Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O retorno do New York Cosmos

Olá, amigos colecionadores! "Botões para Sempre" preparou uma postagem super especial sobre a volta do tradicional Cosmos, time onde o Rei do Futebol, Pelé, encerrou definitivamente sua carreira. Há projeções do time disputar a Major League Soccer em 2012.
Mostro abaixo o time da Brianezi, da segunda metade dos anos 70, celulóide flexível, das duas faixas, época em que a Brianezi arrastava multidões. Trago também uma notícia que circulou no começo desse mês sobre a volta do time e para ilustrar segue fotos maravilhosas que registram um pouco deste clube que levava mais de 77 mil pessoas por jogo, especialmente na era Pelé, de 1975 a 1977.
P.S: Quem tiver algum time do Cosmos de coleção, seja Brianezi, Crak´s, Champion, Sportec, etc, fiquem à vontade para comentar. Este Cosmos irá participar de minha Taça Libertadores da América e também de um torneio "retrô", envolvendo apenas equipes da Brianezi antiga, isto é, jogos de botão fabricados nos anos 70.
Abraços a todos,

O New York Cosmos está de volta. O mais famoso time de futebol já surgido nos EUA quer ser um time profissional e se levantar do túmulo em que se deitou em 1985. E voltou da mesma forma em que surgiu para o mundo, na década de 1970. Pelo marketing.
Jogadores que fizeram a fama do Cosmos, Pelé à frente, estiveram em Nova York para o anúncio do retorno do time. Tiraram fotos, deram entrevistas e trataram do retorno da equipe como a volta de um Messias. "Esta é uma grande notícia", comemorou Carlos Alberto Torres, ex-jogador do time, em um esforçado inglês.
Durante a semana, Eric Cantona foi anunciado como diretor esportivo. E aí o novo Cosmos tenta novamente vencer não nos gramados, mas pelo marketing. "O Cosmos é forte, lindamente estruturado e tem um belo passado", disse o francês.
O Cosmos estava inativo desde 1985 e foi comprado pelo milionário inglês Paul Kemsley há dois anos. Seu grande objetivo é disputar a Major League Soccer em 2012. Para isso, Cantona fala em contratar jogadores famosos, mas em fase descendente, como o mexicano Rafa Marquez, o francês Henry e Giggs, lendário jogador do Manchester United.
Embora não tenha uma liga das mais fortes do mundo, o futebol hoje é levado a sério nos EUA, bem distante do cenário que o Cosmos tinha à sua volta nos anos 70/80. Para vencer, terá de ir muito além das jogadas de marketing. fonte: Esporte Fino.

Um pouco da história

A ideia da criação do New York Cosmos partiu dos irmãos Nesuhi Ertegün e Ahmet Ertegün, ambos nascidos na Turquia. O Cosmos se uniu a NASL em 10 de dezembro de 1970.

O nome do clube foi idealizado pelo inglês Clive Toye, o primeiro diretor do clube. A inspiração veio do New York Mets, time de beisebol. Da mesma forma que "Mets" era a forma curta de "Metropolitans", Toye optou por "Cosmos", como forma curta de "Cosmopolitans" e o clube foi batizado como New York Cosmos.
Foi também por sugestão de Toye, que as cores iniciais do Cosmos fossem o verde e amarelo, em homenagem ao Brasil de 1970, tri-campeão da Copa do Mundo. O verde e o amarelo permaneceram até 1974, quando foram alterados para o branco e o verde, que foi usado até 1979. A partir de 1980, as cores passaram a ser o branco e o azul.
O clube passou a contratar vários jogadores famosos, tais como Pelé, Beckenbauer, Chinaglia, Carlos Alberto Torres, Oscar, Rildo e Johan Cruyff, chegando ao ponto de ter um elenco formado por 16 nacionalidades. O poder econômico do Cosmos se refletiu em conquistas esportivas e o clube se tornou a franquia mais famosa e vitoriosa da NASL, conquistando 5 títulos nacionais (1972, 1977, 1978, 1980, 1982).

"Botões para Sempre" preparou uma relação de fotos maravilhosas sobre este lendário time.

Apresento-lhes o Cosmos, da segunda metade dos anos 70, da Brianezi. A Brianezi foi a primeira empresa a fabricá-lo pelo que se tem notícia. O material importado do Japão, em acetato e celulóide flexível, como neste modelo, arrastava uma legião de colecionadores. O detalhe do escudinho impressiona e as cores verde e amarelo dão um colorido especial na mesa. 
Cosmos 1971
Cosmos 1973
Cosmos 1974
Cosmos 1975, já com o Rei Pelé!

Cosmos 1976

 Cosmos 1977

 1977: Pelé, Messing e o brasileiro Rildo

 Cosmos 1977
 Cosmos x Santos, na despedida do rei Pelé. 1977. foto: Placar/Abril
Timaço do New York Cosmos, déc. de 70, com Pelé!

