Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Lote 65 - Clube de Campo Associação Atlética Guapira - **Do fundo do baú - original de 1986 - Botões fumês Badolato

Agradecimento especial ao amigo Alexandre Badolato, que é o maior colecionador brasileiro de carros antigos Dodge. Esse time foi uma surpresa incrível. Em 1985-86, o ex-fabricante de botões produziu uma experiência com lentes 'fumês', ou seja, botões de cor escura feitos pelo seu ferramenteiro Benjamin. Algo bem inusitado. O único time feito e as únicas peças que sobraram foram parar na minha garagem.
Reforço de peso para a série D de 2018 com a chegada do histórico Clube de Campo Guapira, que, na mesma década da produção do time, anos 80, participava das loterias esportivas e do show de resultados dos jogos pelo rádio paulistano. Quem é da Zona Norte, especialmente do bairro histórico do Jacanã, imortalizado por Adoniran Barbosa, deve saber da existência do Clube de Campo Guapira. Outros seguidores fora de SP, terão o prazer de conhecê-lo.
Acredito que pela minha experiência no mundo do botão, pouca gente nesse país tem esta agremiação original nos amados botões. Se a Brianezi o produziu, foi apenas por encomenda de algum cliente 'maluco' que queria todos os times de SP. Mas em lojas, nunca.
Botões para Sempre preserva a história dos clubes. Parabéns para o "LEÃO DA ZONA NORTE" que, no ano que vem, completa seu centenário.
Contudo, uma pena que seu departamento de futebol profissional encontra-se fechado.


BOTÕES PARA SEMPRE APRESENTA:
CLUBE DE CAMPO GUAPIRA
MARCA: BOTÕES ORIGINAIS BADOLATO
ANO: 1985-86
LENTES RARAS FUMÊS 
Uma peça fumê 'pelada' para demonstração. Produzida entre meados de 1985-86
A diferença das cores convencionais brancas de acrílico

Um pouco da história
O Clube de Campo Guapira é um clube social, esportivo e recreativo, localizado no Jacanã, zona norte da capital paulista. Foi fundado em 20 de novembro de 1918, porém entrou para o profissionalismo somente em 1982, na Terceira Divisão Estadual. Ao longo de sua história, disputou competições amadoras e sagrou-se três vezes campeão amador da cidade de São Paulo (em 1958, 1960 e 1964). Entrou para o profissionalismo em 1982, tendo disputado torneios oficiais do futebol paulista até 2002. Nesse período, o clube conquistou, de forma invicta, o Campeonato Paulista da Série B2 (equivalente a quinta divisão) de 1998, e foi vice-campeão do Paulistão da Terceira Divisão (na época, quarto nível do futebol de SP) de 1989. Atualmente seu departamento de futebol profissional encontra-se fechado, dedicando-se apenas a competições amadoras.
1870: bairro de UROGUAPIRA
Assim era conhecido o bairro nos primórdios. A razão do nome era que se imaginava que houvesse 'ouro' no local. Como não passou de um boato, abreviou-se para Sítio Guapira. Em 1930, o bairro passou a se chamar Jacanã (uma espécie de ave ribeirinha que se caracteriza pelo tom avermelhado do peito e muito existente na região).
Foto do time posado de 1964
À luz de um lampião
Foi assim que surgiu o Clube de Campo Guapira. A Associação começou por meio da organização de um grupo de moradores do bairro e de funcionários da Vidraria Lupatelli (maior firma local, na época) que se organizaram para criar uma equipe de futebol. Foi no início da década de 60 que surgiam alguns clubes de campo e assim, a Associação Atlética Guapira passou a se chamar Clube de Campo Associação Atlética Guapira. Nesse momento o clube passou a contar com novos associados e o desafio estava em ter uma infraestrutura que fosse a altura do clube. Nos anos seguintes, o clube passou a ter restaurante, quadras de bocha e basquete, sauna e espaço de massagem. Ao longo dos anos o Guapira teve algumas sedes e foi crescendo sua estrutura, mas foi em 1991 um marco na construção da atual sede, com 10 mil pessoas presentes na inauguração. Ainda nos anos 90, os dirigentes do clube entregaram novos espaços para os associados e fizeram a aquisição de mais 36 mil metros quadrados para novas instalações. Próximo de completar 100 ANOS, o Guapira carrega muitas histórias e é orgulho dos moradores do Jacanã.
Estádio Aníbal de Freitas, a casa do clube
  HOMENAGEM A ESTE RARÍSSIMO TIME ORIGINAL AO MEU PAI, AMANTE DO FUTEBOL ALTERNATIVO ASSIM COMO EU. PRA VC babbo! 
Agradecimento das seguintes fontes: Cacellain e site oficial do Guapira

Nenhum comentário:

Postar um comentário