Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fortaleza - CE - Original tipo Gulliver - 90´s

Mistério! Pensei nos gullivers, mas acredito que não são. Os botões são super maleáveis, diferentes dos gullivers que eram mais resistentes. Também não são da marca Planeta. Acredito que também são de banca de jornal. Todos os botões tem um pequeno número atrás (no verso) de identificação com uma 'bolinha', que é diferente dos gullivers. O blog Botões para Sempre presta uma homenagem com este time de botão ao saudoso Paulo Emílio, ex-treinador de futebol e que treinou o Fortaleza, o 'Leão do Pici', nos anos 80. Recentemente Paulo Emílio nos deixou. Conheci o grande Emílio justamente naquela saudosa década no meu colégio, aqui em São Paulo. Era quase um adolescente e sempre encontrava com o mestre treinador, que comandou grandes clubes brasileiros, na saída, pois ele vinha buscar seus filhos na escola. Muitas conversas de futebol tive com ele, juntamente com meu pai; adorávamos falar sobre os campeonatos que estavam 'rolando na época', como a Copa do Mundo do México, em 1986. Saudades.
O grande esquadrão do Tricolor de Aço em 1983. Repare no último da primeira fila, em pé, o saudoso mestre Emílio. Vemos também o saudoso Luizinho das Arábias, grande artilheiro do Leão e que jogou no Flamengo. Edson e Marquinho carioca faziam parte deste grande elenco.
1974 com o saudoso lateral Louro (o quarto em pé), ganhador da Bola de Prata da Placar naquele ano. Na foto vemos também Hamilton Rocha, Chinesinho e Pedro Basílio que faziam parte do elenco.
Marciano, o goleador do Leão na década de 70, chamado carinhosamente pela imprensa esportiva de "O artilheiro interplanetário".

4 comentários:

  1. Época maravilhosa, tanto na música, no futebol e na tv, valeu pela lembrança

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Marcelo! Fico contente que tenha gostado das postagens, tanto do Leão do Pici quanto a do Leão do Norte, o Remo. abs Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Na foto do time bicampeão 82-83, ve-se o grande goleiro Sérgio Monte, o qual é primo do meu pai, Ricardo.
    Sérgio Monte foi campeão também em 85 e fez um grande campeonato brasileiro em 84, quase levando a bola de prata da Placar. Um acidente automobilístico em 85 interrompeu sua carreira por 2 anos e ele voltou em 88 pelo Ceará, onde também foi campeão cearense, tendo encerrado a carreira no Ferroviário em 91 também com título, salvo engano.
    Abraço,
    Dias Monte.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Dias! Grande goleiro Sérgio Monte, fez uma partidaça nos anos contra o Palmeiras no Morumbi, me lembro. Abração

    ResponderExcluir