Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 3 de maio de 2016

Radium de Mococa - Raridade

O mundo do botão nos proporciona momentos mágicos e inesquecíveis. Existem muitos times brasileiros e internacionais. Existem muitas seleções. Na minha coleção e nos meus prognósticos (se bem que é imprevisível sabermos o que vai aparecer por aí) não esperava que surgiria um time destes. Sempre admirei os 'vibrantes' clubes do interior de nosso país, entre eles, o tradicional 'Verdão da Mogiana', o Radium FC, de Mococa-SP. Neste novo lote que arremetei, veio 12 botões da 1ª edição da Dallas, no começo de fabricação. As peças são antigas dos anos 90, em botões oficiais 'acrílicos' no estilo 'tampa', mais resistentes em comparação aos modelos atuais que a empresa produz.
Acredito que o ex-dono destes antigos botões era torcedor do 'Verdão da Mogiana'. Há 97 anos atrás, em 01 de maio de 1919, nascia em Mococa, um dos grandes clubes do interior paulista. Lamentavelmente, segundo torcedores do clube no Facebook, o representante de Mococa encontra-se em abandono. Um dos torcedores do time nas redes sociais implora imensamente que os empresários da cidade, prefeitura e câmara tenham consciência do que o Radium representa. Ele diz: "Unidos, porque não trazer novamente o futebol profissional, pois como diz a letra do seu hino: Salve o Verdão da Mogiana".
O nome Radium surgiu em homenagem à cientista Madame Curie, que havia descoberto um novo elemento químico que batizara de "Radium". Desde sua fundação, o clube utiliza o mesmo escudo e as mesmas cores, o verde e branco. Por causa delas e da Estrada de Ferro Mogiana, que passava pela cidade, o Radium acabou ganhando o apelido de o "Verdão da Mogiana". O distintivo é a marca registrada do clube, sendo formado simplesmente por um círculo verde de contorno branco, com a letra "R", estampada também em branco no centro. Não se sabe ao certo o motivo da escolha das cores, mas o mais provável é que seja em homenagem à vegetação de Mococa, conhecida como a cidade das "Palmeiras Imperiais".
1949
1952: no começo dos anos 50 o time chegou a disputar a Primeira Divisão do Futebol Paulista
O estádio São Sebastião recebe esse nome devido ao patrono da cidade de Mococa
O periquito surgiu nos anos 40 para simbolizar a liberdade e a garra do time radiúnico
Camisa retrô
A bela e próspera Mococa

Nenhum comentário:

Postar um comentário