Cosmos 1978 com Carlos Alberto Torres
 1978
Cosmos 1980
Cosmos 1981
 Cosmos 1980-1981
 Cosmos 1982
 Cosmos 1982
 Assinatura dos jogadores do Cosmos, déc. de 80
Cosmos 1983
 Cosmos 1984

 O Cosmos em ação no final da década de 70
 Pelé, de costas. 1977
1975. Pelé


 Chinaglia, Pelé e Beckenbauer
 Outra, com os mesmos jogadores


Notícia: 07 de março de 2011

Pelé viaja à Ásia para ajudar a promover retorno do New York Cosmos

Pelé está de volta ao New York Cosmos, desta vez como uma espécie de “garoto-propaganda”. Ele está participando de uma turnê promocional do clube norte-americano, que pretende voltar a disputar torneios oficiais, pela Ásia. O ex-camisa dez encerrou sua carreira no New York Cosmos, no qual atuou entre 1975 e 1977. Na viagem para a Ásia, Pelé, presidente de honra do clube dos EUA, será acompanhado por Eric Cantona, que recentemente assumiu o cargo de diretor de futebol. O grupo que comprou o nome Cosmos confirmou que Pelé e Cantona viajaram para Cingapura. Ao lado deles, também foram o ex-jogador Cobi Jones, o presidente Paul Kemlsey e o vice Terry Byrne. Nesta segunda-feira, eles estarão em Hong Kong. Don Garber, comissário da Major League Soccer (MLS), afirmou que o relançado New York Cosmos é apenas uma das equipes que pretendem se tornar a 20ª franquia do campeonato. No momento, o NY Cosmos ainda não tem um time formado.
fonte: esporte.uol / Das agências internacionais
crédito das fotos: Getty Images / Reuters e Peter Robinson

Chinaglia e Pelé 1977
New York Cosmos 1970/1980

Carlos Alberto Torres será o novo embaixador do Cosmos
Abril/2011
  Pelé e Carlos Alberto Torres / Getty Images

O New York Cosmos anunciou nesta quarta-feira, 13 de abril, que Carlos Alberto Torres, que defendeu a equipe de 1977 a 1982, será o novo embaixador internacional do clube que abriu as portas para o futebol nos Estados Unidos com a contratação dele e de Pelé, entre outros, na década de setenta.
Fora da Major League Soccer, o Cosmos atualmente mantém apenas equipes de base, formando jogadores, através do "Cosmos Academy". Mesmo assim, quer manter o seu legado para o futebol norte-americano.
Desta forma, o capitão do tri terá a função de ajudar na identificação entre o Cosmos que brilhou nos primórdios do futebol nos Estados Unidos e o atual trabalho de formação de talentos. Ele também interagirá com fãs e com a imprensa e promoverá a história do clube pelo mundo, participando dos esforços do Cosmos para voltar a ter um time profissional.
"Meu período no Cosmos foi único e muito especial para mim e eu me sinto muito orgulhoso de ajudar a relembrar os grandes momentos do clube", disse Torres, que foi campeão do NASL Soccer Bowl em 1977, 1978, 1980 e 1982, ano em que se aposentou. Neste período, só deixou o clube para uma rápida passagem pelo California Surf.
 Carlos Alberto, Cosmos 1977
Vídeo: Pelé e New York Cosmos!

11 comentários:

  1. Ricardo, fantastica esta reportagem, parabens a voce pela conquista deste time lindo do Cosmos, grande abraço Jorge Farah

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Farah, que legal que você gostou. Cresci comprando times da Brianezi, sem dúvida, é uma das marcas de botão que tenho mais saudades!
    abs Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, excelente reportagem onde resgata a história de grandes times. Me ajude a montar uma seleção do Cosmos de todos os tempos. Gostaria que o amigo selecionasse uma seleção do Cosmos com 15 jogadores com as numerações oficiais para eu poder montar um time de botão.
    Abraços
    Régis

    ResponderExcluir
  4. Caro Régis, obrigado por gostar do blog. Te indico o timaço de 1977 com Pelé. Eis:
    1.Messing;
    14.Morais, meia, aqui improvisado na lateral-direita (BRASIL),
    25.Carlos Alberto, o Capita (BRASIL),
    4.Roth, o capitão (IUGOSLÁVIA) naturalizado norte-americano e
    3.Dimitrijevic, meia, aqui improvisado na lateral-esquerda (IUGOSLÁVIA);
    Meio-Campo:
    6.Beckenbauer, o Keizer (ALEMANHA OCIDENTAL) e
    8.Garbett (INGLATERRA);
    Ataque:
    7.Field (INGLATERRA),
    10.Pelé, o Rei (BRASIL),
    9.Chinaglia(ITÁLIA) e
    11.Hunt (INGLATERRA).
    Técnico: Eddie Firmani (ITÁLIA)

    Régis, caso queira adesivar este time, ele está prontinho e foi feito de forma genial no blog Botões & Esquadrões. Vá direto a este link: http://botoeseesquadroes.blogspot.com/2011/12/cosmos-1977.html
    que você encontra o time com as carinhas p/ adesivar.
    Obrigado, grande abraço Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção. Sempre gostei deste blog. Parabéns!!

      Excluir
  5. Que saudades deste time!!

    ResponderExcluir
  6. Sensacional o seu blog ,descobri ele hoje ,fico feliz de poder compartilhar e relembrar grandes momentos , e aquele futebol fantático e nossos botões eternos, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Luis Fernando, fico contente que você gostou. Abração Ricardo

    ResponderExcluir
  8. belo registro histórico!

    ResponderExcluir
  9. Bacana essa matéria, e o blog também. Parabéns!

    ResponderExcluir