Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Grandes chances (porém, não podemos provar) de ser 'filho único no país' no tamanho - Sparta Praga em 50mm - Brianezi *Raríssimo na Edição Super Luxo

Post Editado:
 
Conseguimos mais peças idênticas que 'tiramos' do mercado, justamente por passar sufoco em 2018...
Na época trocamos com a Caldense, duas faixas. Um erro meu. Porém a novela se estendeu por 1 ano e 8 meses....
Sempre na luta para tentar reaver o time mineiro!
Confesso o meu erro! Só que o colecionador que pegou, pouco se lixou que perdi, mas foi complicadíssimo, deixou sofrer muito e não compreendia.
Após quase 2 anos mandei outros produtos e o time mineiro voltou. O mesmo de 2011 que comprei com suor.
Agora o seguinte, essas peças a mais do Sparta de 50mm apareceram em leilão e eu abati para ninguém pegar, quem quiser me ofereçam grana e fiquem com o time 2, os melhores peguei pra mim!
Adios.


Uma das maiores preciosidades do Leste Europeu que a Brianezi produziu. No catálogo um erro: o nome aparecia apenas como 'Spart'. Não existe esse clube. De fato a fábrica produziu dois times da extinta Tchecoslováquia na fase antiga: o Sparta Praha da cidade de Praga, e o Spartak Trnava, da cidade de mesmo nome, hoje pertencente à Eslováquia. Poucos exemplares de ambos foram produzidos. Na edição grande e luxuosa menos ainda.
Botões para Sempre traz na caixa na Edição Super Luxo, em 50mm, com goleiro vinho da mesma cor grená do time do Leste; palheta marrom de duas cores raríssima e flexível; bolinhas; além de muito pó atrás das peças e no berço que foram cuidadosamente limpos.
Talvez o antigo colecionador pouco mexeu nas peças. O colecionismo agradece.
Quem foi que adquiriu, na época, fins dos 70´s, essa pérola preciosa? Favor entrar em contato com Botões para Sempre para contarmos mais histórias.
O clube foi fundado em 1893 e usa as cores azul (simbolizando a Europa), vermelho (simbolizando a cidade real) e o amarelo (junto com o vermelho, as cores oficiais da cidade de Praga) em seu distintivo. O uniforme utiliza grená e, em menor grau, o branco.
Obs: na foto o Menino Jesus de Praga original comprado na capital da Rep. Tcheca. Coleção de santinhos de minha mãe.
 50mm Super Luxo
Um pouco da História
O Sparta Praga é um clube de futebol da República Tcheca. É o time dominante nos títulos nacionais no país, em especial após a dissolução da Tchecoslováquia, chegando a vencer onze das primeiras dezoito edições do campeonato tcheco a partir de 1993. Considera-se, porém, que seu auge foi ao longo da década de 20, quando chegou a ser considerado o time mais forte do mundo, surgindo na época com o apelido de 'Sparta de Ferro'. O nome do clube faz referência à cidade grega de Esparta e faz com o Slavia Praga, uma das maiores rivalidades do mundo. 
Escudo antigo da Brianezi já era usado em 1966
 1967

 1964-65
 1971-72

 Primórdios em 1896
Escudo atual
Generali Arena
Alguns dos maiores ídolos
Rosicky
Copa Mitropa
O Sparta foi o primeiro campeão de um contínuo campeonato internacional de clubes na Europa. A Copa Mitropa foi uma precursora da Copa dos Campeões da Europa, reunindo os principais clubes do centro do Continente, em um período que o futebol do Leste europeu era tido como um dos mais vistosos do mundo. O Sparta foi o vencedor da primeira edição, iniciada em 1927, sendo o ápice da fase de mais prestígio do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário