Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O trio de Pernambuco da Brianezi + Bônus

Olá, amigos colecionadores! Hoje mostro os três principais times de Pernambuco, comprados em 1989, numa extinta loja de esportes, que vendia jogos de botão até o teto. Bons tempos! O Sport Recife (em homenagem ao meu amigo Armando do blog "Sport de Botão" http://sportdebotão.blogspot.com), o Santa Cruz e o Clube Náutico Capibaribe, todos da Brianezi, da terceira fase da empresa, onde considero a melhor jogabilidade de todas as fases da empresa pioneira dos botões oficiais. Isso do ponto de vista técnico. Na questão do acabamento já não encontravámos botões como nas primeiras fases, com as famosas duas faixas. Na minha visão os botões dos anos 70 eram mais bonitos do que os da década de 80. Mas os da década de 80 tinham uma melhor jogabilidade, pequena é verdade, do que os dos anos 70. A Brianezi mudou muito de fase, às vezes compravámos dois tipos de botão numa mesma década, mas mesmo assim, era um Brianezi!
Segue também como "Bônus", o Central de Caruaru, adesivado num Gulliver antiquíssimo, dos anos 70, de plástico bem fino. Aproveito para mostrar fotos que formam a galeria histórica desses times, que foram enviadas pelo colecionador e amigo Gilvannewton, de Recife-Pe.
Pessoal, deixo aqui um lembrete, não deixem de participar da "Coleção do Leitor"
Abraços a todos,
Sport, do final dos anos 80. A Brianezi como sempre impecável.
Sport 76-77
 Sport 76-77
Esta foto é bem bonita e está na rara Enciclopédia "A história ilustrada do futebol brasileiro", quatro volumes, 1968. Só que no respectivo livro não há legenda sobre o estádio, mas está na página do Campeonato Pernambucano, se algum leitor de Recife souber se é os Aflitos ou a Ilha do Retiro...POST EDITADO: È a Ilha do Retiro, a casa do Leão.
Santa Cruz, Brianezi, final dos anos 80

Santa Cruz, 1970, do craque Givanildo, o último agachado

 Santa Cruz, na verdade, é de 1976, de Levir Culpi e Nunes
 Santa Cruz, 1980. Placar
Náutico, Brianezi: Se algum torcedor do Timbu me explicar os detalhes deste escudo, que foram confeccionados pela Brianezi, é bem interessante! POST EDITADO: Segundo informação do historiador do futebol pernambucano, Carlos Celso Cordeiro, o Náutico usou um escudo muito parecido na camisa, com esse que a Brianezi fez, entre 1971 e 1972.
Eis abaixo o escudo retrô (idêntico que a Brianezi fez) que encontrei no site www.futebolnacional.com.br

Náutico 1973
Náutico 1979
 Clube Náutico Capibaribe 1984. foto: Milton Neves (http://terceirotempo.ig.com.br)
Náutico em 1984. Em pé estão Lourival, Solito, Douglas, Luciano Veloso, Isidoro e Carlinhos; agachados estão Dada Maravilha, Paulinho, Brás, Evaristo e Jadir
Central adesivado num gulliver do final dos anos 70
O Central numa rara imagem. foto: http://esquadroesdefutebol.blogspot.com

Para ver o time original da Brianezi, do Central, de Caruaru, clique no endereço abaixo:
http://botoesparasempre.blogspot.com/2011/04/central-sport-club-pe-raridade-da.html

3 comentários:

  1. Amigo Ricardo,
    Agradeço a homenagem nesta belíssima postagem.
    O estádio é a Ilha do Retiro. A foto deve ter sido tirada do antigo placar. Lá na frente vemos o telhado da maravilhosa Sede. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu que quero lhe agradecer, Armando. Muito obrigado. Abraços,
    Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  3. Esse ultima foto do Náutico, é de 1980.

    ResponderExcluir