Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 4 de setembro de 2016

Athletic de Bilbao - 'Los Leones' da Brianezi de 1987 com 'faixas'

BOTÕES PARA SEMPRE apresenta:
Logo depois dos famosos celulóides, que terminou em 1986, a lendária fábrica Brianezi lançava no mercado botões semi-flexíveis, bem maleáveis, feitos em acetato. Os escudos em decalque foram mantidos das primeiras gerações. O diferencial na arte podia ser notada nas faixinhas, que foram colocadas 'para cima' e 'para baixo'. Reforço de última hora para a UEFA de 'Botões para Sempre'.
Só achei que a Brianezi poderia ter colocado as iniciais do escudo original, como acima. Mas ela já possuía o decalque das primeiras gerações e acabou por mantê-lo nesta fase. E assim o fez. Na verdade ela '(a)portuguesou' o nome no emblema do time espanhol.
O escudo do Bilbao procurou fazer  referências a significativos ícones de Bilbao e da região basca: nele estão contidos imagens referentes à Árvore de Guernica, que sobreviveu aos bombardeios de alemães e italianos na cidade em meio à Guerra Civil Espanhola; à Igreja de Santo Antão; e à Ponte de mesmo nome, atravessada pelo rio Nervión, conhecido como estuário Bilbao em seu trecho final.
Muita história. 118 anos de ' Os leones'. Com 08 títulos na Liga Espanhola, é um símbolo emblemático da identidade basca, por não permitir que atletas não nascidos ou não desenvolvidos no País Basco, Navarra ou Iparralde possam vestir sua camisa. A regra para apenas bascos surgiu como resposta às reclamações dos rivais Unión Ciclista de San Sebastián (atual Real Sociedad), Basconia e Racing de Irún (atual Real Irun), que só utilizavam jogadores da região e queixavam-se da presença britânica nas escalações do Athletic.

1976-77
1978
1981-82

A equipe
San Mamés Barria, a casa dos 'leones'

Um comentário: