Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Produtos da Estrela - Futebol de Botão

Alguns jogos que a gigante Estrela produziu no fim dos anos 60 e em toda a década de 70. O interessante é que a empresa dava nome aos seus brinquedos e jogos de botões como 'Times da Pesada', 'Bola na Rede', 'Chute em Gol', 'Pra frente Campeão', 'Ninguém segura meu time', 'Golaço', 'Bom de Bola' (esta com caixa); entre outras, todas as séries com distintivos e fotografias dos jogadores, sempre com as cartelas para serem adesivadas. A fábrica fazia peças de futebol de botão desde o fim dos anos 50, com os tradicionais 'canoinhas' e posteriormente vieram os 'panelinhas'. No final de 1979/começo de 1980, a fábrica encerrou a linha de produção de jogos de botão. Já a mesa Estrelão terminou por volta de 1985. Foi exatamente o que aconteceu com a Brianezi que encerrou a produção em dez/2001, minha marca preferida e amada por quase todos os botonistas. Ou seja, os clubes não admitiam que os botões fossem fabricados, exigindo assim o pagamento de royalties pelo uso de seus distintivos. Bola fora dos clubes! Quem perdeu fomos nós, amantes do futebol e do futebol de botão!
1969/70


Azes da Pelota: 1958 com a primeira caixinha de times produzidos


Catálogos de 1965 a 1968

4 comentários:

  1. Boa noite! Como faço para conseguir times como esses do grêmio e internacional da estrela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atento ao site ML, porém cuidado com a 'facada' nos preços, em geral.

      Excluir
  2. Quais os demais times do Brasil que foram fabricados pela Estrela? Uma vez em Porto Alegre na década de 1970 apareceu uma caixa com Fortaleza e Ceará mas não vi os botões.
    Semana passada vi os times do Cruzeiro e Atlético. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão Ceará e Fortaleza nós temos aqui originais, basta procurar no marcador. Esses do NE não me desfiz, tive tb a dupla grande de PE. Fizeram os dois baianos também, Bom de Bola. Todos estes nordestinos originais.

      Excluir