Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

'Meninos da Vila' - Santos - Gulliver original 'carinhas' 1978

Botões para Sempre traz uma postagem especial sobre a 2ª versão do Santos da Gulliver 'carinhas', original de 1978, recém-adquirido da coleção intitulada 'Grandes times do futebol brasileiro'. A belíssima coleção da Gulliver, uma das mais famosas e históricas, foi a primeira que tive contato no universo do botão. A referida firma localizada em São Caetano do Sul produziu os grandes times brasileiros da época entre 1977 (a maioria dos clubes) e algumas versões de 1978, caso desta equipe do Peixe, que ficou famosa com o nome de 'Meninos da Vila'.
O nome "Meninos da Vila" foi dado e eternizado por Chico Formiga. O saudoso técnico explicou assim: "Este nome acabou pegando porque sou mineiro e, lá, temos o costume de chamar os garotos de meninos. Assim, quando me perguntavam do time, eu respondia que os meninos estavam bem", relembra Formiga. A partir daí, nomes como os de Juary, Pita, João Paulo e Nílton Batata surgiam da Vila Belmiro para o mundo.
Dedico esta postagem em homenagem ao saudoso Chico Formiga, que lançou os 'Meninos da Vila'

Um pouco da história deste time da Gulliver
Corria o ano de 1978. Ainda não dava minhas primeiras 'palhetadas'. Ficava só observando meu irmão mais velho na velha 'tábua' de botão, o famoso "Estrelão". Comecei a jogar um ano depois, por volta de cinco anos, já no fim de 1979. Um ano antes meu irmão comprava, ou melhor, meu pai nos presenteava no supermercado "Jumbo Eletro", hoje Extra, na Av. Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo, os times da Gulliver 'carinhas' tanto no modelo "Bolão", de plástico fino, comprado em saquinhos, como os de 'cristal', os chamados acrílicos, estes últimos vinham em caixinhas amarelas. Também adquiria botões no final da produção da Gulliver, com rosto de jogador, que foram comprados pelo meu saudoso avô paterno, em 1979-1980. Os pacotinhos da Gulliver eram abertos com emoção e alegria em uma banca de jornais, contendo sempre três jogadores em 'carinhas'. Assim ia aumentando e formando a coleção. O Santos meu irmão tinha exatamente o da foto, em acrílico-cristal. A história que ele me conta é que nosso tio, santista fanático, vinha frequentemente com seu carro Maverick amarelo para jogar partidas épicas no 'velho' Estrelão. Foi assim que uma das partidas terminou em 8 x 2, vencida pelo meu tio contra meu irmão, na peleja entre o Santos de 1978 contra o Corinthians de 1977, todos da Gulliver. p.S: O goleiro Ernani Sales, que aparece na foto acima, foi comprado pelo meu avô do time base de 1977 e estava guardado 'para sempre', em minha coleção.
Foto inédita datada de julho de 1978, ano que tínhamos o mesmo Santos da Gulliver 'carinhas'. Na imagem vemos o meu irmão e eu (o caçulinha) no volante do belíssimo Chevette marrom, comprado pelo meu pai em 1977. Eita, saudades...
Este Maverick amarelo era idêntico ao de meu tio, santista fanático, e que simplesmente 'humilhou' jogando uma partida contra meu irmão no Estrelão. O Santos de 1978 da Gulliver 'carinhas', que foi comandado pelo meu tio, goleou o Timão de 1977 por 8 a 2, fora o baile...
A cidade de São Paulo, no final da década de 70
Acervo particular de Ricardo Bucci - Revista Manchete
Olha aí o saudoso Jumbo Eletro, onde meu pai nos presenteava com os Gulliver carinhas, no fim da déc. de 70. Acervo particular de Ricardo Bucci - Revista Manchete

O campeonato Paulista de 1978
O Santos tinha em sua linha de frente como titulares jogadores mais experientes como Clodoaldo, remanescente da geração de Pelé. Porém, com o passar do tempo foi entrando no time a 'meninada' vinda das categorias de base. O Peixe chegou à final contra o São Paulo já em 1979 (devido a uma tabela confusa da época, o campeonato de 78 só terminou no ano seguinte). No primeiro jogo, deu Santos por 2 x 1. Empate no segundo: 1 x 1. E, no terceiro jogo, deu São Paulo por 2 x 0. O jogo foi para a prorrogação que terminou 0 x 0, dando ao título ao Santos. Assim consagrou uma geração que não sentiu o peso da camisa que vestiam, desfilando o futebol bonito e habilidoso. 
Juary: um dos maiores ídolos do Santos no fim dos anos 70
Juary em 1978: saudades destas camisas em algodão, de tecido quente, típica dos anos 70, vejam abaixo

Novembro de 1977: esta foto da Placar foi que a Gulliver utilizou-se para produzir a primeira cartela (1ª versão). Reparem no goleiro Ernani, o mesmo que meu avô comprava na época.
1978
Craque Ailton Lira
Gilberto Sorriso, Aílton Lira, Pita, João Paulo e Nílton Batata
Aqui vemos o Santos enfrentando a Lusa, em 1978. Pacaembu.
O gênio Pita
Santos 3 x 2 Juventus, no Pacaembu. Paulistão de 1978. Dezembro. Partida assistida ao vivo pelo meu tio que levou o meu irmão para ver o Peixe ganhar a peleja em cima do Moleque Travesso.
Fonte de pesquisa e crédito das fotos: Sites Canelada, Acervo Santista, Milton Neves, Revista Placar, Gazeta Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário