Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coleção Onze de Ouro (24 mm)

Olá, amigos colecionadores. Trago hoje a Seleção Brasileira, dos anos 60, da Coleção Onze de Ouro, pronta para ser adesivada em qualquer botão. Esta coleção, como o próprio nome sugere, foi feita em homenagem às seleções de 1958 e 1962 e os times que possuíam jogadores nestas seleções e que tinham maior destaque à época no Brasil que eram os cinco paulistas: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Portuguesa, e os cinco cariocas: Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e América. Era feita pela antiga Editora Saravan.
A coleção, muito procurada por colecionadores, teve duas etapas: A primeira em 1964 e, a segunda, em 1965. Eram botões vendidos em bancas de jornais, mesmo processo da última série de "carinhas" dos jogadores, da Gulliver - Grandes times do campeonato brasileiro de 1977, em pacotinhos com um botão dentro e para se conseguir as palhetas, goleiros e as traves era necessário trocar "jogadores chaves" pelos mesmos.
Aproveito para ilustrar o "post" com três imagens que formam a galeria histórica da Seleção Brasileira de Futebol. Uma foto raríssima da Copa de 1958 que escaneei dos quatro volumes da Enciclopédia "A História Ilustrada do Futebol Brasileiro", feita em 1968, pela Editora Edobras, uma foto com a assinatura dos jogadores do Brasil, de 1962, e uma imagem maravilhosa do time posado da Seleção Canarinho de 1982.
Abraços a todos,


Brasil 1962. crédito: www.campeoesdofutebol.com.br
Brasil na copa de 1958. Livro: A História Ilustrada do Futebol Brasileiro.
Brasil 1982. Acervo "Pacheco, camisa 12". Este time é o mais fantástico que eu vi jogar, comandado pelo saudoso mestre Telê Santana.
 Jogo histórico no Pacaembu lotado, entre Brasil e Uruguai, no finalzinho da década de 60. A foto é da enciclopédia "A história Ilustrada do Futebol Brasileiro".

Um comentário:

  1. Olá, Ricardo, muito legal esta coleção e obrigado por disponibilizar. com certeza, essas imagens fazem parte da história do futebol de Botão.
    Abraço

    ResponderExcluir