Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

'A máquina de jogar futebol de botão' - Gulliver original 1977

Botões para Sempre apresenta:
MÁQUINA TRICOLOR RJ - 1977 
GULLIVER 'CARINHAS' ORIGINAL, NA CAIXA, DATADA DE 11/11/1982
O blog publica mais um time original da Gulliver em 'carinhas' da histórica coleção 'Grandes Times do Futebol Brasileiro'. Falta pouco...Muito pouco para completar essa coleção que foi a primeira que tive contato no botonismo com apenas 04 anos de idade! A curiosidade fica por conta de mais uma novidade jornalística: Podem perceber que até o fim de 1982, os grandes magazines da época ainda vendiam essas relíquias. Portanto, até onde sabemos, novembro de 1982 é o limite. Começou em 1977 nas primeiras versões. Em 1978 mais versões dos grandes paulistas, como o Bugre e a Seleção. E a produção dos 21 selecionados se estendeu em vendas nas lojas até, por enquanto, 1982.

No início dos anos 70, o Flu demonstrava que aquela seria a sua década de ouro. O título nacional conquistado em 1970 foi apenas uma prévia do que viria pela frente. Naquele ano, o time ganharia pela primeira vez o apelido de 'máquina', por jogar de maneira extremamente eficiente, técnica e dinâmica, e, acima de tudo, com um pleno futebol arte. Foi em 1975 que aquele time virou mesmo uma máquina, a 'Máquina Tricolor'. Para 'pilotar' aquele esquadrão com só mesmo um craque que brilhara na seleção brasileira de 70 e que acabara de sair do seu ex-clube, o Timão: ele, o Mestre Riva. E ele não decepcionou. Viveu uma grande fase no tricolor carioca e conduziu o time em apresentações memoráveis e dos títulos incontestáveis: 75 e 76. O clube fez tanto sucesso que passou a excursionar pela Europa e a encantar outras plateias de amantes do futebol arte. 
Em 1977, ano da produção da coleção dos Gullivers 'carinhas', o Fluminense conquistaria mais um título internacional, o troféu Tereza Herrera, ao vencer o Feyenoord por 2 a 0 e golear o Dukla Praga da antiga Tchecoslováquia (então base da seleção campeã da UEFA Euro de 1976) por 4 a 1! Rivellino, Doval, Edinho, Marinho, Rubens Galaxe ainda estavam presentes no clube.
fonte de texto: Imortaisdofutebol
Outro Fluminense original ainda mais antigo da Gulliver: de 1975
Foi essa imagem (da Revista Placar) que a Gulliver reproduziu nos seus guerreiros em miniatura, de 1977
Bela imagem do campeão de 1970
1975
Pra você, Mestre Riva!

Saudoso Marinho Chagas: gênio e uma lenda

3 comentários:

  1. Esse blog é demais... tô sempre de olho nos campeonatos
    parabéns

    Abraço..PJ

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço, demais! Muito obrigado, isso me dá forças para continuar o árduo trabalho! abração

    ResponderExcluir
  3. Fantástico trabalho.
    E a Azzurra 70?
    Só em fotos, mas não para colocar em botões.
    Abs

    ResponderExcluir