Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 23 de julho de 2016

E o histórico 7 a 1 aconteceu também na Copa do Mundo de 'Botões para Sempre'

Só o nosso amado futebol de botão que nos proporciona estes momentos mágicos e inesquecíveis. Na memória do torcedor brasileiro aquela goleada sofrida por nossa seleção na Copa de 2014 frente a campeã Alemanha nunca sairá de cena. Pois bem. Em plena Copa do Mundo de Futebol de Botão de 'Botões para Sempre', o fatídico resultado também aconteceu. Mas, desta vez, a vítima foi a seleção polonesa de Lato e Boniek. O jogo foi apenas a estreia do grupo C. A Polônia (cabeça de chave) tinha pela frente a seleção holandesa de Rep de 1978. Ambos os botões de celulóide (duas faixas) da Brianezi. Pensei que seria um embate duro e equilibrado, uma clássica partida da Europa. Contudo, o que se viu na mesa foi um 'carrossel', ou um 'chocolate' holandês. No primeiro tempo estava cinco a zero para a Holanda. No segundo tempo de nada adiantou o gol solitário de Lato. Tudo o que aconteceu naquele jogo da Copa entre Brasil e Alemanha se repetiu exatamente nesta minha partida 'solitária' de botão. A Polônia ainda briga por vaga, pois Argentina e Nigéria empataram em 0 x 0, tendo o astro Maradona expulso de campo (fez falta em dois botões ao mesmo tempo e na regra pré-histórica dos Botões, é 'chuveiro', rs).
O embate de duas seleções idênticas da BRIANEZI no material de celulóide não foi suficiente para verificarmos a total supremacia da Holanda, que, aliás, fez sua estreia na mesa e não sentiu em nenhum momento a falta de entrosamento, ao contrário, pareciam que os jogadores se conheciam há séculos. 

6 comentários:

  1. Esse foi o chamado "resultado acachapante" hein Mestre RB !!!
    Como que pode uma Seleçãozaça como a Polônia de Lato e Boniek tomar sete gols em um jogo de Copa ???
    Bem, apesar de que, do outro lado, a fortíssima Laranja Mecânica joga demais também...rsrsrsrs
    Muito legal Mestre !!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ricardo. Só por curiosidade: qual regra a que você joga? 12 toques? Quanto tempo dura seus jogos? 20 min? ABCS Dias Monte.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado José e Dias Monte! Eu jogo sempre as partidas em 15 minutos no total, cronometrados rigorosamente. 07 30 no primeiro tempo + 7´30 no segundo tempo. Quando dá 7'31 do segundo tempo, encerro a partida, sem choro.rs. Já aconteceu de saírem gols aos 7'32 mas não computo. O time fica bravo, mas vai fazer o que; a regra é clara, hehe
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  4. Ah! não tem regra 12 toques, 03 toques ou 40 toques. Faço como se fosse uma partida de futebol. Assim desde criança. Dou a saída e bolinha pro mato! Quantos toques quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ricardo rsrs. Durante minha infância/adolescência, o pessoal jogava muito a regra 3 toques. Às vezes tinha uma variação dela, que era a de 5 toques. Porém, quando jogava sozinho, sempre jogava esse "estilo livre" (usando um termo da natação rsrs) que você mencionou. De uns tempos pra cá, descobri a regra 12 toques e a tenho usado. Tenho gostado muito de tal regra. Os jogos faço em 10 min corridos, porém o cronômetro para quando a bola sai pela linha de fundo ou se precisa fazer arrumação dos jogadores, como em situações de gol. Muito bom trocar essas informações sobre nosso adorado esporte. Independente se com regras ou no estilo livre, o que importa é jogar nosso maravilhoso futebol de botão. Valeu! Dias Monte

      Excluir
  5. Valeu Dias! Como sou saudosista ao extremo, prefiro adotar as regras pré-históricas, digamos assim, do botão. E temos também expulsões, quando um jogador comete falta em dois botões simultaneamente. Grande abraço e obrigado por acompanhar as postagens!

    ResponderExcluir