Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Meus campeonatos: Festa de abertura para a Copa do Mundo - Japão 2017

Hoje tivemos o sorteio das 32 seleções que participarão da Copa FIFA Japan 2017. Mais um certame, o principal campeonato do ESPORTE MUNDIAL e também em 'Botões para Sempre'. Quem não espera um torneio como este para realizá-lo? Isso para mim é sangue puro, nostalgia, terapia, reviver os craques de copas na mesa, simplesmente inesquecível! Para essa Copa não teremos a presença das duas Alemanhas extintas: Ocidental, que já faturou dois canecos e a Oriental, um vice-campeonato. O que dizer de uma Copa sem a temível Alemanha ou Alemanhas?
Mas, a bolinha vai rolar para grandes seleções e muitas emergentes como Luxemburgo, feito em 1986, pelo antigo fabricante de botões, o amigo Alexandre Badolato. Só em "Botões para Sempre" que teremos jogos curiosos como Luxemburgo x Marrocos. E o que dizer de Brasil x Albânia?
No final das fotos abaixo, temos um breve comentário do jornalista que aqui vos escreve, mas quem sou eu para dar prognósticos? apenas um resumo do que fizeram essas magníficas seleções nas Eliminatórias. 
A maioria das marcas pertence novamente a Brianezi. Muitos times da primeira edição, com apenas a bandeira (escudo) e o número, todas as 32 seleções totalmente originais de marcas antigas.
A Sportec vem muito forte. Quase todas as seleções dessa marca do Itaim Bibi, do ex-fabricante Júlio, que participaram das Eliminatórias, conseguiram alcançar vagas.
Que vença a melhor seleção e parabéns para a Terra do Sol Nascente, país anfitrião do Mundial de 2017!
Grupo A
Japão - Anfitrião - Brianezi
Iugoslávia - Botões Badolato 1985
Albânia - Brianezi
Brasil CBD - Brianezi
Grupo B
EUA - Brianezi
Espanha - Sportec
Luxemburgo - Botões Badolato 1986
Marrocos - Crakes
Grupo C
Hungria - Brianezi
Rússia - Brianezi
Bolívia - Brianezi
Argélia - Ki-Gol
Grupo D
Holanda - Brianezi
Bulgária - Brianezi
Austrália - Ki-Gol
Porto Rico - Brianezi
Grupo E
Argentina - Brianezi
Escócia - Brianezi
Islândia -Sportec
Arábia Saudita - Brianezi 45mm
Grupo F
México - Brianezi
França - Brianezi
Portugal - Sportec
Peru - Champion
Grupo G
Inglaterra - Brianezi
Bélgica - Brianezi
Uruguai - Brianezi
Canadá - Brianezi
Grupo H
Camarões - Brianezi
Itália - Sportec
Suécia - Brianezi
Paraguai - Celulóides 'desconhecidos' - 40mm

