Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dicas para driblar o mercado 'nefasto' de botões e brinquedos antigos

Botões para Sempre nasceu com veia jornalística. A intenção do blog não é somente registrar momentos fotográficos. É leitura e informação. A temática principal é contar histórias que envolvem as marcas de botões, além dos times de futebol que pertencem aos respectivos brinquedos. Entrevistas, matérias, enfim, tudo o que envolve o segmento. Como profissional de jornalismo não hesito em contar histórias. E a verdade dos fatos, que é a principal característica de minha profissão, sempre será respeitada. Tenho o dever também de dar minha opinião. Quem não concordar, ótimo, respeito e cada um tem a sua.

por Ricardo Bucci
O blog publica abaixo algumas dicas para quem quer começar ou continuar colecionando nossa paixão, que são estas pequenas miniaturas de futebol, 'vulgo' jogos de botões. Ninguém precisará segui-la, pois cada um faz o que bem quiser. Também não obrigo a ninguém ler. É apenas um resumo, uma espécie de alerta que venho tomando. Desde criança conheço estes brinquedos. Da 'palma de minha mão'. Com cinco anos de idade já sentia os botões Brianezi e Gulliver com as primeiras 'palhetadas'. Voltei a colecionar no segundo semestre de 2010 e, em seis anos de experiência, já observei de tudo neste mercado. O mesmo jogo de botão que comprei por 400/500 reais, já encontrei por apenas 08 reais. Como disse anteriormente, respeito às opiniões contrárias. Aliás, ainda vivemos num país democrático. Mas como tudo na vida, colecionar brinquedos antigos exige muita cautela e discernimento, pois existe muita mentira no meio.
1- Não compre por impulso. Não se deixe enganar por anúncios que 'pipocam' na internet dizendo: 'Único produto no Mercado Livre', "Único produto na OLX". Já li bobagens dizendo: "único brinquedo num país de 200 milhões de habitantes". Todas as empresas de botões faziam milhares de peças repetidas. Não existe apenas um único exemplar do Corinthians, Central de Caruaru, Calouros do Ar, Albânia, Porto Rico, Francana, Udinese, Juventus do Acre, Juventus da Mooca, seja da Brianezi, Bolagol ou qualquer outra. Tem peças e jogos repetidos no país inteiro. Um time pode até ser mais difícil do que outro, concordo, mas dizer sem certeza, que apenas uma única pessoa tem, realmente é para acreditar em 'Papai Noel'.
2- Existem diferentes preços de mercado. Cada um põe o que quiser. Não se iluda com o 'valor de mercado', pois não existe. Quanto vale? Brinquedo antigo não é como comprar 'banana' na feira. Se bem que uma boa parcela de sedentos vendedores costumam pagar 'preços de banana', em peças de brinquedos antigos, lotes de botões, como se fossem 'sucatas' para depois inflacionar os mesmos. A receita é: pesquise. 
3- Acho um absurdo, abuso e desonestidade mesmo qualquer jogo de botão, seja da Brianezi (antigo com faixa ou sem faixa), Bolagol, Estrela e afins, custar acima de 100 reais. Mesmo dizendo: está na caixa. Grande coisa. Comprávamos estes mesmos jogos em magazines e lojas de esportes antigamente e vinham na caixa, com palheta colorida ou sem, e todos os acessórios. Hoje é diferente: se vem palheta é um preço, se vem caixa, dobra o valor, se tiver goleiro, acrescente mais dinheiro, se for time pequeno e 'difícil', acrescente mais valor do que um time 'grande' e popular. Ou seja, tudo tem um só propósito: tirar mais dinheiro de nós colecionadores por peças que sempre as empresas ofereciam em lojas.
4- O preço justo de qualquer exemplar de Brianezi, Bolagol, Sportec etc e tal, na minha opinião é de 30 a 50 reais, dependendo do estado de conservação. Mesmo estando na caixa e sendo dos anos 1950, 1960, 1970, 1980 ou do tempo da 'vovó'. Mas não é assim, infelizmente. Não estaria bom um jogo inteiro e completo da Brianezi 'duas faixas' de 1970/1980 por 35 reais e com a palheta colorida? sim, está. Esta é a grande realidade. Doa a quem doer.
5- Todo colecionador tem que se esfolar financeiramente? Não! Por que alguns vendedores podem comprar por 05 a 20 reais um exemplar completo, na caixa, e eu tenho que pagar de 100 a 500 reais? Ou mais de 500? Já paguei, sim, confesso. Realmente é com os erros que a gente aprende. Euforia, ânsia de ter um objeto, enfim, fiz algumas besteiras. Mas com a experiência e 'porradas' que a gente leva na vida, hoje a ficha caiu. 
6- Cuidado com os 'atravessadores'. Eles compram muito barato e revendem por preços abusivos, sujos e inflacionados iludindo muita gente. No meio existem até colecionadores (que colecionam os mesmos objetos que a gente, seja botões, toys e afins) que transformaram o hobby como profissão. Ou seja: vou faturar em cima dos 'trouxas'. E depois riem de nossa 'cara'.
7- Cuidado com mentiras, promessas e enrolações. Não existe ética no mercado de brinquedos antigos. Não é apenas em jogos de botões. O interesse é apenas um: DINHEIRO.
8- Cuidado com a falta de caráter. Tem pessoas boas no meio? Sim, lógico que tem! Como tudo na vida existe o bom e o mal. E, claro, existem pessoas nefastas também.  
9- Cuidado com agressões morais e palavrões, comum no mercado de comércio, seja ele no virtual ou em outros meios, onde novamente o 'Dinheiro' fala mais alto em detrimento de qualquer coisa.
10- Cuidado com 'panelinhas' e 'máfias' que existem. Muitas peças já são encaminhadas para pessoas específicas, como revendedores ou colecionadores. E isto ocorre com botões, forte apache, autorama seja o 'escambau' que for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário