Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O que vale mais? um jogo de botão antigo 'sucata' ou uma consulta médica ou odontológica particular?

Que pergunta, hein? E olha que estou sendo brando e educado. Por que se fosse para esculhambar de vez, já teria feito, mas não vem ao caso. Um médico estudou mais de 10 anos, com período de residência, mesmo processo vale para um dentista. O que eu vejo e me surpreendo cada vez mais de forma negativa, é que tem gente que põe para vender em anúncios que pipocam na net 'sucatas' de botões antigos com caixa, seja qualquer marca, Brianezi, Estrela, Bolagol etc, variando preços que chegam até pasme, 700 reais. Absurdo. Estas 'tranqueiras' que eu tanto idolatro e outras pessoas que gostam também, não passam de 50 reais, em caixa. O que seria mais que justo, para mim que sou BOTONISTA/COLECIONADOR. Já paguei preço caro? Sim! Muitos 500 reais cada exemplar foram pagos no meu bolso, times que eu queria, Edição de LUXO, DUAS FAIXAS seja o escambau de modelo, mas vai fazer o quê, sou botonista, precisei até fazer empréstimos etc, mas hoje ponho os dois pés no freio. Peço desculpas aos seguidores e meus leitores que tanto admiram meu blog e já estão cansados de ler o que eu escrevo sempre. Mas o que eu vejo neste mercado 'nefasto' de botões antigos é algo surreal. Nestes dois últimos anos, como jornalista 'fuçador' e perseguidor da verdade dos fatos, fui atrás junto com um colega jornalista que trabalhou na FOLHA E ESTADÃO, e vimos juntos o que se passa neste 'mercado negro' de botões, e coloquem também os brinquedos antigos, em geral. Alguns dias varri a madrugada para sentir o que se passa. Me meti em lugares no 'fim do mundo', onde 'judas perdeu as botas'. E não foram apenas alguns dias, foram muitos. Peças compradas por 05 a 10 reais, variando, entre 15 e 20, com comissão de 05 para um ou outro, e no final, botões caem na rede virtual de sites com preços mais caros que uma consulta médica, um trabalho jornalístico que ganho (e que não chega muitas vezes a 400 reais, pois tenho gastos de gasolina e celular), preços que sempre estou vendo por aí de botões antigos e que não VALEM ABSOLUTAMENTE NADA para eles, poucos centavos, para serem inflacionados até o topo, para aproveitar DE UM SENTIMENTALISMO E SAUDOSISMO, já que eles se aproveitam disto. Instituições de caridade que vendem objetos antigos de PEÇAS DOADAS, VEJAM SÓ O QUE EU DISSE BOTÕES COM CAIXA DOADOS, SIM, e comprados (como se fosse 'máfia' e já sabendo da mão certa do atravessador) por PREÇOS DE BANANA e que, no final, ficam sempre com ATRAVESSADORES que fazem a FESTA (e riem) COM A GRANA QUE GANHAM.
Nestes últimos tempos tenho comprado muito de pessoas na forma 'particular' que se desfazem de suas coleções de 40 anos e que ficam surpresos com a qualidade jornalística de meu site. São ex-colecionadores que dão um banho em honestidade e ética. Além do mais possuo fornecedores (não é apenas um, vários) que me oferecem para comprar por preços justos e sabem da ganância e desonestidade que existe, em outros, no mercado.
Como pode uma palhetinha simples e colorida da Brianezi ser anunciada por mais de 100 reais? Hoje Eu não gasto isto nem com um exemplar inteiro DUAS FAIXAS DOS ANOS 70, já paguei caro mesmo, VOLTO A FALAR, MAS hoje tá difícil. E pior que nesta história toda, existem colecionadores (QUE COLECIONAM E VENDEM TAMBÉM) que concordam com este valor. É mole? No mínimo devem fazer parte da 'corja' safada que existe por de trás de tudo isto. 
Enfim, desculpe o texto longo, MAS EU JÁ ABRI Os DOIS OLHOS E VOCÊ COLECIONADOR QUE GOSTA DESTAS 'TRANQUEIRAS ANTIGAS', é um só 'post' que faço para você abrir um olho pelo menos, também.

3 comentários:

  1. Mais que perfeito esse post, Mestre RB !!!
    Assino embaixo em gênero, número e grau !!!
    #NãoAoMercadoNegroDosBotões

    ResponderExcluir
  2. Verdade, JM! Chegar de nós sustentarmos financeiramente estes aproveitadores QUE PENSAM QUE UM EXEMPLAR DA BRIANEZI OU SPORTEC, BOLAGOL, VALEM 450 REAIS, 500, REAIS, 550 REAIS, 200 REAIS ETC. Não passa de 50 reais estas TRANQUEIRAS!
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. José, já paguei muito caro em muitos exemplares, pois adoraria ter em minha coleção. Fiz até empréstimo em banco, para pagar 400/ 500 reais cada exemplar. É fogo, meu amigo, mas hoje em dia, pode aparecer qualquer coisa pela frente, que coloco pé no freio. abs,

    ResponderExcluir