Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Fluminense/RJ - Canoinhas Estrela Originais - Elenco de 1969

Leilão vencido
Fluminense Original Canoinhas
Brinquedos Estrela S/A
Ano: 1969/70

Vamos ao Esquadrão que tinha a base que disputou e ganhou o Torneio 'Robertão' de 1970.

Com a presença do jogador Cafuringa, um dos saudosos amigos de Raimundo Fagner. 

No final dos anos 60 surgiu no Fluminense um jogador chamado Cafuringa. A origem do apelido nem aqueles que dividiram vestiários, campos de futebol e uma vida inteira com ele sabem dizer ao certo. Mas Cafuringa, ponta-direita daqueles que não se fazem mais, era rápido, vencia distâncias curtas em tempos de velocista, e ultrapassava seus marcadores driblando-os de maneira desconcertante.
Muitos chegaram a compará-lo a nomes maiores. “A habilidade dele era como a do Garrincha, um Garrincha sem glamour”, diz Zé Roberto, o ponta do Fluminense que jogava na esquerda. “Ele falava: `Eu vou passar desse cara assim´. E passava.”
Mineiro de Juiz de Fora, Cafuringa se acostumou a criar avenidas na direita do ataque do Flu, campeão carioca de 69, 71, 73 e 75. A torcida gostava dele. Mas no início dos anos 1990, enquanto jogava com seleção brasileira de másters, Cafuringa sofreu uma lesão que se transformou em uma infecção generalizada. Morreu alguns dias depois.

Acervo e Reportagem: Botões para Sempre

O time de 1973 da Philips

Em pé: Cafuringa, Paulo Sérgio Valle, Ivan Lins, Armando Pitigliani, Fagner, Oberdan e Erlon Chaves. Agachados: Luiz Melodia, Jorge Ben, Rogério, Odair José e Paulinho Tapajós. Detalhe: o maestro Chaves morreu muito jovem, em 1974, aos 40 anos. Foto do álbum de Odair José
Fagner lembra que jogou no Campo da Philips, no ‘Zincão’, e no time de mesmo nome. “Foi lá que fui escalado no ‘Time dos Artistas’ pelo Cafuringa, ponta-direita, que jogou no Fluminense, e ele era muito ligado à Philips e muitas ‘peladas’ foram feitas com o Jair Rodrigues, pai do Jairzinho, com o Simonal, e o maestro Erlon Chaves”.
O cantor esclarece que em um jogo no 'Zincão', ele teve uma atuação impecável em marcar o Cafuringa. Este era o capitão do 'Time dos Artistas'. Foi assim que ele começou a chamá-lo para os jogos, inclusive no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário