Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Minha pequena coleção de carrinhos antigos Matchbox

Corria a segunda metade dos anos 70...Meu pai me presenteava sempre em datas festivas, um carrinho Matchbox. Originalmente criado em 1953, pela extinta 'Lesney Products', da Inglaterra. Todos estes carrinhos de minha coleção apresentam atrás a descrição 'Made in England', alguns também 'Made in France', produzidos em boa parte deles, em 1976. Dei uma pequena pesquisada em sites de compras e vendas e fiquei abismado com os preços totalmente 'nefastos' de cada exemplar. Logo parei de ver, cansei e me irritei de presenciar toda a 'aberração'. Encontrei muitos de minha coleção, cada um sendo vendido por preços beirando os 100 reais ou mais. Se eu fosse vender cada exemplar, acredito que me dariam uns '05 reais', cada unidade, já sei como funciona o esquema e seria 'revendido' por 100. Este é o nosso Brasil.
Ainda bem, que nunca irei vender por preço nenhum oferecido. Assim vale também com os meus amados jogos de botão. Vender meus Brianezi por 10, 15 reais cada jogo e depois ver eles expostos em anúncios por 450 a 700 reais cada exemplar, em caixas destruídas, cheias de traças e com acessórios faltando. 
Os anos 70 foram mágicos. Éramos felizes e não sabíamos. Os brinquedos que tínhamos davam gosto. Todos os objetos eram dispostos em prateleiras de lojas e magazines. Dava gosto comprar. As pessoas eram mais educadas. O povo, em geral, era mais educado. O país era mais pobre economicamente e socialmente. Tínhamos renda per capita baixa. Hoje continua baixa, mas na época em que nasci, era paupérrima. O PIB também não era tão elevado, nos anos 70. Vivíamos também um período de ditadura. Mas a lembrança que eu tenho e que meus pais me contam, é que a violência era bastante menor. Não havia quase sequestros. Não havia computadores nas casas de família, nem celulares e aplicativos idiotas. Porém, havia mais humanidade entre as pessoas. Existia também pessoas más, é claro, não sou tonto em achar que existia só maravilha. Mas do jeito que a coisa anda ultimamente em nosso país, é perfeitamente possível acharmos que os anos 70 e 80 foram bem legais. Em termos de brincadeiras com os amigos, jogos de botões, o próprio futebol era mais romântico e não existia tanto interesse por dinheiro, jogadores ficavam nos clubes por amor a camisa, enfim, tenho muitas saudades de uma época lúdica e nostálgica. Eu como jornalista fico indignado como as coisas hoje são bem diferentes de tempos atrás.
20 carrinhos matchbox importados e antigos da Inglaterra. A maioria de 1976. Vemos perdido na minha coleção um Carro 'Super Máquina', da Glasslite, dos anos 80. Adorava assistir pela TV este brilhante seriado. A pergunta que eu faço é a seguinte: para que vender? para eu receber miséria e depois ver todos eles sendo revendidos por preços altos? Então, deixa eles aí, para 'sempre', na minha coleção.
Anos 70 e 80: os melhores anos para se comprar coleções de jogos e brinquedos. Hoje temos que nos sacrificar para acharmos tais peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário