Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Lote 01 - Brianezi - Seleção da Argentina - Cup 1978

Botões para Sempre inicia hoje uma série extensa de times que comprei recentemente de marcas antigas. Lote 01: Brianezi 'celulóide flexível duas faixas', que compreende o período da segunda fase (1977-1986); Time: Seleção da Argentina. Na caixa com goleiro e novíssima palheta colorida arrematada, de cor rosa e vermelha totalmente ilesa, fabricada pela família Brianezi, muito antigamente. Como dizem no meio do colecionismo: 'zerada'. Belo reforço para as Eliminatórias de 2016, já que a minha antiga Argentina da quarta geração da mesma Brianezi nunca ganhou um Mundial. Esta seleção com 'duas faixas' desfilava antigamente nas minhas mesas antigas do Estrelão e Colunão, trazida por um amigo argentino que visitava nossa casa e assim fazíamos inesquecíveis campeonatos de Copas do Mundo. Saudosismo puro, resgate do passado, que entra para a coleção.
O Mundial de 1978
A Argentina aproveitou como poucos o fator local e foi campeã do Mundo pela primeira vez, em 1978. Feito que repetiria oito ano depois, no México. A campanha não foi tão brilhante. Na primeira fase, os 'hermanos' tiveram duas vitórias (2 a 1 na Hungria e 2 a 1 na França) e uma derrota (1 a 0 para a Itália). Na segunda, só avançaram no saldo de gols, depois de golear o Peru por 6 a 0 - indo a campo sabendo da quantidade de gols de que precisavam para avançar, em jogo que ainda hoje gera suspeitas. A final contra a Holanda também foi um sufoco, com empate por 1 a 1 no tempo normal, seguido de dois gols na prorrogação.
Verdadeiros ídolos que fizeram história com a camisa da Argentina, a primeira a usar o emblema AFA em Mundiais. Craques como Passarella e Mario Kempes. Este foi o artilheiro do Mundial. Eu não consigo lembrar desta Copa, pois era muito pequeno e a memória não consegue sequer transmitir alguma lembrança. Acredito que estava no quartinho da TV vendo com meus pais e irmão, mas pela pouca idade, a memória só consegue vir à tona a partir de 1979. O título da Argentina foi consequência direta dos gols de Kempes.
A final contra a Holanda.

Aqui já vemos a Argentina durante a Copa de 1982, na Espanha. Nesta época também era fabricado os botões de acetato de celulóide da Brianezi, com as duas faixas laterais. Este referido modelo durou até o fim de 1986.

2 comentários: