Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Os primeiros Crakes da firma Jucrake Artigos Esportivos - Campinas

O blog traz os primeiros times que comprei da firma Jucrake, que ainda está no mercado. Era adolescente em 1989. Estava terminando o ginásio, nome dado na época saudosa. A referida fábrica nasceu em Campinas/SP em Março daquele ano de 89, quando começou a fazer times no estilo 'tampa de relógio', um plástico mais encorpado do que os antigos Crak´s. Não confundir com aqueles times de acetato maleável na mesa, com 'duas faixas', que o saudoso Guilherme Biscasse produziu entre 1972-1989. Aqueles eram os CRAK´S que foram vendidos, sendo que em 1989 aparecia no mercado os botões Crakes, (escritos com 'es', no final) para diferenciar do nome que existia antigamente. Hoje os filhos de Biscasse comandam a empresa Futmesagol e produzem os botões Ki-GOL.
Os primeiros botões da Jucrake, do sr. Armando, de Campinas, ainda vinham com escudos nos goleiros no fim da déc. de 80. Isto foi verificado até meados da década de 90, logo depois estas peças foram substituídas por goleiros sem os símbolos. Mesmo processo teve a Brianezi. Hoje os botões Crakes têm papel por baixo, pois o processo de fabricação mudou muito desde quando eles nasceram. Apresento abaixo os primeiros times para verificarmos a mudança de 1989 para cá. Antigamente eles faziam os botões todos pintados, com decalques resistentes. Eram muito bons na mesa, ainda correm, deslizam e encobrem perfeitamente os goleiros. São eles: Botafogo de Ribeirão, São José, Internacional de Limeira, Ferroviária e XV de Piracicaba. Todos comprados no fim da década de 80 numa lojinha de brinquedos na Rua Pamplona. Saudades.
Os antigos com decalques resistentes, todos pintados de minha coleção. Times emblemáticos do interior de São Paulo que a Crakes sempre produziu em grande quantidade. Nas últimas fotos a mudança: hoje os atuais Crakes todos com papel por baixo dos botões.
CSKA Sófia produzido atualmente
E as seleções feitas atualmente com arte por baixo dos botões

Um comentário:

  1. Caramba, minha saudosa Inter de Limeira... joguei muito com ela
    que pena que vendi tantos times legais que tinha

    ResponderExcluir