Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 12 de março de 2011

Fast Clube (AM)

Olá, amigos colecionadores! Hoje mostro o Fast Clube, de Manaus, da Crakes, anos 90. Ilustro a postagem com fotos raríssimas do passado glorioso do "Rolo Compressor", fundado em 1930.
Abraços a todos,
 Fast Clube 1956. Em pé: Montenegro, Zezinho , Gurgel, Morcego, Oscar e Marcelo.
Agachados: Padeirinho, Orleans, Coelho, Paulo Onety e Guilhito.
Raul, Lafayette e Paulo Onety, anos 40

Fast 1950


Fast Clube, 1968. Em pé: Antônio Piola, Pompeu, Nonato, Pedro Brasil, Luizinho e Zequinha Piola. Agachados: Alfredo, Edson Piola, Amaro, Santana e Zezinho.
 Fast Clube, campeão do Norte, 1970
Fast Clube 1971. Fast que perdeu o primeiro Nacional e Fast (Pai x Filho) disputado no estádio “Vivaldo Lima”, em 30/09/1971. Em pé: Antônio Piola, Casemiro, Pompeu, Marialvo, Zezinho e Zequinha Piola. Agachados: Paulo Pernambucano, Rangel, Edson Piola, Simão e Adinamar.
 foto: Agapce
 Jogo histórico entre Fast Clube 0 x 0 Cosmos (EUA).
1980. Fast x Cosmos em 9/3/1980, recorde de público no estádio Vivaldo Lima. Em pé Carlos Alberto, Joãozinho, Miguel Banana, Marcos, Clodoaldo (tri-campeão do mundo 1970), Juldecy, Juarez Bandeira (técnico), Manoel Muniz e Joaqui Alencar. Agachados: Rogério, Tauiris, Bené, Zé Luiz e Orange
 
O time do Cosmos, dos Estados Unidos, esteve em Manaus para disputar um só jogo, no mês de março de 1980. Veio por iniciativa do Fast Clube e contou também com o patrocínio da Emantur, Empresa de Turismo local. O estádio "Vivado Lima" apanhou o maior público de todos os tempos, um recorde cuja capacidade era na época, de 50 mil lugares. No dia 9 de março de 1980, estavam reunidos no nosso maior estádio, Nacional Fast Clube e Cosmos, jogo amistoso, mas com muitas atrações no time visitante: Carlos Alberto Torres, Oscar, Beckembauer e Romerito. Desde às primeiras horas da tarde o movimento era grande nas imediações do "Vivado Lima". Uma enorme fila de ônibus despejando torcedores que na correria procuravam as melhores acomodações. Tarde de muito calor e praticamente ninguém conseguiu ver o espetáculo sentado. Cada espaço era disputado com certo sacrifício. Marcado para às 16,30h, começou às 16,45h. o jogo em si agradou pela grande movimentação, mas não houve gol. Tudo terminou como começou: 0 a 0. Valeu, principalmente, o esforço dos fastianos, um time humilde, sem grandes estrelas, a não ser o ex-campeão mundial Clodoaldo, que veio a Manaus como atração e que por aqui ficou disputando alguns jogos pelo mesmo Fast
FAST- Miguel Banana, Carlos Alberto, Joãozinho, Marcão e Juldecy; Clodoaldo, Zé Luís e Tauiris (Fabinho); Rogério, Bené e Orange (Pesado). Técnico: Juarez Bandeira.
COSMOS – Biekemeier, Eskandariam, Carlos Alberto Torres, Oscar e Bruce Nilson; Beckenbauer e Romerito; Seninho, Richi Davis, Chinaglia e Marck Liveric.
Depois do jogo a curiosidade do torcedor era em torno da arrecadação e do público pagante. Muitos chegaram a calcular 70 mil, considerando que sempre quando se falava em capacidade do estádio, alguns davam esse número. O público só veio a saber do montante, dias depois ao jogo, pelo boletim financeiro distribuído e publicado pela imprensa, dando o número de pagantes: 56.950, com mais de 48.500 ingressos vendidos só para a arquibancada.

crédito: Baú Velho

posted by: Carlos Zamith
Oscar e Clodoaldo. Fast x New York Cosmos
crédito das fotos: do excelente blog Baú Velho (www.bauvelho.com.br)
Revista 10/bloggerdoteofilo.blogspot.com / www.futebolamazonense.com.br
O Fast atual. Weverton
 Fast Clube 2011. foto: Thiago Herculano

4 comentários:

  1. Opa... Olha nós aí, rs. Fotos do Carlos Alberto e do Oscar ao lado do Clodoaldo foram postadas na internet, pela primeira vez, no meu Blog. Obrigado pelos créditos.

    Com cordiais
    Saudações Fastianas!
    Teófilo Benarrós de Mesquita

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Teófilo, abração, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Achei meu pai na foto do Fast de 56!
    E pensar que eu jogava botão com os jogadores do Flamengo, rsrsr
    A proxima vez que vir uma mesa de botão, coloco o Guilhito pra jogar, hehehe
    Obrigado pela descoberta!!!!!

    ResponderExcluir