Obs: Seleções em negrito são CABEÇAS-DE-CHAVE, melhores campanhas no mundial passado.
Comentários
Grupo A - O PRINCIPAL GRUPO DA MORTE, sem dúvida. Esta chave é muito equilibrada em termos botonísticos. Japão duas faixas da Brianezi, mesmo sem ter participado das Eliminatórias é uma incógnita. A Iugoslávia, do fabricante Badolato, de 1985, chega ao Mundial com muitos empates, mas sem derrotas. Eliminatórias perfeita do selecionado do Leste. Em falar em 'velho leste' Europeu, segunda participação da Albânia da Brianezi duas faixas, que, no mundial passado, avançou de fases. A seleção canarinho é estreante feito pelo fundador da fábrica, Paulo Brianezi. Celulóides puros e correm demais. 
Grupo B - EUA da Brianezi duas faixas vai tentar se superar, já que no mundial passado, quando o sediou, caiu diante da Suíça, nos penais. Aliás, a Suíça nem viajou à Terra do Sol Nascente. A Espanha reforçada em botões feitos pelo ex-fabricante Júlio da Sportec. Botões extremamente macios. Luxemburgo é estreante, mas fez uma bela Eliminatória, invicto, mas com poucos gols. Marrocos da Crakes volta ao Mundial, passando pela África do Sul.
Grupo C
A Hungria novamente como cabeça-de-chave, botões da última leva de Lúcio Brianezi. Time já com formação e tática perfeita, com Kiss, atacante, servindo Martos, o lateral que avança muito. A Rússia fez uma excepcional eliminatória. Justamente foi ela que tirou a toda poderosa Alemanha Ocidental, vencendo duas vezes por 3 a 0 em Berlim e 4 a 2 em Moscou. Bolívia da Brianezi e Argélia da Ki-Gol, podem surpreender, especialmente o selecionado africano da Ki-Gol que adora tirar pontos dos gigantes.
Grupo D
A Holanda, terceira colocada no último mundial, vem com tudo novamente. Terá ao lado a forte Bulgária estreante em Brianezi duas faixas, que fez um bom torneio eliminatório. Austrália, que conseguiu avançar de fase no mundial passado, é um bom time da Ki-Gol, que, neste ano, tirou Líbano da mesma marca no apagar das luzes. Porto Rico é outro estreante, feito por Paulo Brianezi em 1972-76, celulóides que alcançaram o primeiro lugar à frente dos EUA.
Grupo E
A Argentina de Maradona de 1982 da Brianezi duas faixas, ainda quer esquecer do mundial passado, quando perdeu para a Alemanha Ocidental nos penais na grande decisão. Terá como concorrentes de grupo a forte Escócia da Brianezi, terceira fase, que já foi vice há dois anos atrás. A Islândia é estreante da Sportec, mas um bom time que oscilou nas Eliminatórias e junto com a Arábia Saudita de 45 mm da Brianezi, que quer dessa vez passar de fase.
Grupo F
Quem diria o México, cabeça-de-chave. Bom mundial no ano passado e novamente uma excepcional Eliminatórias. Mas não terá vida fácil. A França da primeira edição de Paulo Brianezi vem com tudo. Time extremamente técnico e Platini e Tigana jogando muito. Portugal, uma grata surpresa da Sportec, que ficou à frente da Suécia da Brianezi duas faixas, nas Eliminatórias. Peru da Champion, conseguiu triunfar num jogo histórico em Buenos Aires contra a Argentina, e carimbou vaga.
Grupo G - O SEGUNDO GRUPO DA MORTE. A Inglaterra da Brianezi duas faixas quer esquecer da goleada que tomou de Camarões nas quartas de final do mundial passado, nos EUA. Fez uma ótima eliminatórias, alternando com a Itália da Sportec, em primeiro lugar. A Bélgica foi a sensação do Grupo A das Eliminatórias, tirando a RDA extinta e ficando à frente da Iugoslávia, que já levantou caneco em botões Crakes. Uruguai reforçado na primeira edição de Paulo Brianezi. Ganhou do Brasil, mas perdeu no Maracanã. Pedro Rocha, seguramente, o maestro da equipe. Canadá. Cuidado com os canadenses. Time também nos modelos antigos da Brianezi, celulóides duas faixas, que fez uma bela campanha nas Eliminatórias, ficando à frente do México.
Grupo H
Camarões, o grande Leão africano, time da terceira fase da Brianezi, que fez muito bonito no Mundial passado. Nas Eliminatórias, perdeu para a Nigéria, por um tento, mas em seu país goleou por humilhantes 6 a 0! A Itália revive o que MEU IRMÃO JOGAVA NOS CAMPEONATOS DO COLÉGIO, SAGRANDO-SE CAMPEÃO NOS ANOS 80. A Sportec vem com tudo nessa seleção de Conti, Rossi e Tardelli. Suécia da Brianezi duas faixas, outro selecionado de respeito, com o número 05, volante, jogando muito. Paraguai é uma incógnita. Os pequeninos 'gigantes' de celulóides desconhecidos, com decalcomanias da Brianezi, em lentes de 40 mm, teve a proeza de bater a Bolívia em 4 a 3 jogando na altitude, mostrando que tamanho não é documento.
Que vença a melhor seleção!
E o jogo inaugural em Tóquio já aconteceu. Com dramaticidade, a ex-Iugoslávia do fabricante Badolato, dos anos 80, conseguiu de forma solitária, com um gol de cabeça do atacante Bósnio Vahid Halilhodzic, faturar seus três primeiros pontos. Jogo equilibrado e a seleção estreante, o Japão, muito nervoso, foi engolido pelo sistema tático dos iugoslavos.
Quem não se lembra do técnico bósnio, ex-jogador da copa de 1982, HALILHODZIC?
ELE MESMO. FERA. GOL DE CABEÇA SOFRIDO E POTENTE, SEM CHANCES PARA O GOLEIRO JAPONÊS.
Ah!!!!!!!!!!
O que dizer de nossa seleção canarinho? Entrando no Grupo A, do anfitrião Japão.
Que jogo!!
O melhor até então, aliás a Copa promete e muito! Duas grandes seleções da Brianezi, tanto no modelo da segunda edição, com duas faixas laterais, como os 'escudos e números' da primeira leva de 1972. Estou escalando a seleção canarinho da Copa de 1974, com Waldomiro, Leão, Luis Pereira, Marinho Chagas, Riva, Jair, PC Cajú, Dirceu e cia. 
O resultado: muitas viradas. O Brasil começou melhor, com um gol relâmpago do Furacão da Copa de 70. Tomou a virada do selecionado do Leste. No segundo tempo, nova virada, e dessa vez brasileira. Mas, no final, o número 04 da Albânia, zagueiro técnico, encobriu o nosso goleiro Leão, sem chances.
Resultado final: Brasil 3 a 3 com a Albânia! Só mesmo em Botões para Sempre!
 E que venham mais Jogos!

3 comentários:

  1. Legal Ricardo!
    Curto muito teu blog e recentemente você me ajudou com o enigma da marca do fabricante de uns times meus.
    Muito boa a resenha esportiva dos jogos!
    Também estou no projeto Copa do Mundo a qual irei jogar ano que vem. Acompanhe as eliminatórias que fiz no meu blog ou coloque ele nos teus favoritos se curtir.
    http://meuscampeonatosdefuteboldebotao.blogspot.com.br/?m=1
    É isso amigo...se depender de nós o futebol de botão jamais acabará!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!
    Não deixe de postar os updates !
    Grande abraço
    Manfred W

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos Paulo e Manfred! Pode deixar, será um prazer. Copa do Mundo é o evento que mais admiro, aliás, quem não gosta de realizá-lo. Quando tinha nem 08 anos na Copa de 82, recortava todos os emblemas das camisas do álbum Ping Pong (as figurinhas repetidas) e montava as 24 seleções daquela copa em gullivers dos anos 70. Saudades! Lembro-me que a Escócia de Dalglish e Souness brilharam. Ganharam a copa. Abração.

    ResponderExcluir