Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 12 de março de 2015

Meus campeonatos: Dá-lhe Inter - SP

Botões para Sempre parabeniza a Internacional da cidade de Limeira, jogo de botão produzido pela Crakes, os primeiros quando a fábrica mudou de nome (de Crak´s para Crakes), em 1990. O time conseguiu o brilhante acesso para a Primeira Divisão de Oficiais batendo o forte e extinto Pinheiros, da Brianezi, na casa do adversário por 3 a 1. Em breve teremos as semi-finais do torneio da Segunda Divisão. Já temos as 04 equipes classificadas: Portuguesa de Desportos (Brianezi), America - RJ (Brianezi), XV de Piracicaba (Brianezi) e Inter - SP (Crakes). Agora a luta é para ser campeão da divisão de acesso!
1988 e 1989, por David Ribeiro

4 comentários:

  1. Time tradicional do interior paulista, o Inter de Limeira chegou a ter grandes equipes. Uma coleção de times botão sempre é mais divertida quando inclui clubes menores, geralmente do interior. No início dos anos oitenta gostava fazer jogos do Inter contra XV de Piracicaba, Comercial, Ponte Preta e Guarani, todos da Brianezi. Os dois últimos, claro, formavam o grande duelo do interior. Futebol de botão é terapia, magia e nostalgia.

    ResponderExcluir
  2. Fala Marco! Amigo quantos times você tinha da Brianezi? O que aconteceu, ainda você os tem? Você se lembra dos times que você tinha? Meus primeiros que meu pai comprou e minha saudosa avó compraram foram: Clube do Remo - 1976, o primeiro duas faixas, Inter - RS, Flamengo, Cosmos, Corinthians, Guarani, Bayern, Manchester, Brasil CBD de 1979, todos duas faixas. Uma pena que muitos botões quebraram desta época: exemplo o Remo quebraram três jogadores, do Manchester, acho lindo este time, preciso encontrar ainda quatro jogadores para completar, etc. abs Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,

      Cheguei a ter pouco mais de trinta times da Brianezi estilo duas faixas. Era uma coleção modesta, mas respeitável. É um grande lamento não tê-la hoje. Foi extraviada durante uma mudança, no final de 1984. Só voltei a me interessar pelo futebol de botão há uns cinco anos, ao fuçar a internet.

      Hoje tenho uma mesa semi-oficial e alguns times feitos pela BFA que são réplicas dos Brianezi duas faixas, com lentes de 42 mm. Alguns são excelentes, outros apresentam certa dificuldade com as cores. Mas foram a melhor forma que encontrei de reviver o futebol de botão no estilo que curti nos anos oitenta.

      Brianezi originais são vendidos a preços exorbitantes e estão em mal estado de conservação, no geral. Meu interesse é jogar com os botões, não colecioná-los em estado frágil. As réplicas, além de novas, são bem mais baratas. Seria ótimo se a Brianezi voltasse a funcionar, mas não alimento ilusões.

      Exercitei minha memória há alguns anos e lembrei-me de todos os times da minha coleção de botões da Brianezi. Eram os seguintes:

      Times paulistas: Guarani, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Portuguesa, Comercial, Inter de Limeira, XV Piracicaba e Juventus.

      Times cariocas: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América e Bangu.

      Times mineiros, gaúchos e nordestinos: Atlético, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Bahia, Ceará e Santa Cruz.

      Seleções e times estrangeiros: Brasil, Alemanha, Escócia, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Valência e Saragoza.

      Algumas poucas coisas boas vieram com o tempo. A bolinha usada hoje, de microfibra, é muito melhor que a de lã ou mesmo a de feltro. E a internet está aí para reunir os interessados em manter vivo o futebol de botão, essa invenção genial.

      Abraço,
      Marco

      Excluir
  3. Poxa, Marco! Era uma bela coleção da Brianezi antiga! Uma pena mesmo.
    Posso te dar uma dica: procure no Mercado Livre de vez em quando algum ou alguns que você queira recuperá-los, tipo pode ser Brianezi da terceira fase, tipo aquele Atlético de Madrid que você gostou, mas não será os mesmos que você tinha, né? Esses duas faixas são realmente exorbitantes e difíceis, sou louco por estes botões tb, mas sei que o grau de dificuldade de se achar é complicado. Que bom que vc está jogando seus campeonatos, fico feliz de ver que este esporte é muito bom mesmo! Nos meus campeonatos amanhã terá primeira fina da segundona: Inter da Crakes x America da Brianezi - última fase! abs Ricardo

    ResponderExcluir