Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Catuense de Alagoinhas by botões Badolato (1985-86)

Agradecimento especial ao ex-fabricante de botões, Alexandre Badolato, que me doou essas lentes antigas (acrílicas flexíveis) de sua fábrica dos anos 80 com faixas, números e decalques também do fundo do 'baú', antiquíssimos, da fornecedora 'Cromocart', a mesma firma que estampava os Brianezi, Crak´s antigos e Sportec.
E agradecimento especial ao maior mestre artesão do Brasil, João Carrieri, que fez essa arte confeccionada com esmero de 'mão em mão', o mesmo processo que a garotada da Brianezi realizava na fábrica do Belenzinho.
O resultado do jogo? Perfeição. Assim podemos denominá-lo. Time fantástico e que já foi uma das grandes forças do Estado da Bahia. 


A História
Liderados por Antonio Pena, ex-prefeito da pequena Catu, no interior baiano, em 1974 um grupo de empresários e funcionários da antiga empresa 'Catuense Transportes Rodoviários' decidem fundar um clube de futebol, a Associação Desportiva Catuense, que antes disso já havia sido chamado de Catu Atlético Clube, sem imaginar eles, que esse time conseguiria se formar uma das maiores forças do interior nordestino.
Revelações
A Catuense revelou grandes jogadores como Bobô, Vandick, Naldinho, Zanata, Luis Henrique, Renna, entre outros. 
Grandes campanhas
No ano de 1984, a Catuense disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da série A. A equipe caiu no grupo que tinha clubes grandes como Grêmio, Náutico e Coritiba. Em 1989 e 1990, ficou perto subir novamente para a divisão máxima do futebol nacional, ficando na 4º colocação nas duas temporadas. Em termos estaduais, já faturou 04 vices campeonatos baianos. 
Reportagem da Placar de 1987. Artilheiro Vandick.




Anos 80: grande fase com Bobô

1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário