Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Umuarama/PR: extinto clube feito pela Brianezi no fim dos anos 70 - Original 'duas faixas' - celulóides importados

 Época de ouro do 'Tigrão da Baixada' foi lembrada pela fábrica Brianezi em 1977

Com a conquista fantástica desta raridade feita pela Brianezi no final dos anos 70, Botões para Sempre presta uma homenagem aos torcedores e jogadores ilustres que vestiram a camisa do ‘Tigrão da Baixada’.


Agremiação saudosa fundada em 1971. Uma das principais conquistas foi o vice Campeonato Paranaense da Série B de 1986. Em 1974, o clube venceu o Flamengo de Zico por 1 a 0 em amistoso.

Zico, Rondinelli, Doval e companhia não conseguiram evitar a vitória do Umuarama Futebol Clube no amistoso realizado no estádio Lucio Pipino em 18 de abril de 1974. O 1 a 0 sobre o badalado Flamengo é apenas uma das diversas façanhas protagonizadas pelo futebol profissional da Capital da Amizade, que deu seu último suspiro na década de 1990, deixando órfã uma legião de admiradores.

Embora o Umuarama não tenha conquistado títulos de expressão (o vice-campeonato paranaense da segunda divisão de 1986 configura a melhor performance em um torneio), várias formações são inesquecíveis e merecem registro, a fim de que não caiam no esquecimento.

Para muita gente, a condição de cidade polo permitiria conciliar duas paixões: o futebol e o futsal. Mas o retorno do 'Tigrão' depende de uma série de fatores. Enquanto isso não é possível, o legado é resgatado por torcedores como Zinho di Carvalho. Em um álbum compartilhado numa rede social estão dezenas de preciosidades 'garimpadas' por ele.

"O sentimento é de frustração e tristeza. O estádio estava sempre lotado, famílias inteiras iam torcer", avalia.

"O objetivo do álbum é resgatar a memória do nosso saudoso Umuarama Futebol Clube. As fotos foram enviadas por ex-jogadores e torcedores", explica.

Ex-jogadores

"Eita lembrança boa. Me fez voltar no tempo relembrar esse bom time de que fiz parte. Muito tempo sem nos encontramos. Leonel, Tiaca, Tonheca, Mão de Onça, Bergão, Cattani, Poleto, Dias, Serginho Gaúcho.. enfim, todos do elenco. Éramos todos amigos. Que postagem saudosa. Muito legal. Abraços a todos"- Reinado Gervasio de Souza (ex-jogador)

"Acho que o Tigrão não acabou, até porque está vivo dentro da gente. Sabemos que é difícil tocar futebol, mas tenho certeza que vai voltar"- Rosemberg Barbosa, zagueiro que defendeu o Coritiba no final dos anos 80

"Eu posso dizer que rodei o Brasil jogando futebol. Joguei no estado de São Paulo, Minas, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, mais de 20 equipes, mas calor como o dessa torcida do Tigrão nunca senti. Umuarama está no meu sangue e na minha alma. Amo essa cidade, esse time. Quem sabe um dia vamos ver ele ressuscitar das cinzas. Volta Tigrão" - Marcio Ramos (ex-jogador)

"Foi ótima minha passagem pelo Tigrão, após ter sido campeão brasileiro pelo Coritiba (1985), ter atuado no Operário de Ponta Grossa e no Rio. Fui fui muito bem recebido na cidade, pelos dirigentes, população, companheiros e comissão técnica. Como havia sido campeão brasileiro no ano anterior, isso dava um certo status e todos queriam tirar fotos comigo, pegar autógrafos. Foi muito legal, muito bom mesmo o tempo que passei em Umuarama" - Eliseu Rolin de Moura (ex-jogador).






 


6 comentários:

  1. Parabéns pela belíssima aquisição, grande Ricardinho Bucci !!!

    Um dos mais raros times feitos pela Brianezi que vi até hoje !!!

    Abração !!!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo registro! Futebol de botão também é cultura! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, o Umuarama valia como XV de Jaú do Paraná.

    ResponderExcluir
  4. Isso realmente deve ser absurdamente raro. Sou um devorador de livros e reportagens antigas do futebol do Paraná e se me pedisse pra fazer uma lista de times do estado, eu seria capaz de citar uns 150 antes de lembrar do Umuarama. Parabéns pela aquisição.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Dude, você não imagina a ansiedade de chegar aqui em casa este time raríssimo, devido ao receio de colecionadores canalhas e sem escrúpulos, atrapalharem a minha negociação com o dono que tinha estes botões. No final o que é do homem, o bicho não come, saúde 2021! abs.

    ResponderExcluir