Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Caixa de sapatos com botões

Quem não guardava, muito antigamente, os botões em uma caixa velha de sapatos? Pois bem, Botões para Sempre recentemente adquiriu uma caixa com botões de diversos anos: 60, 70 e 80, que pertencia a um antigo colecionador. Sempre adorei colocar minhas pequenas miniaturas de futebol nestas caixas, quando criança. Depois de adulto, um dos meus sonhos era conseguir tais relíquias, todas misturadas em caixas de sapatos. O blog publicará, aos poucos, devido ao tempo que está cada vez mais curto, os jogos de botões e as histórias dos respectivos times que vieram. Basicamente o antigo colecionador adorava botões de 'tampa', os famosos celulóides.
Podemos observar times originais da Brianezi 'duas faixas', do período entre 1977-86, época de ouro destes celulóides que a firma importava do Japão. Há um time 'duas faixas' com lente da Edição de Luxo (45mm), a primeira que adquiri neste tamanho; já que os grandes luxuosos de Lúcio Brianezi, da Seleção de Ouro, vinham em 50mm. Vieram os Sportec, marca criada em janeiro de 1980 e que encerrou as atividades na própria década de 80. Os mesmos decalques (números, distintivos e faixas) desta fábrica eram usados também pela gigante Brianezi, que foi a pioneira dos botões 'oficiais'. No interior da caixa também podemos encontrar alguns Bolagol, que foram fabricados pela 'Indústria de Artefatos Plásticos Santa Maria', entre 1966-1980.
Verifiquei vários botões de galalite, que são ainda muito utilizados pelos brasileiros, especialmente cariocas, gaúchos e baianos. São peças adoradas nestes Estados. Já em São Paulo, os jogos de galalite não tinham tanto destaque, por isto que nunca me interessei em comprá-los, mas mesmo assim estes botões irão para a coleção, pois são os primeiros que me apareceram. Há diversas tampas de relógio antigas, dos anos 60 e 70, pintadas uma a uma, emolduradas com escudos de times, emblemas de países, e menções de marcas de camisas e objetos esportivos que o ex-colecionador adorava como 'Topper', 'Adidas' e 'Puma'. Uma verdadeira alquimia. Aliás, quando éramos criança, nossa imaginação não cessava na construção de times.
Presenciei também um joguinho completo com 10 peças, de tampinhas de celulóide de tamanho minúsculo, cerca de 1,8cm. Uma palheta de celulóide antiga e ilesa, bem flexível, macia, de cor marrom bem escura, também surgiu na caixinha. Deveria ser da Brianezi, mas pintada de uma cor só, com o mesmo material e tamanho das palhetas coloridas. Enfim, com o tempo publicarei os botões e os times, contando sempre suas histórias.
No começo da década de 80, logo depois da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, meu pai tinha o costume de me levar até a casa de meu saudoso avô, com o Estrelão e uma caixa de sapatos com vários botões. Foto tirada pela minha saudosa tia, com meu pai, e a caixinha de sapatos.

8 comentários:

  1. Nossa, que saudades. A caixa onde eu guardava os botões atualmente comporta as redes...

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo achado, amigo Ricardo !!!
    Quem me dera um dia encontrar uma caixa antiga de sapatos assim de alguém que tenha guardado por vários anos essas relíquias !!!
    Desculpe te perguntar, mas você pagou caro por esta caixa ??? Rsrsrsrs

    Abraços e fique com Deus !!!
    Sempre plugado nas belíssimas postagens de seu blog !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá ! Algum destes times q você tem está a venda?

    ResponderExcluir
  4. Respostas: Muito obrigado a todos;
    VITOR: muito obrigado, sempre adorei estas caixas...rs
    FUTEBOL CLÁSSICO: muito obrigado, posso te dizer uma coisa, se fosse parar na Internet seria um absurdo e abusivo, como sempre. Paguei muito, mas muito mais barato do que em sites de compras, leilões virtuais etc.
    DANIEL: Muito obrigado, infelizmente não, Daniel, pois era um de meus sonhos, desde 2010, quando fiquei muito doente e voltei a praticar o esporte. Ainda preciso restaurar alguns escudinhos da Sportec, que com o tempo, descascou. abs a todos, Ricardo

    ResponderExcluir
  5. RICARDO, Faça a foto individual dos times Brianezi e Sportec. Parabéns pelo achado! Forte Abraço, ANDRÉ.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, farei, André, somente os Sportec que precisam de restauração somente dos escudos das seleções que vieram, estes irão demorar, já que as faixas e números estão ótimos. abs Ricardo

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo, muito obrigado, fico feliz que tenha gostado. Ainda sonho encontrar mais caixas assim...abs

    ResponderExcluir