bem amarelado, e os goleiros tinham decalques. Hoje a produção dos goleiros é bem tosca e infantil, diria, como essa Alemanha lacrada no fundo da foto.
Mas fica registrado PARA SEMPRE na coleção as saudades dos anos 90. Muitos times foram comprados naqueles idos e tenho até hoje como Figueirense, Paraná, Fortaleza etc.
Claro que antigamente os botões eram feitos com adesivos resistentes, o Dínamo de Bucareste era uma pérola em 1992 deles. Hoje o botão ficou com o famigerado papel por baixo, feito em tecnologia de computador e recortado e pintado.
Hoje em Campinas/SP, Dona Odete e seu Armando comandam a Jucrake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário