Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coleção Craques da Pelota - América - RJ 1966

Olá, amigos colecionadores! Hoje trago uma das mais belas coleções dentro da história do futebol de mesa. Trata-se da antiga Coleção Craques da Pelota, datada de 1966. Não cheguei a conhecer a coleção de perto, pois nasci em 1974, porém realizei uma pesquisa e mostro algumas curiosidades. A coleção era encontrada nas bancas de jornais e vendia-se em forma de pacotinhos, como se fosse álbum de figurinhas. Existiam os "patente requerida" e "marca registrada", brincadeira derivada do fato de vir escrito atrás da chapinha que prendia o rosto do jogador, estas palavras. A série fez muito sucesso, pois as "carinhas" eram muito bem produzidas. Os botões eram de plástico transparentes, com tampinha por baixo. O mais provável fabricante era a Jofer, uma extinta fábrica de brinquedos criada nos anos 60, em Guarulhos-SP. Há também indícios que a editora Saravan produziu alguns times, mas com a ajuda dos amigos e leitores que participam do blog, especialmente os mais antigos, estes podem trazer informações precisas sobre a coleção e serão muito bem-vindos! Assim juntos poderemos criar um museu virtual do botão, com informações sobre a história do esporte que tanto amamos.
Adquiri a coleção recentemente da "Séries Históricas - Futebol de Mesa". A arte é uma cópia da original, isto é, a imagem original digitalizada no botão oficial. Apresento-lhes o tradicional América-RJ, de 1966, de craques como Leônidas e Garrinchinha.
A coleção Craques da Pelota tinha os seguintes times na versão "rosto de jogador": Noroeste, XV de Piracicaba, São Paulo, Santos, Prudentina (clube extinto de Presidente Prudente), Portuguesa de Desportos, Palmeiras, Juventus, Guarani, Ferroviária, Corinthians, Comercial de Ribeirão, Botafogo de Ribeirão, São Bento, do Estado de São Paulo e Bangu, América, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, do Rio de Janeiro e a Seleção Brasileira de 1966. Anos mais tarde, podíamos encontrar uma outra coleção feita em 1969 e a Seleção Brasileira de 1970. Novamente os leitores mais antigos podem ajudar, pois estes times foram os que eu encontrei, podendo existir outros bem mais raros!
Aproveito para mostrar também os botões Jofer, comprados no final da década de 70. Ele vinha escrito no botão as seguintes palavras: "Jofer - ind. Bras." Podíamos também encontrar as cartelas que vinham para adesivar sobre os botões e as famosas tampinhas por baixo. Adesivei recentemente nesses botões times como o Campinense-PB e Tiradentes-DF.
Abraços a todos,
O América (RJ), da coleção Craques da Pelota, de 1966
 América 1960
 O América (RJ) numa rara foto de 1970. crédito: Placar
 1973
 Anos 80 com Luisinho Lemos
Esses eram os antigos botões Jofer dos anos 60, 70 e 80.
A coleção Jofer na forma de escudinhos. foto: Mercado Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário