Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Forza Toro! Crak´s by Guilherme Biscasse - 1980´s - raro estado de conservação


 1987
 1991
1979
com o maestro Jr.
com Casão
Foi no ano de 1984 que o emblema mais bonito da história do futebol, *segundo votação na Revista italiana Guerin Sportivo, foi apresentado na maglia granata. O touro, na cor vinho, foi posto sobre um escudo quadrado branco. O escudo foi deixado de lado na época de 1990-91 quando (re)adotaram o brasão elíptico, que ficou na camisa até 2005. Desde então, o símbolo do Torino tem sido o touro estilizado em branco, com o nome do time em vinho e a data de fundação da agremiação.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Udinese - ITA - Crak´s by Guilherme Biscasse 1980´s - raro estado de conservação

Belo time feito pelo fundador da antiga Crak´s, saudoso Guilherme Biscasse. O blog novamente mostra a história do escudo 'Z', da Udinese.
1976-77
Com Zico e o estádio em 1982

A História dos Escudos
Presidente da multinacional de eletrodomésticos Zanussi, também natural do Friuli, o mandatário bianconero estilizou apenas a letra 'Z', nas camisas, antes de Zico atuar na equipe, isso em 1981.

A Udinese faz referência à cidade natal em todos os seus escudos desde a década de 60. Sem utilizar na camisa até o decênio seguinte, nos anos 60, o clube bianconero utilizava um brasão listrado nas cores preto e branco com o nome da equipe, o ano de fundação e uma bola amarela. Durante as temporadas dos anos 70, a Udinese estampou seu primeiro emblema na camisa: preto e branco, em cinco listras, e as iniciais da agremiação - A(ssociazione) C(alcistica) U(dinese). Se agradou, ninguém disse. Já em 1977-78, na conquista da Copa Itália Série C (torneio semiprofissional, contra a Reggina), os jogadores utilizaram a bandeira da Itália nas camisas - assim como Milan, Verona, Napoli...No entanto, no acesso à Série B nesta mesma temporada já não se via mais o brasão na camisa listrada de Gigi del Neri, que era o meio-campista da equipe.
Lamberto Mazza criou um novo emblema para a Udinese assim que assumiu o clube, em 1981. Presidente da multinacional de eletrodomésticos Zanussi, também natural do Friuli, o mandatário bianconero estilizou apenas a letra 'Z', nas camisas. Entretanto, o emblema na cor amarela não foi bem visto pelos torcedores. Desta forma, a diretoria fez um novo escudo, preto e branco, com a referência ao patrocinador abaixo da homenagem à Údine - a letra 'V' de ponta-cabeça. O símbolo da cidade veio de família aristocrata friulana do século XIII, os Sarvognan.
Após a venda da Zanussi ao grupo sueco Electrolux, Mazza manteve a referência à sua antiga empresa na camisa. Porém, quando Giampaolo Pozzo comprou as ações do clube, em julho de 1986, a letra 'Z' foi para o lixo. Na década de 90, a Udinese criou brevemente um escudo redondo antes de trocá-lo para o seu recente: cinza, preto e branco, com uma bela coroa de louros.
Fonte: Site Quattrotratti

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Vem aí a Copa UEFA - Varsóvia 2018

04 times subirão para a Champions League
Grupo A
Dínamo de Bucareste - Romênia (Crakes)
Venezia - Itália (Crakes)
Mechelen - Bélgica (Brianezi)
Benfica - Portugal (Crak´s antiga)

Grupo B
Stuttgart - Alemanha (Brianezi)
Pescara - Itália (Brianezi)
Monaco - França (Brianezi)
Real Sociedad - Espanha (Crakes)

Grupo C
Porto - Portugal (Brianezi)
Torino - Itália (Brianezi)
Atlético de Madrid - Espanha (Brianezi)
Honvéd - Hungria (BFA)

Grupo D
Español - Espanha (Brianezi)
Ajax - Holanda (Brianezi)
Valencia - Espanha (Brianezi)
Sevilla - Espanha (Crakes)

Grupo E
Galatasaray - Turquia (Crakes)
Catanzaro - Itália (Crakes)
Sporting - Portugal (Brianezi)
PSV - Holanda (Brianezi)

Grupo F
Sampdoria - Itália (Brianezi)
CSKA Sófia - Bulgária (Crakes)
Lazio - Itália (Brianezi)
Estrela Vermelha - Sérvia (Brianezi)

