Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 3 de setembro de 2011

"O tremendão da Aerolândia" voltou! Calouros do Ar (CE) está de volta aos gramados

Olá, amigos colecionadores! Botões para Sempre traz uma matéria do Globo Esporte mostrando a volta do Calouros e a terceira divisão cearense. Torço muito para o sucesso do Calouros do Ar em 2011, que ele volte rapidamente para a elite do futebol do seu estado, muita força para toda a equipe e um grande abraço ao meu amigo, diretor de Relações Públicas do Calouros, Rômulo Barroso. 

 O Calouros do Ar, da Brianezi, com escudo retrô, 1970-1980
  
Terceira divisão do Campeonato Cearense: o cemitério dos campeões

 

Com dez clubes divididos em três grupos, a competição recebe times campeões da elite do estadual e segue sem credibilidade dos participantes

 

Por Roberto Ranulfo, Fortaleza, CE 

Marcada para ter início nesta sexta-feira, a Terceira Divisão do Campeonato Cearense se tornou o lar de campeões estaduais do passado que, durante as décadas, perderam força e prestígio. Hoje, tentam se reerguer e fugir da Terceirona, apesar das dificuldades.
Nos últimos anos, os amantes do futebol no Ceará se acostumaram a ouvir nos estádios: "Uh terror Clodoaldo é matador!". Do lado da torcida do Ceará, Sérgio Alves, um dos mais recentes ídolos, era aclamado como o Carrasco Tricolor.
Se décadas atrás, as torcidas organizadas tivessem a mesma força que têm nos dias de hoje, possivelmente, se ouviria nos campos de futebol: "Uh terror, Jombrega é matador". Ou os fanáticos por futebol clamariam o nome de Beto: o carrasco tricolor, na década de 50.
Beto foi um dos grandes atacantes do Calouros do Ar, no título cearense de 1955, que, de acordo com Francisco Menescal, atual vice-presidente do clube, "fazia tremer os zagueiros do Ceará". Já o centroavante Jombrega marcou oito gols no Campeonato Cearense de 1945 e ajudou o Maguary a conseguir o título cearense.
Os dois atletas são algumas lendas que marcaram o futebol cearense em clubes que, atualmente, estão bem distantes das manchetes de jornais e anos-luz de gerar a repercussão de décadas passadas. São times que ainda tentam sobreviver graças às suas histórias quase esquecidas pelo tempo. Muitas destas equipes estão reunidas em uma competição que, de acordo com dirigentes dos clubes participantes, não emociona nem gera renda: o Campeonato Cearense da Terceira Divisão.
A competição que está no calendário da Federação Cearense de Futebol desde 2004 e tem como atual campeão, o Crateús, conta neste ano com dez clubes. Dentre eles, o Sport Club Maguary, bicampeão estadual em 1943 e 1944, e o Calouros do Ar, campeão cearense de 1955.

 Equipe do Maguary bicampeã em 1943 e 1944

Como eles chegaram lá?

O Maguary marcou seu nome na história do futebol cearense. Além de quatro títulos do Estadual, a equipe foi vice do torneio em sete oportunidades. O time chegou a ter uma das maiores torcidas do estado do Ceará e quase conseguiu o tricampeonato do torneio.
- Eu diria que, apesar de não ter ganho, o grande momento do clube foi a tentativa do tricampeonato em 1945. O time vinha da inauguração da nova sede, mas foi surpreendido pelo Ferroviário. Mesmo assim, por coroar dois campeonatos, foi o grande momento do clube – diz Aguiar Junior, presidente do Maguary.
Porém, logo após o insucesso em 1945, o chamado Clube dos Príncipes abdicou dos torneios estaduais e começou a participar apenas de competições amadoras, até 1975, quando fechou suas portas, só voltando a disputar o Campeonato Cearense em 2009, tendo que voltar na Terceira Divisão. A torcida acabou migrando para outros clubes.
- O Maguary tinha um dos maiores torcidas do Estado. Quando ficaram orfãos do time, os torcedores migraram para o Fortaleza e para o Ceará. Pela mágoa na perda do título de 1945, o restante da torcida não teve empatia pelo Ferroviário – declarou Aguiar Junior.
O Calouros do Ar, outro clube de glórias no Estado, teve seu grande momento em 1955, quando se sagrou campeão cearense. Na época, o time, que recebeu esse nome em homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza, se manteve na elite do Campeonato Cearense até 1998, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão.
- Nascemos e vivemos na Base Área. Até que, infelizmente, por mudanças de comando, nosso time se desligou da base e começou a perder força – disse Francisco Menescal, atual vice-presidente do Calouros do Ar. O clube foi definitivamente desligado da Base Aérea em 2005. Um ano antes, a equipe caiu para a Terceira Divisão do Campeonato Cearense, de onde não saiu mais.
Atualmente, disputando a Terceirona, Maguary e Calouros do Ar sofrem para se manterem vivos no futebol.
- Não existe time pequeno, mas sim, clube sem dinheiro. Sem verba ninguém faz nada, então perdemos e fomos para a Terceira em 2010 por situação financeira, mas resolvemos 'desenterrar' o Calouros – disse o vice-presidente do Calouros do Ar, Francisco Menescal Wambar.
Outro campeão estadual, no ano de 1966, o América sequer disputará a competição. Sem dinheiro para montar adequadamente uma equipe para a terceira divisão, o tradicional Mequinha desistiu de participar em 2011. Com isso, estará ainda abaixo de Maguary e Calouros do Ar, na escala de esquecimento no futebol cearense.

