Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Times raros do Nordeste de marcas originais de 'banca'

Plástico fino. Correm bem. Não são iguais aos Gullivers. São menos resistentes. Os Gullivers eram mais duros e com qualidade peculiar.
Estes dois, Ferroviário, o querido Ferrim-Ferrão e o Sergipe são diferentes daquele Noroeste da Danny, que já fiz postagem. Estes do Nordeste possuem números atrás das peças, como se fossem códigos de fábrica: 06, 11, e assim por diante.
Estes botões tiveram uma certa 'febre' no fim dos anos 90/começo dos anos 2000. São os chamados plásticos de 'banca'. Originais que vinham em saquinhos e os auto-adesivos para a colocação nos botões e no goleirinho. Se alguém tiver o nome exato da fábrica agradeceria, pois o blog é de todos, para criarmos cada vez mais o museu virtual do botão. Acredito que Danny não é, por causa que atrás é diferente, por possuir os números. 
Será Mitroplast? aquela marca dos caminhões em miniatura, que também vendia em bancas no fim dos 90´s?
Qualquer informação é válida.
Estes botões, pasmem, são muito bons!
Para termos uma ideia de sua jogabilidade são melhores na mesa que os Canindé de acrílico e os Bolagol, claro, estes têm mais história, mas em termos de futebol de botão bem jogado deixam a desejar.
Seja bem-vindo os queridos times do Nordeste!
Vejam o número atrás das peças. Tanto o Ferroviário como o Sergipe.
Este Norusca é da marca 'Danny', também de banca, reparem atrás a saliência (foto abaixo)
Reparem que há diferenças entre as peças, especialmente atrás e no aspecto do material. Os do Nordeste são melhores, inclusive na mesa.
1975
1968
84

3 comentários:

  1. Ricardo, como deve ter tido gente que montou suas coleções comprando times em bancas.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, não seria caninde de plástico não? Lembro que a caninde chegou a lançar uma linha de plástico, sem ser de acrílico. Lembro de comprar alguns em saquinhos também.
    Um abraço.
    Dias Monte.

    ResponderExcluir
  3. Fala Dias! Se for os Canindé, muito bacana! Confesso que nesta época fim dos anos 90/começo dos 2000 não praticava o botonismo e fiquei sem saber das marcas. Mas uma coisa que acredito que Gulliver não é, porque são mais 'molinhos' e menos resistentes, apesar de correrem bem na mesa e de encobrir também os goleiros de forma perfeita. abs e obrigado pela informação.

    ResponderExcluir