Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Real Sociedad de San Sebastián - Crakes - 90´s

Exemplar bem bonito, todo pintado, com escudos ainda do período de 'decalcomania' e difícil de aparecer, antigo, do começo dos anos 90. Durante 1981 e 1984, apenas equipes bascas venceram o Campeonato Espanhol, no período mais recente em que Barcelona e Real Madrid ficaram 'alijados' do título por mais de um ano. Numa época em que o futebol era menos globalizado e as diferenças econômicas entre os gigantes e o restante dos clubes não eram tão acentuadas, Real Sociedad e Athletic Bilbao tiveram seus momentos de glória: os 'txuri urdin' de San Sebastián venceram suas duas únicas taças, em 1981 e 82; os Leones de Bilbao vieram em sequência, alcançando o topo em 1983 e 84. Na Real Sociedad, a geração que conquistou os dois títulos é a melhor da história do clube. Seis de seus jogadores integraram a seleção espanhola na Copa do Mundo FIFA 1982. Nela estavam nomes como o goleiro ARCONADA, lembram dele do álbum Ping Pong de 82? Grandes partidas realizei com os botões naquela época. Oh, saudades...O volante Miguel Alonso, que é pai de Xabi Alonso, Zamora e o atacante SATRUSTEGUI, maior artilheiro da história do clube, com 162 gols, estavam presentes no elenco campeão.
Na Internet os valores destes botões também estão inflacionados. Novidade? Vejo exemplares anunciados destes botões (às vezes) acima de 80, 100 reais. Este é o nosso país. Compra barato para depois 'METER A FACA', em nós 'trouxas', que gostamos de botão. Mas a dica que 'Botões para Sempre' dá aos seguidores é a seguinte: Na Rua 25 de Março, capital paulista, há 03 lojas 'monstruosas' de esportes que vendem pilhas e pilhas (na caixinha vermelha) dos botões Crakes, produzidos pela Jucrake, de Campinas. O problema é que nestas lojas encontramos apenas seleções atuais e alguns estrangeiros, os mais afamados como Barcelona, Milan etc. Times antigos como este Real Sociedad, entre outros, não mais, pois são de remessas dos anos 90.
Mas mesmo assim os botões que as lojinhas vendem saem muito, mas muito mais em conta do que comprados no 'MERCADO NEGRO' da internet do colecionismo. Se pagar em dinheiro vivo, eles te dão desconto. Paguei já um CSKA Sófia da Bulgária por 25 $.
Os que os vendedores virtuais fazem? Eles buscam exemplares justamente nestas lojas da 25 de março e INFLACIONAM na net, e temos que pagar também o tal de frete. Outros compram em atacado, direto da fábrica de CAMPINAS, e vão depois 'metendo a faca', para obter o lucro em cima de nós, 'trouxas'.
Escudos ao longo da história
1986
1970
78-79
1987-88
Com Arconada e Zamora, ídolos da seleção espanhola da Copa de 1982
Um dos maiores ídolos
1982
73
1980

Um comentário: