Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 21 de outubro de 2017

Lote 17 - Santos raríssimo ** by Luiz Gonçalves da Silva - o pioneiro em celulóides

Botões para Sempre continua com as raridades. Dessa vez um exemplar do Santos muito antigo e nostálgico produzido pelo Mestre Luiz Gonçalves da Silva que foi o pioneiro em produzir botões de acetato de celulóide, em fins dos anos 60. O artesão começou a vender suas relíquias numa loja da Galeria da 24 de Maio, no centro de São Paulo, por volta de 1970-1971, mas já produzia muitos botões bem antes. "Parou de fabricar por volta de 1985", informação passada pelo Presidente da Federação Paulista de Futmesa, Jorge Farah Neto. 
Nos primórdios da fabricação, os decalques usados pelo senhor Luiz Gonçalves eram clássicos dos anos 60 (como esse SANTOS FUTEBOL CLUBE ABAIXO) e bem antigos e diferentes da Cromocart, uma empresa de decalcomania que fornecia para três fabricantes: Brianezi, CRAK´S do saudoso Biscasse e, mais tarde, para a Sportec, nos anos 80. Logicamente depois com o conhecimento da Cromocart, muitas seleções foram feitas com escudos dessa fábrica.
"Os times do Gonçalves eram feitos em acetato da melhor qualidade, feitos a mão (por isso era tido como um verdadeiro artesão dos botões) e muitos clubes e seleções foram fabricados sob encomenda, diferente da grande leva de times em série feitos em outras empresas, por isso eram mais valorizados", salienta Farah.
Segundo o amigo Alexandre Badolato, que foi fabricante de botões em 1985, no estilo 'tampa', o senhor Luiz usava tinta com 'fita' e também decalques recortados para formar faixas no formato que desejasse. "Ele inventou isso de colocar decalque e pintar, inserindo 'faixas'. Depois a família Brianezi industrializou o processo, criou a fábrica em 1972 e ampliou", esclarece o colecionador.
Reparem nas faixas: "usava tinta com fita e também decalques recortados para formar faixas no formato que desejasse" 
 Este Portugal do Luiz Gonçalves já vinha com escudos da Cromocart
 Recordando...1962
LUIZ GONÇALVES, UM DOS FUNDADORES DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTMESA
Esse ano foi um ano de novidades no mundo do futmesa, pois a Federação Paulista de Futebol de Mesa, recebeu sua 1ª fundação, com o apoio do Dep. Herbert Levy e do esportista Éder Jofre (muito amigo na época, de meu pai Bucci, inclusive). Foram seus fundadores Décio Zuccaro, LUIS GONÇALVES DA SILVA, Cristião Rosas, Antonio Milletti Jr., Manoel Liñares, Aldo Narcisi, Carlos Belochio, Francisco Nelson Malanovino, Alayr Dias Viena, Ferene Bekfla, Benedito Moura Linhares, Leonildo Zuccaro e Milton de Souza.
fonte de informação da fundação da Federação: blog 'Os Velhinhos do Futmesa'
Mestre Luiz

Um comentário:

  1. Comprei vários times do Sr Luiz nos anos 70, eram verdadeiras jóias, uma obra de arte na época.

    ResponderExcluir