Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 6 de agosto de 2022

Conheça o time mais raro dos antigos Brianezi da coleção de Botões para Sempre

Sparta Praga

Edição Super Luxo

Ano: 1972 - Brianezi Primeira Geração 50mm

Caixa original do time c/ palheta de celulose 'zebra'

Conheça a História de Resiliência, fé, coragem e persistência até o final, do Jogo de Botão mais Insólito e raro da Coleção Brianezi de Botões para Sempre.


JDC traz aos leitores e seguidores uma pequena matéria sobre como Bucci conseguiu que o jogo mais raro de sua coleção dos antigos Brianezi parasse em suas mãos sem ter pago um centavo.

Corria o ano de 2018. Fim da Copa. Já quase no final do ano, um vendedor 'cobra-criada' que trabalha há séculos com antiguidades anuncia no 'HHospício Livrreee', um jogo da Brianezi do Sampaio Corrêa da primeira geração da fábrica.

Indignado com o preço absurdo já naquela época, Bucci passa o link a um companheiro e até então parceiro, para comprar o time maranhense, já que ele o possuía em duas faixas adquirido em 2011 por 100,00. E esse preço de 100 conto "seria o justo até hoje", segundo Ricardo Bucci.

Enfim. O parceiro adquiriu o item do glorioso 'Bolívia Querida do MA', e abre contato com o dito cujo, o vendedor, que é cobra-criada em brinquedos antigos.

A partir disso começa a história. Senta que lá vem história.

Fora do ML o parça de Bucci compra mais uns 2 ou 3 jogos em 50mm do mesmo dono que anunciou o Sampaio. Bucci ressalta sempre as verdades que precisam ser ditas, pois tais vendedores, segundo o jornalista, possuem zaps de garimpeiros de bazares de igrejas e instituições de caridade espalhadas por SP e até do interior do Estado, cujos preços chegam a cair do queixo de tão irrisório que eles pagam e riem no final.

Bola pra frente, como sempre deva ter comprado por preço bem baixo e o intuito é levar vantagem ganhando rios de dinheiro, arrotando caviar depois, fazendo geladeiras cheias de 5 meses, de pobre nós colecionadores, que acreditamos nas palavras deles, de comprar caro. Nunca eles compram caro. Quando vem com o papo que comprou caro já é mentira. Saca?

Continuando, Bucci dias atrás compra uma seleção do mesmo vendedor, por indicações. E não sabia que as coisas que estavam sendo anunciadas no Ml eram da mesma pessoa da seleção comprada. Após isso as fotos que foram se sucedendo confirmaram tal dúvida.

O JDC teve acesso exclusivo a um envio de zap, ou email para outro colecionador, com uma lista de times, e pasmem, não estava presente o glorioso time de Praga, uma das maiores moscas brancas feitas pela Brianezi do Leste Europeu.

Entre indas e vindas, Bucci aceita uma troca. Passa a Caldense de Minas de modelo duas faixas. Se arrepende. Tenta conseguir passar algo no mesmo ano, ao parceiro e ele recusava. Como recusou outras coisas antes raríssimas, mas pela indicação do time do Maranhão.

Bucci se sentiu impotente em como não agradar o colecionador, já que ele tinha o time de Praga, mas em modelo comum e relativamente que pode aparecer, os de duas faixas, que boa parte dos colecionadores acham que é raro, mas de raro não tem nada.

O mais raro em 50mm em caixa verde Super Luxo não foi a venda.

E até hoje o colecionador Bucci não sabe o preço de fato quanto foi arrematado, pois a venda foi por fora da plataforma, o que Bucci sempre acha que é desleal. 'Venda boa e com segurança tem que ser feita pela plataforma. Essa história de pagar por fora, com risco meu ou teu, é coisa de carioca chato e fofoqueiro", relata o jornalista.

O time de Praga foi recebido com alegria mas com tristeza pela perda do time mineiro. Passado quase 2 anos, Bucci recupera o time de Poços/MG com o mesmo parceiro, mas passando mais uns 3 ou 4 diferentes, mas ao menos A Veterana Mineira foi recuperada.

Tudo poderia ser mais fácil, segundo Bucci, com algumas considerações que ele enumera com exatidão aos seguidores do JDC:

1- Que o vendedor passasse antes tudo o que tem ....E não ficar escondendo ouro.

2- Que o parceiro poderia ser mais generoso em aceitar algo logo na primeira tomada de negociação, já que o time maranhense que ele não possuía completo em nenhum modelo, poderia ser sanado por uma simples gratidão.

Gratidão. Existe Gratidão?

JDC perguntou a Bucci sobre tal fato e ele indaga:

"Existe Obrigado em compras caríssimas feitas por nós pobres colecionadores?"

"Gostaria de saber por que a maior parte esmagadora de vendedores não agradecem com um Grato ou Obrigado em Compras caríssimas, e muitas dessas feitas há anos e há anos?"

Mas tudo isso não acontece. O mais hilário conta Bucci, que a caixa de 50mm verde Super Luxo foi pedida de volta pelo vendedor cobra-criada em plena rua, numa feira, com vários comerciantes ao redor. E que Bucci fez? Nunca que ele iria passar uma caixa original com símbolo do time para a pessoa que não quis anunciar e esconder o jogo para vários colecionadores,

JDC transmitiu acima a lista repassada a um outro colecionador e não estava presente nenhum de 50mm. E justamente a caixa pedida de volta ao jornalista Bucci, serviria para vender por muitos cifrões, mesmo vazia a este colecionador, que também ficou a ver navios.

Conclusão final:

O Cara não anuncia. Esconde. Fica guardando para quem? Nem para o cliente de maior peso, passa.

Uma seleção foi comprada 20 dias antes por mim e custava na época ter passado uma lista para mim de tudo?

Que nada. Mandou uma foto com pobres 04 times comuns. E comprei apenas o Chile e nem sabia de mais 22.

A Caldense coitada, ficou fora de casa, mas a mesma voltou, a mesma ao menos o colecionador sentiu e falou, poxa, o cara comprou em 2011 e não merecia perder. Nisso ele teve razão. Mas tudo bem. Foram 1 ano e 8 meses sem o time mineiro, os caras voltaram voando no torneio, tanto que sagrou-se campeão brasileiro do ano seguinte na série A.
 
Acreditem. Persistem. Força. Resiliência. Não deixem barato. Lutem pelos seus direitos. Lutem até o fim. Azucrinem. Coloquem os na parede. Só assim que fatos como este não aconteçam mais. O problema é que são rotineiros. Mas serve de lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário