Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Onze de Ouro Original - Ed. Saravan - 'Patentes requeridas' de 1964/65 - 'Academia do Palestra'

Botões para Sempre traz o 'Palestra Itália', assim minha saudosa avó Maria tinha orgulho de chamá-lo. Na concepção dela, pois ela era napolitana ferrenha, o Palmeiras e o Napoli eram até maiores que a própria Azzurra ou a Seleção Canarinho. Os botões originais, tanto no material como nas fotografias, estão em estado até que bons, não diria ótimos, pois o Dudu a criança deve ter colocado algo que o botão manchou e ficou amarelado demais, pelo menos não estragou o nome etc. Incrível como essas peças eram frágeis demais. Com uma simples 'palhetada' na minha mesa oficial acho que eles vão se quebrar por inteiro. Vou ter cuidado em colocá-los na mesa. Geralmente o que se vê na net, boa parte é tudo trincado e com aqueles preços 'safadinhos', comprados por 1 real e depois sendo vendidos acima de 30/40/50/80 cada um!
Mas pensam que sou trouxa seus nefastos de quinquilharias? Já fui e sustentei vocês há anos. Agora capaz que paguei até mais barato que 01 real cada um, KK e me vieram como bônus alguns do Palmeiras da Craques da Pelota, de 1966, Ídolos do Futebol de 1965 e Crak´s da Pelota, Jofer, 1971. Até o goleirinho, que dificilmente aparece, o Valdir, está aí desgastado, mas o importante são as 11 peças completas, até com o botão (botton de escudo veio, que era tradicional da Saravan Editora) que produziu inicialmente os botões Onze de Ouro.
Podem ser antigos e terem história, concordo, mas a concepção gráfica da época era muito limitada, a qualidade dos botões era pífia, eu digo isso não como preconceito contra esses botões, mas, sim, que a Gulliver em 1977 produziu, na minha visão, os melhores times em carinhas, tanto nas fotografias como na qualidade de botões. 
BOTÕES PARA SEMPRE APRESENTA: ACADEMIA DO PALESTRA
ONZE DE OURO 
As patentes requeridas que vinham assim escritas nessas chapinhas que prendiam as fotografias (ou escudos) típicas dos anos 60, que os colecionadores encontravam nos botões Onze de Ouro que eram vendidos em BANCAS DE JORNAIS. 'Na época muitos até trocavam e se divertiam com o fato de estarem escritos esses nomes atrás das peças', informação do colecionador Jorge Farah, presidente da Federação Paulista de Futmesa.
A dupla da Academia dos Djalmas: Dias e Santos.
Gênios do futebol
Copeu, Ídolos do Futebol, década de 60: a criança tinha incrivelmente esse time inteiro também, mas quantas coisas foram parar no lixo por quebrar ou pelas mães jogarem fora, pelo menos, no lote, o Onze de Ouro a pessoa guardou.
Dudu, tentei de tudo para tirar essa mancha, mas o que posso reclamar disso, é muito tempo, 1964, passa, vai fazer o quê, mas ele está guardadinho para sempre.
Um dos maiores goleiros da história de nosso futebol: Grande Valdir
 Tupã!
Um pouco da ACADEMIA DO PALMEIRAS
Assim chamada, pois o time dava sempre 'aulas de futebol', em termos de tática e técnica. Na oportunidade até torcedores de times rivais assistiam ao vivo esses brilhantes jogadores que muitos participaram de nossa seleção canarinho. Além do grande número de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais conquistados, o momento mais marcante do período da Academia de Futebol aconteceu em 1965, quando a equipe inteira do Palmeiras (do técnico ao massagista), do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os reservas, representou a seleção Brasileira em um amistoso contra a seleção do Uruguai que fez parte dos festejos de inauguração do Estádio Mineirão. Realizou-se a peleja em 07 de setembro de 1965, data da Independência Brasileira e o Palmeiras de Ademir da Guia derrotou o Uruguai por 3 a 0.
Pela primeira vez, um único clube representava a seleção brasileira em toda a história do futebol nacional.
'O Divino"
Aqui na coleção CRAK´S DA PELOTA, JOFER DE 1970/71
1965
Vejam o antigo estádio do Palestra em 1965!
Volante Dudu: em sua posição, um dos melhores da história de nosso futebol
Aqui no botão original da Craques da Pelota, outra coleção de banca, mas de 1966
O quadro perfilado da Academia em 1963
 Nota de Botões para Sempre

Nessas 15 PEÇAS ORIGINAIS que paguei pouco, NÃO DAVA PARA COMPRAR UM SÓ JOGADOR TRINCADO, SURRADO E QUE GERALMENTE APARECE NOS SITEZINHOS DE COMPRA, RECHEADO DE ATRAVESSADORES DE PLANTÃO, QUE FICAM ATRÁS DO CELULAR A CADA MINUTO PARA VER SE ENTROU $$$$ NA CONTA. KKKKK
E pior que tem cupincha que vai lá e arremata o que esses urubus pedem!
Um dia a grana de alguns vão acabar por sustentar geladeira de atravessador...hehe
ANDAIS COM QUEM ANDAS, QUE DIREI QUEM ÉS!
País podre que vivemos! Mesmo tendo orgulho de ser brasileiro!

3 comentários: