Tá aí. Ela apareceu. A histórica Udinese Calcio desfilando em 'Botões para Sempre'. Lembro-me perfeitamente que algumas pessoas que conversaram comigo ao longo de 2014 e 2015 afirmavam categoricamente que a Brianezi nunca tinha produzido a 'squadra' italiana. Entretanto, a família Brianezi não preteria nenhum time. Os botões são da 4ª fase, segunda metade dos anos 90, resistentes, bons para chutes fortes, de plástico rígido. Se bobear, a Brianezi também o fez no modelo com as faixas laterais. É surpresa a cada dia! Este time que veio no lote foi mais importante do que os 'duas faixas', que também vieram, para se ver a importância que se deu na produção deste raro time, lar de Zico, o 'Galinho de Quintinho', que jogou na saudosa década de 80. Acompanhe abaixo, um resumo do histórico da Udinese Calcio, com as curiosidades dos escudos, ídolos importantes, além de fotos antigas.
Belo time. E bela flâmula adquirida pelo meu irmão, quando visitou a querida 'velha bota', em meados dos anos 90. Por ironia do destino, já estava reservada para fazer parte da decoração da foto.
Vou começar pela cidade: Údine, terra da UDINESE CALCIO, é uma comuna italiana da região do Friuli-Venezia Júlia, província homônima, com cerca de 100.000 habitantes. Local de importantes festivais, como o Festival de Vinho & Comida, que ocorre no mês de setembro. Juntamente com o italiano, a língua friuliana é usualmente falada em Údine, tanto quanto uma variante do dialeto veneziano (chamado venetin).
As cores são branco e preto, assim como o brasão da cidade de Údine. Por isso, o time é apelidado de Bianconeri (brancos e pretos) e Zebrette (zebras pequenas), o seu mascotinho.
Zebrette (zebras pequenas)
O estádio Friulli totalmente reformulado. Hoje com capacidade para 25 mil pessoas
Reparem como ele era em 1982, com capacidade para um pouco mais de 41.000 pessoas. Podemos ver a antiga pista de atletismo que existia. Hoje foi retirada.
A História dos Escudos
A Udinese faz referência à cidade natal em todos os seus escudos desde a década de 60. Sem utilizar na camisa até o decênio seguinte, nos anos 60, o clube bianconero utilizava um brasão listrado nas cores preto e branco com o nome da equipe, o ano de fundação e uma bola amarela. Durante as temporadas dos anos 70, a Udinese estampou seu primeiro emblema na camisa: preto e branco, em cinco listras, e as iniciais da agremiação - A(ssociazione) C(alcistica) U(dinese). Se agradou, ninguém disse. Já em 1977-78, na conquista da Copa Itália Série C (torneio semiprofissional, contra a Reggina), os jogadores utilizaram a bandeira da Itália nas camisas - assim como Milan, Verona, Napoli...No entanto, no acesso à Série B nesta mesma temporada já não se via mais o brasão na camisa listrada de Gigi del Neri, que era o meio-campista da equipe.
Lamberto Mazza criou um novo emblema para a Udinese assim que assumiu o clube, em 1981. Presidente da multinacional de eletrodomésticos Zanussi, também natural do Friuli, o mandatário bianconero estilizou apenas a letra 'Z', nas camisas. Entretanto, o emblema na cor amarela não foi bem visto pelos torcedores. Desta forma, a diretoria fez um novo escudo, preto e branco, com a referência ao patrocinador abaixo da homenagem à Údine - a letra 'V' de ponta-cabeça. O símbolo da cidade veio de família aristocrata friulana do século XIII, os Sarvognan.
Após a venda da Zanussi ao grupo sueco Electrolux, Mazza manteve a referência à sua antiga empresa na camisa. Porém, quando Giampaolo Pozzo comprou as ações do clube, em julho de 1986, a letra 'Z' foi para o lixo. Na década de 90, a Udinese criou brevemente um escudo redondo antes de trocá-lo para o seu recente: cinza, preto e branco, com uma bela coroa de louros.
Fonte: Site Quattrotratti
Um dos maiores ídolos da Udinese, Franco Causio, no começo dos anos 80, antes de Zico atuar na equipe. Reparem que a camisa já estampava a letra 'Z'. Quem mandou criar esta estampa foi o mandatário bianconero Mazza, dono de sua empresa multinacional de nome ZANUSSI, daí a letra 'Z'.
Aqui Zico em 1983-1984. Também com o escudo 'Z', da empresa multinacional
ZANUSSI.
1983-84
1976-77
1977-78: campeã da Série C
1978-79
1979-80
1983-84. O brasileiro Edinho.
O ex-iugoslavo Surjak, das Copas de 1974 e 1982
O argentino Sensini
1987-88
1988-89
1992-1993. Com o escudo já usado pela Brianezi, anos 90.
1999-00
Títulos Internacionais:
Copa Intertoto 2000 / Torneio Anglo-Italiano 1978 / Copa Mitropa 1980
A Udinese foi campeã italiana em 1896, mas o título não é reconhecido pela Federação Italiana de Futebol, que não organizou esse campeonato.