 Comissão do Calouros do Ar Clytts Jones à direita, de boné, foto Divulgação: Calouros

Camisa atual do Calouros do Ar - 2011

Terceirona questionada

A Terceira Divisão do Campeonato Cearense de 2011 começa nesta sexta-feira e já está sendo bem questionada. Presidentes e dirigentes dos clubes participantes reclamam do formato e da falta de investimentos dos clubes.
- Não é um bom campeonato. Há muita difículdade para arranjar patrocínio e sem as transmissões de televisão complica muito. É um sofrimento grande, com muitas despesas – declarou o presidente do Itapajé, Mário Pinto Pontes. Embora não tenha sido campeão cearense da primeira divisão, em nenhuma oportunidade, o clube já figurou
O formato de disputa, para alguns clubes, poderia ter sido pensado de forma diferente.
- Fiquei surpreso com a fórmula de disputa do campeoanto. São apenas dez clubes divididos em três grupos. Para mim não é o melhor formato. Infelizmente, a terceira divisão é esquecida . A gente procura, mas não consegue patrocínio, só promessas, fica só no sacrifício. Alguns diretores vão ajudando, mas não é fácil – desabafa Eudásio Barroso, da diretoria do Calouros do Ar.
Alguns vão ainda mais longe. O presidente do Maguary chega a questionar a existência da competição. Aguiar Junior acredita que a junção entre a segunda e a terceira divisões do Estadual atrairia mais o público e deixaria a competição mais forte.
- É uma competição totalmente falida. Sem público e visibilidade, é um verdadeiro inferno para o futebol cearense, não deveria existir. Por mim, haveria apenas a Primeira Divisão e a Segundona. Neste formato que está, pudemos presenciar barbaridades. Maguary e América, dois clubes campeões cearenses, no estádio do Uniclinic, tinham três pagantes. Este torneio levará os clubes a uma situação caótica – declarou Aguiar Junior.
O GLOBOESPORTE.COM/CE procurou a Federação Cearense de Futebol para responder às críticas feitas pelos dirigentes dos clubes cearenses que disputam a Terceira Divisão do Campeonato Cearense. Contudo, os contatos feitos com a assessoria da FCF e diretamente com o presidente da entidade, Mauro Carmélio, não foram atendidos.


 Calouros do Ar - campeão cearense de 1955

Esperança

As equipes tradicionais tentam se reerguer e voltar aos tempos de glória. Para isso, os clubes vão se reforçando como podem para tentar sair o mais rápido possível da Terceira Divisão.
O Maguary, que hoje treina no Estádio Valdir Bezerra, na Lagoa Redonda, e sobrevive com a ajuda do patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e de parceiros, trouxe para gerenciar o futebol, o experiente Mirandinha, ex-jogador e técnico, e conta com um elenco bem experiente para conquistar a Terceirona.
- O futebol cearense não pode viver dessa eterna disputa entre Fortaleza e Ceará – diz Aguiar Junior, presidente do Maguary.
O Calouros do Ar aposta em um plantel bem novo, com média de idade de 20 anos, comandados por Clytts Jones, técnico acostumado com acessos. Clytts conseguiu subir para a Segunda Divisão com vários clubes, dentre eles, Caucaia, São Benedito e Tauá.
- Sem a menor sombra de dúvida, estarmos disputando a competição para subir. Na Segunda Divisão, as portas se abrem e é mais fácil conseguir patrocínio. O plantel é bom e faremos de tudo para conseguir – disse o diretor de futebol do Calouros do Ar, Eudásio Barroso.

Calouros do Ar 2011. Crédito da foto: Ronaldo Déber (http://deberlima.blogspot.com)

fonte: http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2011/08/terceira-divisao-do-campeonato-cearense-o-cemiterio-dos-campoes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário