Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 30 de março de 2011

Qual foi o seu primeiro time de botão?

Olá, amigos colecionadores! Hoje faço uma retrospectiva, uma volta ao túnel do tempo, mostrando meus primeiros botões. Eles já estão bem desgastados com o tempo e foram adquiridos no final da década de 70, mais especificamente em 1977, no auge da coleção da Gulliver "carinhas" intitulada "Grandes times do futebol brasileiro". Encontrávamos estes botões em grandes magazines, em caixinhas de cor amarela, com esses dizeres, na forma cristal, sempre com rosto de jogador e nas bancas vendia-se em forma de pacotinhos três botões de plástico com as "carinhas dos jogadores". E é justamente estes botões que mostro que foram os primeiros de minha coleção. Meu saudoso avô paterno me levava até uma banca de jornal ainda existente e comprava estes pacotinhos como se fosse figurinhas. Ficava encantado quando abria estes pacotinhos. No interior deles desfilavam craques como Zico, Éder, Serginho, Luizinho, Sócrates, Pita, Orlando Lelé, Escurinho, Ziza, entre muitos outros. Os primeiros campeonatos foram jogados na mesa "Estrelão", sem cavaletes, com bolinha "pastilha", redes amarelas, de plástico, e goleirinhos também da Gulliver "carinhas".
Esta primeira coleção foi impulsionada pelo meu irmão mais velho, que comprou os primeiros times de botão cristal, com "carinhas" do Corinthians e Ponte Preta, da Gulliver, em 1977. Logicamente isto atraiu meu interesse um pouco mais tarde, em 1979, com cinco anos de idade, quando comecei de fato a me interessar pelo amado futebol de botão. Deixo aqui meu registro e pergunto para meu caríssimo leitor, qual foi o seu primeiro time de botão/primeiros times de botão?
Abraços a todos,
Os meus primeiros botões da Gulliver "carinhas": Da esquerda para a direita: Juari do Santos, que pintei quando criança em vermelho e preto para jogar no Atlético (GO), Ziza, do Atlético (MG), Paulo Roberto, do Vasco da Gama, Luizinho Lemos, do Internacional (RS), que fazia parte de minha seleção brasileira, Escurinho e Pires, do Palmeiras.
A famosa mesa "Estrelão", palco das primeiras e inesquecíveis partidas de botão

7 comentários:

  1. Olá Ricardo, obrigado pelos comentários sobre o blog! ainda estou começando no assunto..
    seu blog é um dos melhores e mais completos com certeza, parabéns!

    eu tbém achei que o Colorado ficou bem legal.. aos poucos vou postando outros times.

    abraços / Roberto
    http://botaocards.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, meus primeiros times foram , Palmeiras é claro meu time de coração, e o São Paulo, e eram daqueles que vinham em uma caixa com a foto do Emersom Leão as traves eram de plastico preto e os botoes eram acrilico transparente, o time do São Paulo veio com botoes na cor laranja, isto foi no fim de 1985 começo de 1986. Esses foram meus primeiros times, hoje minha coleção passa dos 300 times, todos da Gulliver. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Roberto e Fabiano pela participação. Abs Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Lá pelo ano de 1986 ganhei no dia das crianças o Corinthians e o Fluminense. Depois ganhei o Santos. Mas a coleção mesmo só comecei um ano depois, quando já havia perdido quase todos os jogadores destes times. Minha coleção e meus campeonatos começaram com o Coritiba e o Vasco da Gama, dois botões da gulliver, sendo o Vasco do estilo cristal. Hoje, com 31 anos, a coleção é de mais de 200 times. Caso tivesse guardado todos os times nesses anos todos teria pelos menos uns 400 times. Abraço!!!

    www.meustimesdebotao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Flávio. Meus primeiros botões tb foram os da Gulliver, da série carinhas. Abração. Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Os meus primeiros times foram São Paulo e Santos da Gulliver,daquela série cristal em que os botoes tinham 3 tamanhos diferentes.Coincidentemente,pois no dia eram os únicos disponíveis na loja,e eu não sou nem santista nem são paulino,meus 2 primeiros Briazezis (2 fase)também foram São Paulo e Santos!

    Abraço

    Sérgio

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Sergio, pode me enviar seus Brianezi que eu publico na Coleção do Leitor. Abração, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir