Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lote 21 - 'Azulão da Bariri' - 101 anos de História - Raro é pouco neste exemplar da saudosa SPORTEC 80´s

Não sei qual foi o exemplar mais 'raro' e difícil de aparecer que me veio nesta caixa de sapatos de quase 40 times da Brianezi e Sportec: Olaria ou a Islândia. Bom, seguramente este time carioca me surpreendeu, pois para colecionadores é sempre legal buscarmos as 'moscas brancas'. Eu curto demais os times alternativos, é muito mais prazeroso do que comprar sempre os mesmos como São Paulo, Flamengo etc.
Seja bem-vindo Olaria, quanta história linda tem este clube! E quantos jogadores foram revelados na RUA BARIRI. Foi o time que revelou o baixinho Romário; é conhecido também por ser o último clube de Garrincha, grande craque de seu tempo. Abaixo um pequeno resumo da magnífica história de 101 anos do Olaria Atlético Clube.
O Olaria Atlético Clube foi fundado no dia 01 de julho de 1915. Sua origem reside no futebol. Na Rua Filomena Nunes existia um grupo de rapazes que praticava o futebol naquele bairro leopoldinense, o que já era uma ousadia, visto que no início do século XX a prática do futebol era quase que exclusivamente das elites. Seus fundadores queriam que fosse criado um clube que ostentasse o nome do bairro.
Belo time da primeira edição flexível da SPORTEC, que era concorrente da Brianezi e CRAK´S. Apenas com manchas pela ação do tempo. Verifiquei que não há uma trinca ou quebra.
Reparem que o antigo colecionador escrevia com MÁQUINA DE ESCREVER OS TIMES. No fundo da caixa de sapatos me veio pedaços de tinta de alguns Brianezi que descascaram entre algumas sobras de papéis, entre eles, este 'papelzinho' muito antigo escrito 'LARIA'. Foi cortado apenas a letra 'O', de Olaria. Relíquia. Saudosismo puro em 'Botões para Sempre'. Inesquecível.
O escudo reúne suas atividades esportivas dos primeiros anos de fundação: futebol, tênis e escotismo do mar, atividade praticada na extinta praia de Maria Angu, aterrada durante as obras da Av. Brasil.

Anos 70 e 80
A década de 70 foi rica para o futebol do Olaria. Em 1971, o clube chega na terceira colocação do estadual, atrás apenas de Fluminense e Botafogo. Isto sem ter feito um só jogo na Bariri, pois o campo estava em obras. Com um timaço que tinha Aroldo, Miguel, Altivo, Alfinete, Afonsinho, Marco Antônio, Luis Carlos, o Olaria, então de camisa LISTRADA, deu um show de futebol durante todo o campeonato. O ano de 1972 marca a presença de Garrincha no Olaria, onde o 'anjo das pernas tortas' encerraria sua carreira e marcaria seu último gol. Os anos de 1973/74 marcam a participação do Olaria na Divisão Principal do Campeonato Brasileiro, quando conseguiu, inclusive, a façanha de derrotar o Santos por 2 a 1 em plena Vila Belmiro. No final da década de 70, mais exatamente em 1979, um menino franzino iniciava sua carreira como federado pelo Olaria: Romário de Souza Farias, que marcou os primeiros gols de seus mais de mil pelo clube da Rua Bariri.
1955
1950
50´s
1972 com Garrincha: o primeiro agachado
1971
Olaria de Hélio, 1956
Anos 60
Na antiga Revista TICO-TICO

1981: Campeão Brasileiro da Taça de Bronze
O ano de 81 inscreveria o Olaria na galeria dos campeões brasileiros. Sagrou-se campeão nacional da extinta Taça de Bronze, ao vencer o Santo Amaro de Recife na final. Comandados pelo técnico Duque, o time tinha craques como Salvador, Lulinha, Mauro, Zeíca, Chiquinho, Paulo Ramos, Orlando etc.
Campeão da TAÇA de BRONZE em 1981
Craques Revelados na Bariri
Além do baixinho Romário e de Garrincha, já passaram pelo clube nomes como Jair Pereira (1972), Joel Santana (1973), Antonio Lopes (1958-61), Ézio (1989), Ricardo Rocha (1996) e Pedrinho (2011).  
Grande Afonsinho, uma das LENDAS da Rua Bariri
Estádio Mourão Filho, popularmente conhecido como RUA BARIRI.

POSTAGEM COMPLEMENTAR DO TIME DA SPORTEC

AOS 'ZOIÚDOS'
Segundo o lendário Dicionário Aurélio, 'Zoiúdo': diz-se do indivíduo que desfecha olhares de cobiça ou de desejo sobre objeto ou pessoa.
Enfim.
Não gostaria nem de tirar estas fotos abaixo, mas como vivo e participo deste mercado 'PODRE' de botões antigos, colecionáveis e afins, achei interessante mostrar apenas aos 'ZOIÚDOS DE PLANTÃO';
 Há vários colecionadores de botões 'Zoiúdos'. Os que colecionam, compram e também revendem. Há 'Zoiúdos' também entre comerciantes/vendedores, enfim. Para os 'Zoiúdos' que não acreditam que este time é original da Sportec, mostro a prova abaixo. Detalhe: se tem 'zoiúdo' que ainda não acredita nas fotos, podem aparecer que marcamos um horário e MOSTRO PESSOALMENTE. Aqui só entra botão original, do contrário, eu não compro.

Em breve mais times e os 'abutres' devem estar cansados de ver tanto time 'raro'. Pena que eles queriam revender tudo isto aí por PREÇOS SUJOS para garantir o ano e passar o Natal recheado...KKKK
Olaria e Cruzeiro: reparem na semelhança de cores. Ambos vieram de fábrica e que eram vendidos em lojas de esportes.
Aqui coloquei as duas peças na frente de um ESPELHINHO. Reparem novamente o Olaria e Cruzeiro, aqui  mostro o lado contrário. Também para verificar as cores e a ORIGINALIDADE DOS BOTÕES.

3 comentários:

  1. Excelente exemplar este time do Olaria da Sportec, Mestre RB !!!

    E adorei os "zoiúdos de plantão"...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos! O que tem de 'zoiúdo' neste país é igual aos Urubus, carniça! abs,

    ResponderExcluir