Grupo G
Dínamo de Tbilisi - Geórgia (Crakes)
Vitória de Guimarães - Portugal (Crakes)
CSKA Moscou - Rússia (Curinga)
Bayer Leverkusen - Alemanha (Brianezi)

Grupo H
Parma - Itália (Brianezi)
Borussia Dortmund - Alemanha (Brianezi)
Chelsea - Inglaterra (Crakes)
Bari - Itália (Brianezi)

Não sou político, industrial, juiz, desembargador, promotor, procurador, bancário, comerciante, playboy, filho de 'papai', atravessador, nem '171', sou jornalista, bisneto de imigrantes, classe C e tenho 8000 peças de botões

Às vezes eu me pergunto com amigos no meio: é necessário ter dinheiro, muita grana para ter uma coleção antiga de botões? não! Graças a Deus que mesmo sendo jornalista e com muito orgulho, aliás, escrevo o que quero e doa a qualquer 'babaca', que não gosta de ler as cutucadas que dou em 'bandidos', observo que há oito anos no meio vejo que não é necessário ter muito dinheiro, não. Sabendo as fontes e tendo contato com os fornecedores de atravessadores, nós conseguimos 'catar' as raridades sem muito investimento. Caras pálidas que gostam de inflacionar e dar rasteiras em outros, saibam que aqui em Botões para Sempre sempre teremos a verdade dos fatos; vou abrir os olhos para quem gosta de colecionar tais itens. Sempre. Quem prejudica os outros, será prejudicado. Quem é ignorante, será ignorado. Quem é egoísta, terá o seu castigo. Bora!
Pé no traseiro em acéfalos e jumentos, mentirosos e exploradores

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Livreto original de 10 páginas da Brianezi - 1988 - raro estado de conservação

Regras oficializadas com a história do futmesa, produtos da fábrica, e o catálogo dos 'duas faixas' que fez muito sucesso na fase áurea da Brianezi.

sábado, 13 de outubro de 2018

A melhor final da história da Série C de Botões para Sempre

A Série C pela primeira vez foi regionalizada e no sistema mata-mata, sem jogos de volta, como na Copa do Mundo. Times de todas as regiões do país disputaram um certame acirrado. Uma grande final da Brianezi antiga: Ceub 1 x 2 Esportivo. De virada, o clube gaúcho de 1977 feito ainda pelo fundador, Paulo Brianezi, brilhou no Pacaembu contra o extinto time candango de 1972.
Parabéns para os paulistas Mogi Mirim, Crakes, e Clube Atlético Ypiranga, Bolagol, que também conseguiram as vagas restantes. 
A campanha

Primeira fase
Sede: Pacaembu/SP
Londrina 0  x  2  Esportivo
Esportivo  3 x 0 Avaí
Caxias 0 x 5 Esportivo

Oitavas
Sede: Orlando Scarpelli/SC
Esportivo 3 x 3 Pato Branco
Prorrogação: 1 x 0

Quartas
Sede: Mané Garrincha/DF
Esportivo 3 x 0 Tuna Luso

Semi
Sede: Maracanã/RJ
CAY 1 x 2 Esportivo

Final
Sede: Pacaembu/SP
CEUB  1 x 2 Esportivo

Coleção do Leitor

Uma pequena amostra da bela coleção dos Brianezi, do amigo Fred do DF.


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Raridade da Sportec: Tchecoslováquia Copa 1982

A Sportec produziu as 24 seleções da melhor Copa do Mundo da história. Eis a famosa seleção extinta do Leste Europeu.

'Acéfalos' do mundinho de botões: quanto valem meu pequeno Brianezi?

Minha Patativa da Brianezi está a venda. Leilões somente para os 'acéfalos' (procurem no google o significado). Alguns são tão 'jumentos' do colecionismo, que não sabem o português direito, todavia, gostam de dar rasteiras nos outros. Isso vocês entendem bem. São profissionais; piores que políticos. Quanto vocês dão? $$$$. Mais que um Fusquinha velho?

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Seleção Belga - Brianezi 'duas faixas' 1977 - segundo uniforme



Repare que, na época, o antigo colecionador inseriu atrás da peça do número 09 o gigante Ceulemans, da copa de 1982/86. Nostalgia pura.