Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Homenagem ao Calouros do Ar (CE)

Olá, amigos colecionadores! Apresento-lhes uma pequena homenagem ao querido Calouros do Ar. Tenho este time adesivado num gulliver antiquissimo, dos anos 70 e o time original da Brianezi. Não deixem de conferir no link abaixo, a postagem completa do time, com fotos de jornais, um acervo incrível que estou disponibilizando aos torcedores do Calouros. O link abaixo mostra uma postagem mais detalhada do Calouros do Ar. Eis o endereço:
http://botoesparasempre.blogspot.com/2011/02/calouros-do-ar-ce-raridade-da-brianezi.html
Abraços a todos,
"Botões para Sempre"

Amor ilimitado
As palavras de seu Wambar Menescal ao lado das antigas fotos e documentos mostram paixão pelo Calouros do Ar. "Não existe time pequeno. Existe time sem dinheiro". Assim definiu o atual momento do clube que fez parte de seus 72 anos de vida. Vindo de Sobral para servir a Aeronáutica, acabou conhecendo o clube dentro da Base Aérea de Fortaleza, local de sua sede. Com o dia a dia aproximou-se e apaixonou-se pelo verde, grená e branco, cores do time. Além das lembranças, nosso personagem guarda em fotos, camisas, documentos raros e até o troféu do Campeonato Cearense de 1955, maior conquista do Calouros. "Ninguém guardava. Melhor seria ficar aqui", diz. Melhor mesmo. Tudo que seu Wambar guarda sobre o Calouros é muito bem organizado e conservado. Com orgulho, mostra a partitura do hino, além das letras do primeiro e segundo hino do clube. Mas se a Taça de 55 é o objeto concreto da maior conquista, a vitória em um amistoso contra o Botafogo, em 1954, deu a maior alegria ao torcedor. Não é errado dizer que seu Wambar é o Calouros do Ar. A história mais vitoriosa do clube está com ele. Em documentos e, principalmente, na memória de um torcedor que resiste ao fim de algo tão querido.

Situação
Passado tanto tempo, o Calouros hoje é um clube inativo. Pediu licença oficialmente por não ter condição de manter um elenco.
crédito: Emmanuel Macêdo. foto: Iana Soares/O Povo
POST EDITADO: Esta sendo articulada a volta do Calouros, a partir do novo presidente do clube, Alenquer.Fonte: Coluna Tom Barros, Diário do Nordeste.

História:
O "Tremendão da Aerolândia", carinhosamente chamado pelos torcedores do Calouros, foi fundado em 1952. O nome foi dado em homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza (CE) e aos aspirantes a oficiais aviadores que chegavam todos anos à Base. 

 O Calouros do Ar adesivado num gulliver dos anos 70.
A camisa verde, grená e branco, as cores do time.
Calouros do Ar, década de 50. A partir da esquerda (em pé): Edílson Araújo, Zezinho, Beto, Elder e Zuzinha. Na mesma ordem (agachados): Luciano, jandir, Jesus, Coité, Jairo e Pedrinho. Fonte: Coluna Tom Barros – Jornal Diário do Nordeste
 Calouros do Ar, década de 70: Em pé: Pedrinho, Peçanha, Mesquita, Gavillan, Zé Maria Paiva e Lídio Neto. Agachados: Piçarra, Décio, Marcos do Boi, Zé Augusto e Louro (Acervo Elcias Ferreira) Foto retirada da excelente coluna de Tom Barros, do jornal Diário do Nordeste.

9 comentários:

  1. Parabéns pela grande lembraça ao Calouros do Ar e essa pessoa que é marca registrada do Tremendão do Ar. È o time mais simpático do Estado.Abraço ao Sr. Wambar.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado. Eu que agradeço. Os times do Norte-Nordeste sempre serão lembrados em "Botões para Sempre" Abs. Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela homenagem ao Calouros do Ar e ao Sr. Wambar Menescal que o GRANDE baluarte desse Club.Augusto.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela participação, José Augusto. Abs Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Eu que agradeço, Rômulo. Um grande abraço, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  6. Show, amigo nunca mais entrou no msn.
    Ja criaste um Twitter ? Ainda não? vamos que vamos criar esse perfil.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não criei, Rômulo. Quem sabe, futuramente. Torço muito para o sucesso do Calouros em 2011. Parabéns pelo trabalho. Muito obrigado, Abraços, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  8. O Ze Augusto (Patrão) ainda é vivo foi meu treinador em 2005 época boa,ele morava aqui em Fortaleza.Parabéns

    ResponderExcluir