Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Seleção da Finlândia - Raridade da Brianezi - 1990´s

Botões para Sempre apresenta a seleção finlandesa de futebol de botão recém-adquirida. Todos os botões antigos e ilesos, super bem conservados, feitos pela gigante e saudosa 'Brianezi Indústria e Comércio de Brinquedos e Jogos', na segunda metade dos anos 90, com escudo retrô.
O escudo usado por Lúcio Brianezi, verificado no fim dos anos 90: Football Association of Finland, 1907, da Associação de Futebol do país (notar foto abaixo)
Este acima é o logo atual
1933
Um pouco da história do futebol na 'terra do gelo'
O futebol foi levado à Finlândia na década de 1890 por viajantes britânicos e foi jogado pela primeira vez em Turku. A Associação de Futebol foi fundada em 1907 e associou-se à FIFA no ano seguinte.
Diferentemente de muitos outros países europeus, na Finlândia o futebol não é um esporte muito popular, perdendo para o Hockey no gelo. Embora o futebol ainda não tenha uma posição de destaque no país, ele tem conquistado muita gente, especialmente crianças e jovens.
O maior ídolo: Jari Litmanen
O maior astro do futebol da Finlândia realizou sua estreia em 1989 contra Trinad e Tobago e marcou seu primeiro gol em 1991 contra Malta. O fato da Finlândia nunca ter se qualificado para um torneio internacional como a Copa do Mundo ou Eurocopa, não impediu que Litmanen provasse seu talento para o mundo. Foi capitão de sua seleção desde 1996, onde foi o coração e a alma da equipe nórdica por mais de uma década. Detém o status de jogador com mais partidas jogadas pela seleção finlandesa, sendo o maior artilheiro com 31 gols. Em 2004, o atleta que teve passagens brilhantes pelo Ajax, Liverpool, Barcelona, foi eleito o melhor jogador da Finlândia dos 50 anos da UEFA, nos prêmios do Jubileu da entidade.
O gênio Litmanen. Reparem na camisa, o mesmo escudo que a Brianezi utilizou na confecção do jogo de botão.
Raro registro da Finlândia: esta partida aconteceu em 1987 contra o Brasil, em Helsinque. Me lembro como se fosse hoje, claramente. Estava no ginásio, cursando a 6ª série, quando a seleção canarinho comandada por Carlos Alberto Silva derrotou a boa seleção finlandesa daquela época, por 3 a 2. O primeiro gol de Romário vestindo a camisa canarinho. Uma grande partida de Valdo. Notar o atleta ao fundo, à esquerda. Saudades de tantos bons amistosos durante a época do final de minha infância.
Nelsinho, lateral brasileiro, em ação.
1970´s
80´s e abaixo o Helsinque Stadium
1990´s
Atual seleção
Atual camisa abaixo:
UEFA Euro - eliminatórias para 2016, contra a Hungria
A bela Helsinque, capital com 600 mil habitantes: sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1952.

2 comentários:

  1. Ricardo, que relíquia a camisa antiga da Finlândia. Litmanen fez parte do Ajax que ganhava tudo nos anos 90.

    ResponderExcluir